segunda-feira, 26 de maio de 2025

MARICÁ 211 ANOS: EPT; CLIMA TENSO, NOVA LINHA E CATRACA LIVRE (vídeo)


O clima está tenso na EPT. Denúncias de compras sem licitações, ônibus novos que ainda não circulam e já estão sendo sucateados, assédios morais e profissionais aos seus empregados (https://obaraoj.blogspot.com/2025/05/marica-211-anos-denuncias-de-assedio.html) demonstram graves problemas na administração da autarquia municipal. Os problemas só não estão maiores, em função dos ônibus serem alugados de duas empresas: 

- Viação Nossa Senhora do Amparo responsável pelas linhas E01, E01A, E02, E02A, E03, E04, E05, E06, E07, E08, E08A, E09, E09A, E10, E10A, E10B, E12, E13, E14, E14A, E15, E15A, E16, E17, E 26, E30, E30A, E30B, E30E, E31, E32, E32A, E33, E34, E35 e E36.

- Auto Viação Ouro Negro responsável pelas linhas E20, E21, E22, E23, E24, E24A, E25, E25A, E25E, E27, E28 e E37.

As linha E11 e E30E são exploradas pelos ônibus da frota da EPT, que em determinados horários e linhas, também usa seus veículos para reforço em algumas linhas. Aos finais de semana a linha E11 é explorada pela Viação Nossa Senhora do Amparo.

NOVA LINHA e EXTENSÃO DE OUTRA

 A partir da terça-feira (27/05), duas mudanças importantes passam a valer para quem depende dos ônibus vermelhinhos em Maricá. A EPT (Empresa Pública de Transportes), anunciou a criação da linha E16, ligando diretamente o bairro Manu Manuela ao Centro, e também a ampliação do trajeto da linha E10A, beneficiando moradores do Areal e da Baixada Mineira.

As novidades fazem parte das melhorias no sistema de transporte público com tarifa zero no município.

Linha E16: Centro x Manu Manuela (via Condado e São José)

A nova linha é resultado direto da demanda dos moradores da região, que agora ganham uma conexão direta com o Centro da cidade.

Itinerário de ida:

Rodoviária → Av. Roberto Silveira → RJ-106 (sentido Saquarema) → retorno km 32 → RJ-106 (sentido Niterói) → retorno → RJ-106 (sentido Maricá) → Av. Marajó → Estrada Velha de Maricá → Av. Prefeito Alcebíades Mendes → Rua João Rizzo → Estrada Catumbi → Rua 14 → Rua 25 → Rua 28 → Rua do Canal.

Itinerário de Volta:

Rua 9 → Estrada do Catumbi → RJ-106 (sentido Maricá) → Av. Roberto Silveira → Rua Mário Lopes da Fontoura → Rua Ver. Luiz Antônio da Cunha → Rodoviária.

Linha E10A: Areal e Baixada Mineira tem trajeto ampliado

A tradicional linha E10A agora terá novo itinerário, com mais cobertura para moradores das regiões de Areal e Baixada Mineira, garantindo mais mobilidade e acesso.

Novo trajeto – Ida:

Rodoviária → Av. Roberto Silveira → RJ-106 (sentido Saquarema) → Estrada Antônio Callado → Av. Park Way → Rua 120 → Rua 119 → Av. F → Av. do Contorno → Av. Braulino Venâncio da Costa.

Volta:

Av. do Contorno → Praça de Bambuí → Av. do Contorno → Av. F → Rua 119 → Rua 120 → Av. Park Way → Estrada Antônio Callado → RJ-106 (sentido Niterói) → retorno no Km 30 → RJ-106 (sentido Saquarema) → Av. Roberto Silveira → Rua Mário Lopes da Fontoura → Rua Ver. Luiz Antônio da Cunha → Rodoviária.

Com as alterações, a expectativa é reduzir o tempo de deslocamento e facilitar o acesso ao Centro para quem vive em regiões mais afastadas.

USUÁRIOS RECLAMAM DE ÔNIBUS CHEIOS EM HORÁRIO DE RUSH, ÔNIBUS COM AR CONDICIONADO PINGANDO NAS POLTRONAS, SUJEIRA E PORTAS QUE NÃO FECHAM DIREITO


Mas mesmo tentando melhorar o serviço, a reclamação de ônibus cheios nos horários de pico, continua grande principalmente nas linhas E01, E02, E02A, E05, E13 (em quase todos os horários), E14, E17, E30, E30A, E30B, E30E, E31 e E32.

Outra reclamação constante (em ônibus das duas empresas) é sobre água pingando do ar condicionado, problema ocasionado por falta de manutenção, principalmente limpeza do sistema de ar condicionado dos veículos.

Vários passageiros reclamam também de sujeira e conservação nos ônibus mais antigos da frota original da EPT, assim como na maioria dos ônibus da Ouro Negro (que foram todos comprados da Viação Nossa Senhora do Amparo, já com 3 a 4 anos de uso). Passageiros reclamam também de ônibus da Ouro Negro que anda com a porta do meio aberta, por problema de manutenção do sistema de travamento. Os ônibus são equipados com sistema que impossibilita sua saída com as portas abertas (confira vídeo).

VÍDEO EM PROCESSAMENTO

MATÉRIA EM ATUALIZAÇÃO

CATRACA LIVRE

Todos os ônibus da Viação Ouro Negro não possuem mais a catraca e a Viação Nossa Senhora do Amparo começou a retirado das catracas em seus ônibus, para que o sistema CATRACA LIVRE prometido em 2024 pelo presidente da autarquia (Celso Haddad) na festa dos 9 anos da EPT, seja totalmente implantado nos ônibus, possibilitando o livre acesso de grávidas, pcds ou com mobilidade reduzida e pessoas obesas.