sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

DEPOIS DE 209 NOVOS CASOS EM DOIS DIAS, PREFEITURA ABRE POLOS DE ATENDIMENTO EM INOÃ E ITAIPUAÇU.


 Da terça feira 01 de dezembro até a noite da quinta feira 03, 209 novos casos OFICIAIS foram confirmados pelo secretaria municipal de saúde, embora, informações não oficiais, indiquem cerca de 200 a 250 novos casos por dia em Maricá. Mas, vamos ficar com os números oficiais.

São José continua como o epicentro da doença em Inoã, 491 casos oficiais, seguido de Inoã com 403. Porém, se somarmos os números de Chácaras de Inoã (114), com os de Inoã, o local passa a ser o epicentro da Covid em Maricá, com 605 casos.

Na quarta feira pela manhã, durante coletiva feita com a imprensa local no salão nobre do Esporte Clube Maricá (que está cedido à prefeitura e onde os sócios não podem usufruir de nenhuma atividade devido a instalação do principal polo de atendimento da Covid 19 em Maricá), a Dra. Simone Costa informou que Maricá passará a ter mais dois polos de atendimento no combate à Covid-19, a partir da próxima semana. Em Itaipuaçu, a tenda da Rua 8, próxima à sede distrital da Prefeitura, no Jardim Atlântico, será reaberta na quarta-feira (09/12) e, antes desta, outra tenda começará a funcionar na área externa da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã, na segunda-feira (07).

Outro anúncio feito por ela foi a criação, já nos próximos dias, de um aplicativo de celular no qual pessoas que fizeram testagem na rede municipal para detectar o novo coronavírus poderão ter acesso aos resultados dos exames. Segundo a secretária, o programa está sendo desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Maricá.

Simone Costa disse ainda que não há pacientes aguardando transferência nas unidades da cidade que recebem casos de Covid (cuja ocupação atual é de 80%) e que a capacidade do novo Hospital Municipal está sendo ampliada, com o aumento dos leitos de 50 para 70 e com a criação de um quarto Centro de Tratamento Intensivo (CTI) provisório. A secretária afirmou, no entanto, que o momento da pandemia é considerado crítico em razão do novo aumento na quantidade de casos registrados.

Com o agravamento da pandemia em Maricá, o novo hospital municipal continuará atendendo apenas casos de Covid. A promessa que em novembro começaria a atender outros tipos de enfermidades, ficou para 2021, sem data confirmada.

“Fala-se muito em uma segunda onda do vírus, a verdade é que a primeira onda ainda não terminou e está recrudescendo, voltando mais forte. Houve uma estabilidade, mas não uma parada no surgimento de outros casos, só que parte da população relaxou nos cuidados deixando, por exemplo, de lavar as mãos com sabão, ou não tomando seus banhos imediatamente quando retornam da rua. Esses cuidados agora devem ser redobrados para que essa curva seja de novo contida”, alertou Simone, lembrando que não haverá novas restrições de circulação ou funcionamento do comércio, apenas aumentando a fiscalização sobre as que estão vigentes.

‘’No momento, não haverá reabertura da tenda de Ponta Negra, porém, em vista de um possível aumento dos casos no distrito, intensificaremos a atenção básica à saúde na região. Assim, poderemos identificar possíveis casos de Covid-19 ainda nos estágios iniciais e facilitar o tratamento dos contaminados’’, afirma.

“Hoje nós sabemos mais sobre a Covid-19 e sua contaminação do que sabíamos no início da pandemia, o que não nos permite relaxar. É uma questão de se cuidar e também de quem está à sua volta incorporando as mudanças de hábito ao dia a dia de maneira efetiva”, recomendou, antecipando ainda que existe um planejamento para a chegada de uma vacina contra o coronavírus nos próximos meses. “Nossa atenção básica já está se preparando para o momento da aplicação das doses. A ideia é realizar essa imunização de maneira organizada para evitar as aglomerações com uma possível correria aos postos. Os grupos prioritários serão os idosos e pessoas com comorbidades”, finalizou Dra. Simone Costa. Participou também da coletiva o secretário de comunicação Olavo Noleto.