Na manhã da terça feira 05 de setembro, durante a inauguração do novo site da Câmara dos Vereadores de Maricá, a reportagem do Barão de Inohan com o jornalista Pery Salgado interpelou o prefeito de Maricá, Fabiano Horta quando em conversa com os vereadores de oposição Ricardo Netuno e Filippe Poubel e perguntou se a prefeitura iria realmente cancelar o concurso público da CODEMAR que aconteceu na manhã do domingo 03 de setembro.
Segundo Fabiano (para surpresa do jornalista e dos vereadores), não haverá cancelamento até que o Ministério Público Estadual se manifeste.
Mesmo informado pelos vereadores e pelo jornalista das irregularidades acontecidas no concurso, Fabiano disse que tudo é uma suposição, que as partes envolvidas serão ouvidas pelo MPE e que este, após investigação e análise, irá se pronunciar e a prefeitura acatará o que for determinado.
Relembrando que foram diversas as irregularidades acontecidas durante a prova, tais como, provas com nomes, não solicitação de identificação dos candidatos, uma única cor de prova, com dois tipos de questionários e um único gabarito dentre outros problemas.
Poubel em tribuna na sessão de 04 de setembro, pediu que o prefeito, pela transparência ao povo de Maricá e pela sua idoneidade fizesse o cancelamento do concurso, fato que muitos do legislativo (inclusive da situação), assim como do executivo concordaram, não comoveu o prefeito que para ele, para o vereador Ricardo Netuno e para o jornalista Pery Salgado afirmou que nada fará sem que o MPE se pronuncie.