sábado, 29 de março de 2014

MANIFESTAÇÃO FURADA


Um protesto marcado para a sexta feira dia 28 de março às 17:30 pela internet durante duas semanas pelo FORUM DE MOBILIDADE URBANA contra os assaltos de ônibus que vem acontecendo na Viação Nossa Senhora do Amparo, quase não aconteceu por total falta de mobilização e por ser completamente sem sentido, uma vez que a empresa de ônibus é também vítima dos assaltos.
O protesto que deveria ter sido feito contra as autoridades policiais que não estão dando a devida atenção ao problema crescente de assaltos nos ônibus da região metropolitana – que teve um crescimento de 25% em relação ao mesmo período de 2013 – reuniu 7 (sete) pessoas que com uma faixa tentaram fazer a manifestação que só começou por volta das 19 horas.
Durante a semana a reportagem do Barão de Inohan entrou em contato com um dos organizadores da manifestação – Sr. Vagner Fia (morador de Itaipuaçu) e fez o convite para que este comparecesse às duas reuniões que aconteceram na terça feira dia 25 de março (uma na ALERJ com o Deputado Iranildo Campos – PSD às 11 horas e outra na 82 DP com o CCS Maricá e demais autoridades de polícia às 17 horas) em nome do Forum de Mobilidade Urbana para levar as demandas e explicar melhor os problemas que afligem os usuários de transporte coletivos no Rio de Janeiro.
Por motivos não justificados, o mesmo não compareceu a nenhuma reunião e o que foi visto foi uma manifestação pequena, feita no local errado, no momento errado e com um número insignificante de pessoas, esvaziando assim um movimento que poderia ter tido uma excelente repercussão.
Sugerimos que da próxima vez, essa manifestação organização pelo Fórum de Mobilidade Urbana, consiga mais adesões (o que é preciso urgentemente) e que seja feito por exemplo, em frente a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, cobrando sim, das autoridades, ações urgentes para coibir de uma vez por todas os assaltos que já vitimaram passageiros, motoristas e cobradores.
Pelos índices da Fetransporte e dos Sindicatos ligados a categoria, a Viação Nossa Senhora do Amparo teve desde o inicio do ano 9 assaltos. Levando-se em conta que a cada mês, a empresa realiza cerca de 12 mil viagens apenas nos ônibus tarifa A – alvo dos meliantes – 9 assaltos em um período de 3 meses (ou seja, 36 mil viagens em média) é um número ínfimo. É claro que não queremos nenhum assalto e aí as autoridades policiais precisam agir logo e com firmeza, para evitar que todas as empresas não tenham os mesmo índices da Viação Fagundes por exemplo, que segundo a Fetranspor e os sindicatos ligados à categoria, tiverma somente no mês de março e somente na Alameda São Boa Ventura em Niterói, 25 assaltos do dia 1 ao dia 20 de março.

Membros da ODDPM que hoje é parceira da prefeitura de Maricá
esteve presente à manifestação que deu chabú
Fotos: Mauro Luis