Ação batizada como Operação Erosão foi realizada nesta sexta-feira (9) pela PF, Inea e Agência Nacional de Mineração.
A Polícia Federal, a Agência Nacional de Mineração (ANM) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) realizaram a Operação Erosão na sexta-feira (9) com o objetivo de apurar irregularidades na realização da obra de construção de um molhe na Praia do Recanto, em Maricá (RJ).
Segundo a PF, foi constatado que o quebra-mar está sendo construído contrariando normas legais ambientais em razão da ausência do licenciamento legal necessário para a realização de obra de impacto ambiental na área da zona costeira.
Ainda de acordo com a PF, há prática irregular de extração de areia da praia em grande quantidade e sem a necessária autorização da Agência Nacional de Mineração e com desvio para outras áreas da cidade, como o Parque Nancy que está tendo sua orla revitalizada.
A PF informou também que o secretário de Meio Ambiente da cidade e um diretor da autarquia municipal de serviços de obras foram intimados para prestarem esclarecimentos e enquanto aguardam informações, depoimentos e documentações pertinentes ao caso que não foram entregues à a Policia Federal.
O delegado da PF além de embargar a obra, fez a preensão das máquinas usadas na mesma.
Até o momento não há o posicionamento da Prefeitura de Maricá sobre o caso.