terça-feira, 25 de julho de 2017

Maricá recebe nova frota para coleta de lixo, exigência da prefeitura a Kattak


A Prefeitura de Maricá recebeu, nesta terça-feira (25/07), os novos caminhões para a coleta de lixo da cidade. A partir de agora 11 veículos 0 km – nove caminhões de 15m³ de capacidade (dois de reserva) e dois de 19m³ – estarão a serviço da população, além de uma máquina varredeira. A renovação da frota foi uma exigência do prefeito Fabiano Horta à empresa Kattak, que presta o serviço na cidade. e que por várias vezes, foi denunciada pelo jornal Barão de Inohan, pelos péssimos serviços prestados à população maricaense.

Segundo o prefeito, que acompanhou de perto a primeira saída as ruas da nova frota, a substituição dos antigos caminhões tem o objetivo de garantir uma significativa melhora no serviço de limpeza que vem sendo prestado em todo o município. “Estamos muito felizes com a chegada dessa nova frota através da Secretaria de Conservação. É objetivo da Prefeitura cada vez mais prestar um serviço de qualidade no que se refere a limpeza da cidade. Queremos uma Maricá mais limpa e mais linda”, afirmou o prefeito. “Maricá merece e precisa desse cuidado”, frisou Fabiano.


O secretário de Conservação, Adelso Pereira, falou a respeito dos aspectos positivos dos novos veículos. “Esses caminhões têm uma capacidade volumétrica superior aos antigos”, descreveu. “Além disso, todos possuem um novo sistema de vedação, mais eficiente, que impedirá o vazamento de chorume pelas ruas de Maricá, um problema comum nos caminhões antigos, causado justamente pelo desgaste desses equipamentos”, explicou. Este problema de vazamento do chorume também foi amplamente denunciado em várias matérias pelo jornal Barão de Inohan.

O funcionário da limpeza pública Antônio Carlos comemorou a mudança, assim como seus colegas de trabalho. “Os novos caminhões serão importantes para manter a eficiência do recolhimento de lixo nos bairros. Os antigos tinham algumas limitações e isso atrasava um pouco o nosso trabalho. Agora, com os novos, isso não vai mais acontecer”, disse.

Ainda de acordo com Adelso, em princípio não ocorrerá aumento do efetivo que realiza a limpeza da cidade, porém o secretário ressalta que com a renovação de 100% da frota, todas as rotas serão mantidas. “Os caminhões novos permitirão o cumprimento das rotas, e com isso, a população saberá exatamente o dia em que caminhão de lixo vai passar, evitando assim, o acúmulo de lixo nas ruas e calçadas”, destacou. A apresentação dos novos caminhões foi acompanhada também por vereadores e outras autoridades.