Durante os dois últimos anos, articulações trouxeram grande nomes para o PSD Maricá, para faze-lo se não o maior o partido do município, mas pelo menos, o segundo maior, só perdendo em força e tamanho para o PT, mandatário da cidade nos últimos 12 anos, seguindo para mais 4.
O Vereador Dr. Felipe Auni, vice-presidente da Câmara sempre aparecia como o grande nome do partido, ancorando quem chegasse. Muita conversa, muitas promessas, e o partido trouxe o ex-secretário de turismo Robson Dutra para ser o segundo grande nome do partido. E as articulações continuavam e mais dois nomes entraram para o PSD: Alberto da Maricaense e Fabiano Novaes, que vinha se destacando pelos seus trabalhos na Câmara.
Mas uma grande nominata foi formada para garantir pelo menos três vagas na Câmara e dois suplentes fortes, mas não foi isso que aconteceu. Depois de 15 de novembro, foi constatado que o gigante tinha pés de barro.
Robson Dutra foi reeleito, mas sabemos muito bem que ele não depende de partido, pois tem seus correligionários fiéis e aonde estiver, a chance de ser eleito é enorme, conforme vemos desde 1996.
Felipe Auni não chegou a 1500 votos, ficando como o primeiro suplente do partido. Com certeza voltará para a Câmara (não mais como vice-presidente) pois Robson deve galgar uma secretária, até por que sabemos que ele gosta mesmo é do executivo, onde trabalha muito bem.
Alberto conquistou 1122 votos (o seu teto sem depender de qualquer partido e ai começaram algumas denúncias de que o partido não ajudou seus candidatos como prometera).
Fabiano Novaes não chegou aos 800 votos (mesmo que em 2016 quando ficou como suplente). E ai vem a grande decepção: assim como no Republicanos onde apenas os 4 primeiros garantiram bons votos, assim foi no PSD.
O mais votado após Fabiano Novaes foi o Sargento Wainer com apenas 273 votos, seguido de Messias do Mototáxi com 272 votos. Dr. Jairo Lima somou 264 votos, Waguinho da Máquina 260, Meg Gil Gil 185 (a mulher mais votada no partido), Araújo José 151, Pastor Marcelo Lessa 107, Epson Birinight 94, Márcio Mathias 88, Luan Rocha 54 eSheila Carvalho 44.
A grande aposta do partido em um nome representando a juventude, mulher e ligada a jogos eletrônicos GABI GEEKS, só conquistou 28 votos. Jevanna do Pastel somou 19 votos, Gil Oliveira 17, Otávio Oliveira 16, Weslley Mattos 13, Tia Dinha 9, DuSanjos 3, Pastora Renata de Jesus 3 (para onde foram suas ovelhas?) e Valéria Minha Prima 2.
O jornalista Marcelo Bessa (que muito reclamou não ter tido nenhum apoio do partido) teve seus 345 anulados sub judice.
E agora, qual será o futuro do então "gigante PSD de Maricá", agora um partido mediano que suará para retomar seu brilho?