sexta-feira, 10 de outubro de 2014

DILMA FOGE DE CONFRONTOS NA TV

Dilma e Aécio frente a frente no debate da Globo: agora, a presidente está refugando participação em alguns debates programados (Foto: Reprodução TV Globo)
Entusiasmado pelos resultados do primeiro turno da eleição presidencial, o candidato do PSDB, Aécio Neves, instruiu sua equipe de comunicação para que aceitassem o maior número possível de debates, sejam ou não em rede nacional de TV.
Todavia, nas negociações com a equipe de comunicação de Dilma sobre regras e formatos de debates já programados por emissoras, o pessoal de Aécio está percebendo dificuldades, jamais admitidas explicitamente, quanto à participação da presidente República em dois deles: no do SBT, em parceria com o portal UOL e com o jornal Folha de S. Paulo, programado em princípio para quinta-feira, 16, e o da Record, que seria no domingo, 19.
Dilma comparecerá sem dúvida ao primeiro dos debates, na terça-feira, 14, na Band, e ao último de todos, o da Globo, na sexta-feira anterior à eleição, o dia 24 próximo.
Em nenhum momento a equipe de comunicação e marketing da presidente informa ou dá a entender que ela está reticente em enfrentar Aécio no SBT e na Record, nas reuniões já realizadas em São Paulo. O que vem ocorrendo são restrições a uma série de detalhes que, na prática, impediram a batida de martelo nesses dois eventos.
Ora o pessoal de Dilma acha que em determinado debate haverá perguntas demais dos jornalistas, ora há restrições a perguntas vindas de pessoas comuns (pré-gravadas ou em outro formato) — e por aí vai.
O que parece é que a presidente, que claudica em declarações públicas, se atrapalha com palavras, necessita consultar papelada antes de respostas, réplicas ou tréplicas em debates, está remanchando — e evitando se expor mais do que um mínimo nos confrontos diretos com seu oponente.