segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

PREFEITO DE MARICÁ AFIRMA QUE IRÁ CASSAR CONCESSÃO DA COSTA LESTE

Vermelhinhos com mais problemas que os ônibus da Costa Leste não terão condição de suprir necessidades da população

Foto: Romário Barros
Durante a reunião de prestação de contas do Vereador Chiquinho (presidente da Câmara Municipal de Maricá) na sexta feira 08 de janeiro na casa de festas Palladon no bairro do Flamengo, o prefeito de Maricá (que como sempre toma para si a figura de estrela nas reuniões e eventos dos quais participa, deixando Chiquinho em segundo plano) afirmou (para orgasmos múltiplos de comissionados prontos para tal situação) que irá cassar a contrato de concessão da Viação Costa Leste e que já tem data marcado: 29 de fevereiro.

O contrato de concessão que vencerá apenas em julho de 2020 (com mais 15 anos de renovação), mas estaria sendo cumprido na integra pelo prefeito, que afirmou também que os ônibus da empresa estariam colocando em risco parte da população que servem destes nas linhas dos primeiro e segundo distritos de Maricá.

“Eu sou linguarudo. Não guardo dinheiro e não vou guardar segredo. Eu vou tomar a concessão da Costa Leste. Essa empresa coloca em risco o povo de Maricá. Eles andam com ônibus sem freios e às vezes com um buraco no meio do ônibus que se você andar muito, você cai no meio do caminho”, afirmou o prefeito.

SEGUNDO PREFEITO, VERMELHINHOS SUBSTITUIRÃO ÔNIBUS DA COSTA LESTE


Ainda segundo o prefeito, nas linhas operadas pela Viação Costa Leste, ele disse que irá suprir a deficiência com os ônibus gratuitos da EPT, os conhecidos vermelhinhos.
Mas o tiro pode sair pela culatra, uma vez que dos 13 ônibus da frota, apenas 5 ainda tem condições TAMBÉM MÍNIMAS de circular e destes cinco, NENHUM TEM A DOCUMENTAÇÃO DE 2015 em dia, uma vez que nenhum deles foi aprovado nas inspeções realizadas pelo Detran de Itaboraí, por uma série de irregularidades, inclusive, de pneus carecas, colocando a população em risco.
Dos novos 10 micros ônibus comprados em meados de 2015, nenhum deles ainda foi emplacado e adesivado com a logo da EPT. Tendo em vista que a documentação de compra e seguro encontram-se irregulares e o Detran não poderá proceder ao emplacamento.
Mesmo com os 13 ônibus da frota antiga e os novos 10 novos micros, a EPT não conseguiria suprir a necessidade da população do primeiro e segundo distrito tendo em vista que a frota da Costa Leste hoje é composta de 25 veículos.

Ônibus andam com pneus carecas colocando a população em risco

PREFEITURA DEVE CERCA DE R$ 12 MILHÕES A COSTA LESTE

Além do preço da passagem municipal estar congelado há 7 anos, a Viação Costa Leste tem de créditos a receber da prefeitura apenas em relação as gratuidades, cerca de R$ 12 milhões, valor suficiente para a compra de 36 novos ônibus, o que renovaria totalmente a frota e acrescentaria mais dez à mesma.
Segundo a procuradora do município, o prefeito deveria pagar essa dívida com a Costa Leste e a outra concessionária uma vez que a justiça (segundo a própria procuradora municipal) dará ganho de causa as concessionárias de transporte público de Maricá, e agora, essa dívida poderia ser parcelada, sem onerar muito os cofres da prefeitura. Não sendo feito esse pagamento, a dívida será acrescida em juros e correção monetária e não poderá ser parcelada.