domingo, 29 de julho de 2018

Segurança realiza nova capacitação de orientadores de trânsito, vigilantes e agentes

EM MATÉRIA RECENTE, BARÃO DE INOHAN DENUNCIOU DESPREPARO DOS AGENTES DE TRÂNSITO


No primeiro semestre deste ano a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, realizou uma capacitação com cerca de 150 funcionários, entre agentes de segurança, vigilantes e orientadores de trânsito, para melhorar a qualidade do serviço oferecido à população. Na terça e quarta-feira (17/07 e 18/07), a iniciativa se repetiu nas dependências do Cineteatro Henfil, por onde passaram 70 novos trabalhadores.

Em matéria recente, o BARÃO DE INOHAN denunciou a falta de preparo dos agentes de trânsito, que além de não saber absolutamente nada das leis de trânsito, também nada sabem das leis municipais, e acabam exagerando no "tal cumprimento das ordens".

Chefe de gabinete da secretaria, Anuciana dos Santos Azevedo destacou a preocupação da pasta com a constante qualificação. “Estamos sempre procurando trazer um algo a mais para nossos funcionários, para que entendam o que é de fato Segurança Pública. Nossa pasta trabalha diretamente com vidas, nela, errar é arriscado. Errando, um agente de segurança coloca em risco a sua vida, a vida do seus parceiros(as) de trabalho e a vida da população em risco. Quando qualificamos, oferecemos um serviço de qualidade”, avaliou.

Segundo o guarda municipal e coordenador da área de pedagogia e qualificação da secretária, Ricardo Vianna, a ideia é dar subsídios para que estes operadores possam exercer suas funções com qualidade. “No início do ano tivemos uma boa parcela da secretaria fazendo este curso de capacitação, e assim como na edição anterior, desta vez também convidamos palestrantes de fora para agregar conhecimento, a troca de experiências é primordial”, afirmou Vianna.

Também membro do quadro pedagógico da pasta, o pedagogo e policial militar Gustavo Siqueira reforçou a missão de constante aperfeiçoamento estabelecida pela pasta, através de cursos e palestras. 

Para o palestrante Vinícius Azulay, que é inspetor na Polícia Civil e trabalhou com Vianna no Exército, esta iniciativa da Prefeitura demonstra o cuidado e a preocupação do município com a área da Segurança Pública. “O país, em geral, está passando por um momento difícil nessa área, onde agentes garantidores da lei passam por guerras diárias para manter a ordem e para sobrevivência. Desta forma, cada oportunidade de capacitação que vocês recebem é uma oportunidade ímpar”, destacou.

De acordo com o instrutor de segurança Fabiano Eloi, que levou para turma conhecimentos teóricos sobre procedimentos com bastão e defesa pessoal, o conhecimento teórico e prático reduz a possibilidade de um dano desnecessário. “Acredito muito na instrução e no ensino. O preparo, a capacitação e o aperfeiçoamento dos agentes de segurança proporcionam segurança para o operador e confiança no que ele está fazendo”, ressaltou Eloi, falando também sobre o treinamento que ofereceu. “É um complemento e um aperfeiçoamento que nivela operacionalmente o efetivo, uma vez que ele proporciona o mesmo conhecimento tático para agentes vindos de diferentes escolas, através da aplicação da metodologia do uso progressivo ou diferenciado da força, seguindo o padrão da ONU”, explicou.