quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

CCS MARICÁ FAZ REUNIÃO SOBRE O CARNAVAL


O Conselho Comunitário de Segurança de Maricá se reuniu na tarde da terça feira dia 10 de fevereiro (às 17 horas), na 82 DP para uma reunião extraordinária para tratar apenas sobre segurança no carnaval e todos os procedimentos que deverão ou deveriam ser adotados em Maricá para que a festa venha a transcorrer na maior paz e segurança.


Foram enviados oficios à Policia Militar, Policia Civil, Secretaria de Segurança, Chefia da Guarda Municipal, Defesa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Postura e Urbanismo), Secretaria de Turismo, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Transportes (EPT) e ao presidente da Camara dos Vereadores de Maricá.


Não compareceram (SEM NENHUMA JUSTIFICATIVA), os representantes da Policia Militar, Secretaria de Turismo, e o presidente da Camara dos Vereadores, Vereador Chiquinho.
Justificaram as ausências o chefe da Defesa Civil - Coromel Renato e o secretário de desenvolvimento urbano Allan Novaes. Os demais convidados compareceram.


Estiveram presentes membros da diretoria do CCS Maricá, o delegado José Mulatinho titular da 82 DP, os jornais Barão de Inohan e MaricáInfo, a representante da Vara de Família de Maricá - Daniele Torres e o chefe de tráfego da Viação Nossa Senhora do Amparo - Sr. Francisco.

Conduzido pela presidente do CCS Maricá - Anna Maria Quintanilha, esta arguiu cada setor sobre as medidas que serão adotadas para o carnaval.
Sem a presença da Policia Militar, não foi informado o aumento de efeitvo em Maricá, mas os representante da secretaria de segurança informaram que estão concluindo a contratação de cerca de 120 pessoas que darão apoio na segurança dos eventos. Estas contratações acontecerão dando prioridade apenas aos moradores de Maricá e principalmente aos moradores das regiões onde acontecerão os shows.


O jornalista Pery Salgado quis saber do representante da Viação Nossa Senhora do Amparo se haverá aumento na frequencia das linhas da empresa. Francisquinho disse que as linhas para o Rio funcionarão normalmente nos intervalos de durante a semana indo até 01:30 h e começando a circular novamente às 4 horas. Já para Niterói, a última saída é às 02:00 e a primeira viagem do dia seguinte acontece também às 4 horas da manhã.

A linha Rio do Ouro - Maricá estará circulando 24 horas por dias durante o carnaval, em intervalos de 15 em 15 minutos.
O mesmo acontecerá com todas as linhas municipais do bairro de Itaipuaçu, que também circularão 24 horas com as frequencias após às 22 horas prevista para 30 em 30 minutos, mas a ser confirmada dependendo da linha. O Barão de Inohan e o MaricáInfo irão informar estes horários.
Não ficamos sabendo como será o funcionamento da Viação Costa Leste que serve os primeiro e segundo distritos, mas nossa reportagem irá na garagem da empresa durante a sexta feira 13 de fevereiro para saber como será o esquema de carnaval.

O jornalista questionou ao presidente da autarquia EPT - Delegado Luis Carlos Santos - porque os ônibus irão funcionar apenas das 07:00 às 16:30 de sábado a terça, só retornando ao horário normal às 06:00 horas da quarta feira de cinzas, o que poderia deixar muitos foliões sem rumo na noite e madrugada.

Luis Carlos deixou claro que quem tem a obrigação de fazer esse transporte são as empresas concedidas (Amparo e Costa Leste) e que a EPT é apenas um transporte complementar e o fato de circularem apenas até às 16:30h é justamente para evitar o VANDALISMO provável nos ônibus gratuítos.

Representantes da secretaria de meio ambiente informaram que estarão fazendo ações conjuntas com a Guarda Municipal para PROIBIR acampamentos nas lagoas e praias de Maricá, mas que estarão recebendo denúncias pelo telefone 2637-8737 (Guarda Municipal).

CRUZAMENTO DA RJ 106 COM RJ 114

Lembrando do grave problema do cruzamento das RJ 106 com RJ 114 (avenida Roberto Silveira), o jornalista Pery Slagado solicitou também a intervenção da Guarda Municipal - secretaria de trânsito - para que atuasse neste cruzamento, lembrando que com o granee fluxo de veiculos nestes dias de folia, será IMPOSSÍVEL E MUITO PERIGOSO sair de Maricá pela avenida Roberto Silveira. Lembrou que no ano passado, a pedido do prórprio CCS Maricá, uma patrulha do BPRV foi deslocada para o local, resolvendo o problema, mas este ano, com o não comparecimento de representantes do BPRV na reunião do dia 10, não houve solicitação oficial.
O sargento Siqeuira, sub-secretário de trânsito, informou que a partir de sábado estará com uma viatura no local para tentar amenizar o problema.

Outros telefones úteis foram divulgados:
Policia Militar   190
Policia Militar 4ª CIA (Maricá)  2637-1285
82 DP  3731-9965
Disque Denúncia  2253-1177
Corpo de Bombeiros   193
Defesa Civil   199  ou 2637-1999
Conselho Tutelar  2637-4193
Disque Denúncia Capitania dos Portos  2104-5480   para abusos de Jet Skis nas lagoas de Maricá.

Outros assuntos foram tratados, tais como condições de segurança das vans de Maricá, ônibus escolares da prefeitura flagrados sem ajudantes e com crianças soltas dentro do ônibus em movimento, vans escolares particulares sem o ajudante obrigatório, apreensão de drogas, e o péssimo atendimento do Conselho Tutelar de Maricá que nunca é encontrado quando solicitado, principalmente nos finais de semana e feriados.

A próxima reunião acontecerá em março,em local e data a ser divulgado.