quinta-feira, 18 de maio de 2017

PASSAGEIROS RECLAMAM DOS HORÁRIOS E SUJEIRA NOS VERMELHINHOS


Passageiros que fazem uso das linhas da Viação Costa Leste, temporariamente operadas pela EPT (até que o processo de finalização da concessão seja concluído e nova licitação seja realizada e com autorização previa da justiça) através dos “VERMELHINHOS” estão entrando em contato com várias redações de jornais de Maricá (Barão de Inohan, TVC, LSM, MaricaInfo) para relatar diversos problemas com os ônibus que fazem as linhas ligando o primeiro ao segundo distrito de Maricá.
As maiores reclamações são sobre os grandes atrasos dos ônibus (principalmente nas linhas de menor fluxo), a falta de educação de alguns motoristas (principalmente os que dirigem os micros), e a sujeira nos ônibus, principalmente em sua parte interna, o que pode causar doenças principalmente respiratórias.
Os ônibus de maior porte, já há mais de um ano (antes mesmo da paralisação), já não operavam mais com o ar condicionado funcionando. Agora, alguns dos micros já apresentam o mesmo problema: “Ainda bem que não está mais fazendo aquele ‘calorão’”, disse a passageira Maria Rita, moradora de Ubatiba.
Na manhã da terça feira 16 de maio, o vereador Chiquinho publicou em seu perfil pessoal no facebook, fotos recebidas por internautas denunciando a sujeira no interior dos coletivos. Além da sujeira, os passageiros dos ônibus gratuitos ainda reclamam do tempo que ficam esperando os coletivos e informando que no horário de “rush”, os ônibus só andam lotados.
“Na época da Costa Leste, o serviço era ruim, não sabíamos nem se chegaríamos ao destino, mas pelo menos sabíamos o horário que o ônibus passaria. Agora isso não acontece mais e temos que ficar esperando muito tempo ou se aventurar numa van”, disse Carlos Roberto, morador de Bambui.

PASSAGEIROS TAMBÉM TEM SUA PARCELA DE CULPA

No sobe e desce de passageiros, alguns bastante mal educados e que não cuidam do patrimônio público pago por eles mesmos através de altos impostos, deixam para trás papeis de bala, copos descartáveis, sacos com lixos, chicletes e outros lixos, tornando o ambiente sujo e bastante desagradável para quem precisa utiliza-lo diariamente.
“Chega a dar pena ver as pessoas esperando mais de uma hora e meia pelos “Vermelhinhos”, é certo que são muito bem vindo, mas poderiam diminuir esse tempo”, relatou um internauta para o site LSM. “Os horários estão realmente horríveis e precisam ser revistos, agora quanto à limpeza dos ônibus, é um absurdo o povo não manter o que se usa e depois ficar reclamando, fico indignado quando vejo essa sujeirada em transporte público, pois é nosso uso benefício, acredito que não façam isso em suas casas”, comentou outra internauta no site LSM.

NOTA DA EPT PARA O SITE LSM

A direção da EPT enviou nota para o site LSM que publicou a matéria com o título “USUÁRIOS DOS VERMELHINHOS RECLAMAM DA FALTA DE LIMPEZA E DEMORA DOS ÔNIBUS” , dizendo que implantou um serviço de limpeza dos ônibus nos horários noturnos e que todos os coletivos que operam no dia a dia estão sendo diariamente lavados por uma equipe de funcionários. A empresa pede ainda a educação por parte dos usuários para preservar os coletivos limpos.
A EPT disse também  que pretende ampliar o serviço oferecido. Mais 10 ônibus serão comprados (o líder do governo Fabricio Bittencourt informou a compra de apenas 5 ônibus na sessão do dia 08 de maio) no mês de junho com o objetivo e diminuir o intervalo de espera e fazer ligação entre bairros que hoje não são atendidos, mas isso, após a justiça determinar o retorno EFETIVO e uma nova licitação das linhas serem feitas pela prefeitura municipal de Maricá, para que não venham novamente a ferir a lei orgânica municipal como fez o governo anterior acarretando na paralisação dos vermelhinhos por determinação judicial.

Baseado em matéria do LSM (Romário Barros)