terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

SBT FAZ MATÉRIA SOBRE GRATUIDADE NO TRANSPORTE


O SBT esteve hoje em Maricá. Capitaneado pelo repórter Fred, a equipe do SBT visitou a prefeitura e a seguir a EPT, onde entrevistou o presidente da autarquia - Delegado Luis Carlos Santos - que explicou como a autraquia funcionando passando as informações pelo ponto de vista da prefeitura.
À tarde, esteve com a reportagem do Barão de Inohan que explicou detalhadamente tudo o que aconteceu desde a chegada dos ônibus em outubro de 2013.
O jornalista Pery Salgado falou que ninguém é contra a tarifa zero, muito pelo contrário, mas a prefeitura, através do prefeito e o legislativo através dos vereadores, simplesmente RASGARAM a Lei ôrganica Municipal que é clara ao dizer que transporte de passageiros em Maricá deverá ser feito por empresas particulares com pagamentos de passagens e através de licitações.
A última licitação feita,em 2005, está em vigor e tem prazo de término em outobro de 2020, renováveis por mais 15 anos. Só que, a prefeitura também não cumpre o que está estabelecido na licitação vendida pela Viação Nossa Senhora do Amapro e Costa Leste.
Informou também que hoje a empresa possui 13 funcionários por ônibus e que TODAS as empresas particulares no país, trabalham com 3,5 a 4,5 funcionários por ônibus.
Hoje, o custo operacional da empresa que gira em torno de R$ 1,2 milhão mensal com 13 ônibus, seria mais do que suficiente para pagar a gratuidade nos 60 ônibus que fazem linhas municipais pelas duas empresas (25 da Costa Leste e 35 da Amparo) e isso atenderia toda a municipalidade, gerando mais benefícios, e a um custo de cerca de R$ 800 mil, quatrocentos mil a menos que os curso atuais da empresa.

Com essas informações, a reportagem do SBT (acompanhada do Barão de Inohan) visitou a Viação Nossa Senhora do Amparo onde o direto administrativo da empresa, Francisco Caetano, passou mais informações dizendo que as empresas estão tendo perdas e que entraram na justiça para reaver seus direitos. Além dessa ação ordinária na justiça, foi informado que existem também duas ações populares contra os ônibus da EPT.

A reportagem irá ao ar na edição desta terça feira no SBT BRASIL a partir das 19:45h no canal 11 (Rio).