segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

CONFORME O BARÃO INFORMOU, SETE SUPLENTES ASSUMIRÃO NA CÂMARA DE MARICÁ


 Um número nunca visto. Quase metade dos vereadores eleitos sairão rumo a secretarias. Com isso, sete, isso mesmo, SETE SUPLENTES assumirão as cadeiras vagas na Câmara de Maricá, fazendo com que, com os novos vereadores eleitos, a renovação na casa e leis maricaense chega a mais de 60% das cadeiras (17 ao todo).

O fato já havia sido noticiado em primeira mão e com exclusividade pelo Barão de Inohan em 16 de novembro, um dia após as eleições em matéria na versão on line e posteriormente na edição impressa de novembro (https://obaraoj.blogspot.com/2020/11/povo-aprova-fabiano-e-reprova-40-da.html).

Na matéria fizemos a seguinte previsão:

REARRANJOS PODEM TRAZER MAIS NOVOS NOMES
Alguns nomes eleitos poderão ser catapultados para secretarias ou outros setores da prefeitura, como as autarquias. Caso isso aconteça, vários dos que hoje ficaram com a suplência, estarão sentando na cadeira de vereador possivelmente até abril de 2024. Mas quais serão as possíveis chances?
Robson Dutra, o único eleito pelo PSD, indo para alguma secretaria, trará de volta Dr. Felipe Auni...

CONFIRMADO, Robson Dutra voltará para o turismo e Dr. Felipe Auni foi salvo pelo gongo.

André Casquinha - MDB (ex-secretário de transporte e segundo vereador com mais números de votos), pode voltar para a pasta, trazendo Marcinho da Construção para a Casa de Leis.

CONFIRMADO o retorno de André Casquinha para o transporte, mas seu primeiro suplente, Marcinho da Construção, será o novo secretário de trânsito. Com isso, Rony Peterson retorna assumindo a cadeira.

Outro do MDB que pode voltar ao executivo, é Filipe Bittencourt (ex-secretário de esportes, onde fez magnífico trabalho)
CONFIRMADO, Filippe Bittendour retorna para o Esporte, trazendo para a Casa de Leis, o novato Frank Correa.

Jorge Castor (PT) com certeza voltará para a pasta de Assistência Social, o que trará de volta para a Câmara, o ex-vereador Robgol.
CONFIRMADO, Castor volta para a Assistência Social e RobGol retoma a cadeira.

Outro que tem chance de ir para alguma secretaria é Helter Ferreira - PT (ex secretário de Cidades sustentáveis. Seu suplente seria e ex vice prefeito Professor Marcos Ribeiro, mas é que conhecimento de todos que Marcos não esquenta cadeira na Câmara e seu negócio é o executivo municipal onde deverá conquistar uma secretaria. Se o fato acontecer, Andrea Cunha será a primeira mulher na Câmara deste milênio.
CONFIRMADO, Hélter retorna para a secretaria de Cidades Sustentáveis. Seu suplente Marcos Ribeiro (o vice prefeito do primeiro mandato e Fabiano, será o secretário de Comunicação, Ciência e Tecnologia). Com isso, ANDRÉA CUNHA deverá ser a vereadora, a primeira desde 2012.

Frank Costa - AVANTE (ex secretário de Trabalho). Seu suplente é o ex-vereador CEMAR.
Frank continua como vereador sendo o vice-presidente da Casa de Leis.

Julio Carolino (ex-secretário de agricultura e que fez o PDT ressurgir das cinzas depois de décadas) deve voltar para a pasta, trazendo para a Câmara o jovem Marquinho da Juventude.

CONFIRMADO, Julio Carolino retorna para a secretaria de agricultura e pesca e o jovem Marquinho da Juventude irá para a Casa de Leis.

Adelso Pereira - AVANTE. Seu suplente é o ex vereador CEMAR. 
CONFIRMADO: Adelso irá para a secretaria de iluminação e CEMAR retorna para a Câmara.

Resta saber quem do PCdoB poderá herdar alguma secretaria para que Felipe Paiva retorne para a Câmara. Nossas apostas é de que Xandi de Bambui vá para o executivo municipal.

Uma renovação que há décadas não era vista e o Barão mais uma vez acertou!