domingo, 14 de maio de 2017

PASTOR HUDSON DO MINISTÉRIO LEVANTAI FALA SOBRE COMO EVITAR TRANSTORNOS AOS VIZINHOS

A reportagem do Barão de Inohan tem recebido inúmeras denuncias de vários templos religiosos que abusam do direito de tentar passar e fazer seus trabalhos, incomodando os vizinhos.
Não queremos aqui falar de uma religião específica, e trataremos o problema de forma genérica, embora a maioria das denuncias sejam de algumas "igrejas evangélicas" que abusam do som, sem o menor cuidado com o tratamento acústico e isolamento do som para que não aconteça a pertubação da ordem pública e da vizinhança, que não é obrigada a aceitar aquilo que lhe é imposto.
É bom lembrar que alguns bares, casas de festas e até mesmo moradores de residências e veranistas, abusam deste direito, colocando som altissimo pertubando a ordem. Também é bom lembrar que existe lei federal que trata deste assunto.

Nessa primeira matéria, falamos com o Pastor Hudon da Ministério Levantai, no Jardim Nova Metrópole (Itapeba) numa área densamente povoada, que tem junto com sua comunidade, um imenso cuidado com seus vizinhos. Ele e sua igreja, são exemplos a serem seguidos.


"No tocante ao assunto, todos devemos usar sempre o bom senso para qualquer atividade  que possa gerar transtornos aos vizinhos. 
Nesses anos como pastor, sempre tentei ao máximo zelar pela qualidade da Igreja aonde estive com ela situada. 
A opinião dos vizinhos é muito importante, pois como nosso alvo é "alcançar vidas", torna-se mais difícil quando passamos a perturbar mais do que cooperar e sem sombra de dúvidas, a questão som, é um, senão o maior, fator a ser considerado.
Por muitos anos nós igreja nos valemos do direito constitucional de prestar culto, mas hoje temos um mais amplo esclarecimento ao respeito ao próximo. 
Na igreja que frequentei quando criança até a adolescência, havia uma corneta de som na parede de fora voltada para a rua, a intenção era a melhor, pregar a Palavra, porém com o passar dos anos percebemos que o resultado era inferior a intenção. Mudamos assim o modo de levar a Palavra de Deus para fora do templo. 
Hoje com mais recursos profissionais e materiais adequados, podemos sim fazer nossos cultos ao volume desejável e sem causar transtornos aos vizinhos. 
Não chegamos Ainda a perfeição, mas trabalhamos para isso. 
Podemos ser mais extravagantes dentro dos templos sem ofender a ordem pública. 
Temos esse entendimento e ao meu ver podemos e devemos trabalhar o mínimo de isolamento e acústica, para que o culto seja para adoração a Deus e não para atrapalhar a vizinhança."

Hudson Amorim - Pastor da Igreja Evangélica Ministério Levantai.