quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Aparelhos de ar condicionado são instalados no Hospital Conde Modesto Leal


A Clínica Médica do Hospital Conde Modesto Leal, onde estão localizadas as enfermarias femininas e masculinas ganharam na última sexta-feira (21/12) 12 aparelhos de ar condicionado com 12 mil btus. No centro cirúrgico, no berçário, na maternidade e na sala de trauma que já possuíam aparelhos antigos sem funcionamento por causa da necessidade da Enel (concessionaria responsável pelo fornecimento de energia da cidade), reforçar a fiação, aparelhos mais modernos substituíram os que já existiam. Segundo a secretária de Saúde, Simone Costa e Silva, enquanto a subestação está sendo realizada pela Enel junto a prefeitura, os aparelhos funcionam ligados a geradores. “Ainda não temos um prazo, mas estamos trabalhando para que a execução seja o mais precoce”, disse Simone.

Enfermeira e coordenadora do setor, Michelly Nunes, explicou que a instalação dos aparelhos, principalmente na Clínica Médica, era de extrema necessidade, por isso há cada três meses ao longo dos últimos seis anos, sempre solicita os equipamentos. “Aqui nessa parte é muito quente. Quando fazia 40 graus, a sensação era de 43 graus. Por se tratar de uma área onde ficam muitos pacientes idosos e com quadros clínicos como hipertensão, diabetes, AVC e infarto, eles precisam de um ambiente mais fresquinho”, disse Michelly, ressaltando que com a baixa temperatura era frequente que os pacientes descompensassem.

“Eles faziam sudorese, ficavam mais agitados, impacientes e muitos acabavam até mesmo, fazendo hipotermia. Com o ar condicionado melhorou bastante. Eles ficam mais tranquilos. Agora, com dois ar condicionados por enfermaria, sentem até frio, mas aí têm a opção de colocar o cobertor. Muitos casos melhoraram cerca de 30%. Até para nós, funcionários, que fazíamos os procedimentos suando o tempo todo”, explicou a coordenadora.