quinta-feira, 6 de julho de 2017

5 VERMELHINHOS CIRCULAM PARA ATENDER POPULAÇÃO DO 1º E 2º DISTRITOS. OPERAÇÃO PADRÃO CONTINUA.


Com exclusividade, o Barão de Inohan tem acompanhado desde as 6:25h desta quinta feira 06 de julho, a movimentação na garagem da EPT no Caxito.
Uma ligação às 6:22h para nossa redação, informou que os MOTORISTAS dos vermelhinhos estavam paralisando suas funções devido ao sucateamento da frota e às péssimas condições de segurança dos ônibus, colocando motoristas e passageiros em risco.

Após ida do Barão de Inohan, nspeções começaram a ser feitas em cada ônibus parado

O jornalista Pery Salgado esteve desde 6:50h na garagem falando com os motoristas onde equivocadamente em matéria anterior informou estarem eles em estado de greve, quando na verdade, estão fazendo uma operação padrão, para garantir a segurança da população de Maricá em relação aos ônibus que hoje circulam


O jornalista além de conversar com eles, foi a cada ônibus e constatou que é preocupante o estado de boa parte da frota de 23 ônibus (2, um grande e um micro estão inutilizados definitivamente), e dos 21 restantes, 8 estõ com graves problemas, que conforme reunião com o vice-presidente da empresa. Sr. Alexandre, estão sendo solucionados e que após nossas constatações, serão intensificadas.
Apenas um ônibus circulava até às 7 horas da manhã, mas outros três foram incorporados à frota por volta das 10 horas.

Uma equipe de manutenção da EPT, começou a registrar em planilhas a pedido do vice-presidente da autarquia municipal, todos os problemas (confira fotos abaixo), e que serão resolvidos o mais breve possível, segundo Alexandre: "nosso grande problema é que não somos uma empresa privada, onde se precisar, vamos a alguma loja e compramos um produto ou uma peça de reposição para resolver o problema. Por sermos uma empresa pública, tudo tem que ser licitao, ter tomada de preços e isso infelizmente leva tempo, mas as coisas básicas, para colocar o mais breve possível a maioria dos ônibu circulando, já estão sendo resolvidas. Em breve chegarão pneus e peças de reposição para motores e outros componentes mecânicos", informou Alexandre.


VISITA AO SETOR ADMINISTRATIVO

Nossa reportagem esteve também no setor administrativo, onde pode falar com o responsável pelo departamento jurídico, Sr. Amauri Vicente e com o Diretor Financeiro da EPT, Sr. Felipe, que passaram várias informações, dentre elas, que uma reunião de uma comissão criada para resolver problemas operacionais e administrativos, contando com representantes de motoristas, realizada na tarde da quarta feira 05 de julho conforme ata abaixo. Nossa reportagem pediu e teve acesso a cópia da ata desta reunião.


Uma das reivindicações dos motoristas, é a equiparação dos seus salários (de servidores públicos, embora contratados como motoristas concursados), aos salários dos motoristas da Viação Nossa Senhora do Amparo (que são respaldados pelo sindicato dos rodoviários, enquanto os motoristas da EPT, estão respaldados pelo sindicato dos servidores públicos).


Informou o Sr. Felipe, que a EPT, que assumiu de uma hora para outra as linhas da COSTA LESTE, sobrecarregando em muito seus ônibus, não tem orçamento previsto para 2017 (votado em 2016), para dar qualquer tipo de aumento ou gratificação a qualquer funcionário da autarquia, mas, informou também, que o prefeito Fabiano Horta já sinalizou com essa possibilidade real, para 2018.


Após solicitação do jornalista Pery Salgado, também foram mostradas planilhas e documentações informando da regularidade da documentação, onde todos os DPVAT (seguro obrigatório), estão devidamente pagos. Sobre os IPVAs, foi informado que por serem veiculos oficiais, não são cobrados este imposto, tendo apenas por obrigação o pagamento do seguro obrigatório.


Sobre as inspeções, Alexandre disse que existe uma inspeção volante do Detran, que devido a crise do estado, não está funcionando, mas que as vistorias de 2017 estão todas agendadas.


Retornando à garagem da empresa, conversamos com motoristas que informaram que não estão em greve, mas sim, fazendo uma operação padrão e que voltarão a trabalhar normalmente quando os veiculos estiverem em condições mínimas de segurança.


A diretoria da EPT já começou a tomar várias providências e constatamos que a equipe de manutenção está resolvendo pequenos problemas emergenciais, tentando colocar outros veículos em circulação.

Por volta das 12 horas, mais um ônibus começou a circular. A previsão é que at´´eo final do dia, 7 dos 21 ônibus voltem a circular.

Registro do momento da assinatura da ata da reunião de 05 de julho

PRESIDENTE DA EPT RECEBE JORNALISTA

O presidente da EPT, Fabiano Filho, recebeu o jornalista Pery Salgado e confirmou todas informações do vice-presidente Sr. Alexanadre, do diretor financeiro Sr. Felipe e do diretor jurídico Amauri Vicente, e disse ainda, que sete novos ônibus tipo micrão da Volksbus, foram comprados, sendo que dois chegarão ainda em julho e os outros 5 tem previsão de chegada até 15 de agosto.

Foto meramente ilustrativa dos novos onibus da EPT.

O Barão de Inohan, que sempre pautou pela legalidade e correção nas informações, continuará acompanhado os problemas e soluções da EPT e dos vermelhinhos, abraçando a causa do motoristas mas SEMPRE, DEFENDENDO A POPULAÇÃO MARICAENSE, principalmente, na questão de segurança.