Na sessão da Câmara de Maricá da segunda feira 25 de setembro, os vereadores voltaram a discutir sobre o mal serviço prestado pela CEDAE em Maricá.
É notório, ninguém discute. E este vereadores "deram a magnífica ideia" de criar uma empresa municipal de abastecimento (e por que não também de saneamento?), esquecendo que esta empresa já existe e foi criada no primeiro ano governo de Washington Siqueira, com o nome de ÁGUAS DE MARICÁ, que até o último ano de sua gestão ainda existia e empregava cerca de 30 pessoas, que obviamente nada faziam por que nada foi executado por esta empresa a nível municipal.
Que fim levou? Ainda existe? O atual prefeito Fabiano Horta continua mantendo ativa esta empresa? E estiver, por que os vereadores não tem ciência da mesma e resolveram sugerir a criação de uma empresa similar?
Consultando o portal da transparência, realmente nossa reportagem nada encontrou. Mas será que não existe, ou será mais uma não atualização do portal nem tanto transparente, como os próprios vereadores da oposição e situação (inclusive o líder do governo) já disseram que encontraram problemas ao acessar o portal?
Outro questionamento que fazemos, é um função do pedido GENERALIZADO dos vereadores pela criação da empresa municipal de abastecimento (como já foi mencionado acima) e da PRIVATIZAÇÃO da CEDAE, visto que a mesma não tem mais condições de atender as demandas da população fluminense ainda servida por ela (principalmente em cidades da região metropolitana - a exceção de Niterói que já tem sua empresa de águas e saneamento). Mas o que nos causa espécie, é que os vereadores que pedem a PRIVATIZAÇÃO da CEDAE, esquecem que a Deputada Zeidan (que aprovou as contas do governador Pezão), votou contra a PRIVATIZAÇÃO DA MESMA, em função da suposta preservação da empresa e dos empregos. E de que adianta uma empresa INCHADA que não atende a população? Não seria melhor PRIVATIZAR e garantir o mesmo número de empregos?
Na negociação do governo do estado com o federal na renegociação da dívida do estado, a CEDAE terá que ser privatizada.
E ai, quem explica esse embrólio?
Espaço aberto a quem do governo anterior ou do atual governo, venha com uma luz sobre o fato.