A sensação de insegurança vivida pelos niteroienses é confirmada pelos números levantados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), da Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro. No comparativo entre janeiro de 2014 com o mesmo mês do ano passado, os principais indicadores referentes à violência cresceram. Roubo a transeunte, a estabelecimento comercial, furto e roubo de veículos alavancaram o clima de medo nas ruas da cidade. O índice que mais cresceu foi o roubo a coletivo, que quase dobrou de um ano para o outro.
De acordo com o ISP, foram registrados em janeiro deste ano 316 ocorrências de roubo a pedestres, contra 216 em janeiro de 2013, um crescimento de 46,2%. O número de roubo de veículos cresceu quase 40% no período, passando de 112 para 156. Os assaltos a estabelecimentos comerciais passaram de 29 para 38 e o de furto de veículos teve aumento de 6%. Este ano, 123 proprietários registraram queixa na delegacia após não encontrarem seus veículos nos locais onde haviam estacionado. O número de assaltos a ônibus em Niterói quase dobrou em janeiro deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado: foram 40 registros em 2014 contra 21 em 2013, o que representa aumento de 90%.
Através desses números pode-se apontar quais foram as regiões de Niterói onde cada crime mais cresceu. Por exemplo, em 2014, o lugar que mais sofreu com o roubo de veículos foi a Zona Norte – área de atuação da 78ª DP (Fonseca), com 63 casos. No ano passado, em janeiro registrou, na mesma localidade, 28 ocorrências.
Já o índice de roubo a transeunte é liderado pela região de Icaraí, na Zona Sul. Esse ano foram 79 assaltos registrados. Em janeiro de 2013, quem liderava o ranking era o Centro de Niterói, da 76ª DP, com 83 casos; Icaraí registrou 62 boletins. O roubo de aparelho celular também tem Icaraí como líder nos dois anos consecutivos.
Ainda de acordo com as informações do ISP, os bairros de Jurujuba, São Francisco, Sapê e Largo da Batalha foram as localidades que mais sofreram com o roubo a estabelecimento comercial. Do total de 29 ocorrências em todo o município, a 79ª DP (Jurujuba) foi procurada 9 vezes por comerciantes assaltados.
Aplicativo – Apesar de não ser uma ferramenta oficial, o site “Onde fui roubado” criou um mapa interessante sobre a segurança pública de Niterói. De acordo com o aplicativo, nos últimos 90 dias, a cidade registrou 72 ocorrências criminais. Ainda de acordo com o site, a população da cidade teve um prejuízo estimado em R$ 1.128.761,50. No acumulado de 2012, quando o site foi criado, até hoje, 392 denúncias foram contabilizadas na página virtual.
De 406 cidades brasileiras cadastradas, Niterói ocupa o nono lugar no registro de ações criminosas.
Pouco mais da metade das vítimas registram ocorrência em delegacias. Apenas 56% dos casos informados pelo site são oficializados nas delegacias.
O perfil dos crimes ainda revela que 57% das vítimas são mulheres e o bairro com o maior índice de assaltos à mão armada é Icaraí, no ranking de dez bairros da cidade. A parte da noite é quando ocorre a maior parte dos assaltos, 63% dos internautas afirmam que sofreram subtração de patrimônio neste horário. O objeto mais roubado é o celular.