quinta-feira, 14 de setembro de 2017

MARICÁ RECEBE 10 AMBULÂNCIAS NOVAS. NO GOVERNO PASSADO, AMBULÂNCIAS FORAM RECOLHIDAS POR FALTA DE PAGAMENTO DO ALUGUEL

Vereadores acompanham entrega de ambulâncias no posto do Samu de Maricá


Maricá tem avançado no âmbito da saúde e os vereadores da Câmara Municipal estão acompanhando de perto esse desenvolvimento. Na tarde dessa quarta-feira (13) os parlamentares participaram da entrega de 10 ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A entrega aconteceu e contou com a presença do presidente da Câmara, Aldair de Linda e dos vereadores Frank Costa, Dr. Richard, Ismael Breve, Felipe Auni, Marcus Bambam, Rony Peterson e Fabrício Bittencout.

Segundo a Prefeitura de Maricá, dois veículos avançados e três básicos serão alocados no Hospital Conde Modesto Leal; um avançado e um básico na UPA de Inoã; e um básico em cada posto, sendo eles os de Ponta Negra, Santa Rita e São José II. Os veículos ficarão parqueadas nos postos durante o horário de funcionamento. Após esse período serão deslocadas ao Hospital Conde Modesto Leal.


O presidente da Casa, Aldair de Linda, classificou a chegada das ambulâncias como uma vitória para a população maricaense. Ele explicou que é importante sempre investir na saúde, pois a vida é o maior bem de um ser humano.
“É visível todos os investimentos que estão sendo aplicados na saúde de cidade. E isso está correto. A vida é nosso maior bem e temos que preservá-la. Saúde de qualidade é um exemplo de uma cidade em desenvolvimento”, disse.

Felipe Auni, presidente da Comissão de Saúde da Casa, demonstrou satisfação em ver a entrega das dez novas ambulâncias à cidade.
“Essas ambulâncias são praticamente meus filhos. Porque é uma luta que tenho desde a legislatura passada e assim que iniciou essa já fui diretamente à secretaria e tenho acompanhado todo esse processo até hoje, o dia da chegada. São ambulâncias 0 km que vão estar agora dando um suporte para nossa população. Elas vão melhorar a transferência inter-hospitalar. Vamos melhorar o atendimento aos nossos munícipes”.


A secretária de Saúde, Simone Costa, também falou sobre a chegada das novas ambulâncias.
“Temos falhas, mas vamos corrigindo. Temos as ambulâncias, mas não queremos que ninguém fique doente. Mas se acontecer temos ambulâncias para usar”.

O prefeito agradeceu ao apoio e aos pedidos feitos pelos vereadores.
“Sei o significado disso para cada vereador que sofre a pressão com os pedidos da população. A ausência delas é uma cobrança. Eles repassaram para nós a necessidade e construímos um processo como um todo. A gente sabe do avanço que Maricá tem e as ambulâncias são frutos desse desenvolvimento. 


LEMBRANDO 2016


No inicio do segundo semestre do ano passado, fomos surpreendidos pela informação que a empresa que alugava as ambulâncias (3) à prefeitura de Maricá, estaria recolhendo estas ao depósito por absoluta falta de pagamento dos alugueis que deveria ser feito pelo então governo Washington Siqueira.

O vereador Dr. Felipe Auni (PSD), chamou nossa reportagem que além de registrar o fato, constatou o total descaso com outras duas ambulâncias que estavam literalmente sucateadas no fundo do pátio interno do hospital, além de duas das 3 SAMUs que estavam entregues à manutenção.
Naquela época, Maricá ficaria com apenas uma ambulância do SAMU para atender todas as ocorrências do município.
Foi ai que começou a luta do vereador para a aquisição de novas ambulâncias, fato que se concretizou pelo governo Fabiano Horta, na tarde da quarta feira 13 de setembro.