sábado, 28 de novembro de 2020

CONFIRMADO CRESCIMENTO DE CASOS EM MARICÁ DE ACORDO COM NOTA TÉCNICA, MAS PREFEITURA DIZ QUE É FAKE NEWS


• A Nota Técnica semanal divulgada na sexta-feira (27/11) pela Secretaria 
de Saúde de Maricá mantém a cidade na Bandeira Amarela estágio 2 e reforça as medidas de segurança e protocolos sanitários na cidade. Foi observado um aumento dos indicadores do comportamento da pandemia.

• Baseado na Nota Técnica, a Prefeitura de Maricá adotou várias ações como a distribuição de máscaras à população, agentes da Seop orientando os comerciantes sobre a importância das medidas de proteção, como uso do álcool em gel, verificação da temperatura dos clientes e instalação de barreira em Ponta Negra para a fiscalização de ônibus de turismo não autorizados.

• A taxa de ocupação de leitos disponíveis para Covid-19 no período de 20/11 a 26/11 dos hospitais Conde Modesto Leal e no novo hospital municipal de Maricá foi de 83,4%, sendo 21,5% de pacientes de outros municípios. Na semana anterior a taxa era de 61.9%, sendo 3,6% de pacientes de outras cidades;

• Maricá registra, até esta o sábado (28/11), 4.626 casos confirmados e 149 óbitos por Covid. Os novos óbitos deste boletim são de um homem de 63 anos, de Itaipuaçu; um outro homem de 61 anos, de Araçatiba; uma mulher de 71 anos, do Barroco e outra mulher de 73 anos, de Itaipuaçu. Estão curadas da doença 4.372 pessoas e há no momento 61 casos ativos, além de 34 óbitos em análise pela Secretaria de Estado de Saúde;

Maricá também está dentro da região Metropolitama II, que voltou para a bandeira vermelha, com o crescente aumento de casos nas cidades da região (Itaboraí, Tanguá, Rio Bonita, Silva Jardim, Niterói, São Gonçalo e Maricá).

APESAR DA NOTA TÉCNICA CONFIRMANDO AUMENTO DO NÚMERO DE CASOS, PREFEITURA SOLTA TÉCNICA DIZENDO QUE INFORMAÇÕES NÃO PASSAM DE FAKE NEWS

Comunicado da Prefeitura de Maricá sobre Fake News

A Prefeitura de Maricá veio a público na quarta-feira (25/11) alertar que são completamente falsas as informações e áudios que circulam através de aplicativos de mensagens, indicando a superlotação do novo Hospital Municipal de Maricá e a ocorrência de vários óbitos no mesmo dia.

Os dados sobre a pandemia coletados pela Secretaria de Saúde, divulgados diariamente há mais de quatro meses pela Prefeitura, apontam para uma condição de estabilidade da pandemia na cidade. Diferente do ocorrido na Região Metropolitana II e na cidade do Rio de Janeiro.

A taxa de ocupação média semanal de leitos de Covid-19 nos dois hospitais da cidade igualmente confirma a estabilidade. Nesta semana, a taxa média calculada a partir dos mapas de controle dos hospitais Conde Modesto Leal e no novo hospital municipal de Maricá  foi de 61%.

Vale ressaltar que o município vem mantendo o estágio Amarelo 2 há mais de um mês e tem liberado diversas atividades dentro desse estágio sem que isso tenha se refletido em um aumento de casos na cidade.

Recuperação

O prefeito Fabiano Horta divulgou em sua rede social um vídeo onde afirma que está bem e se recuperando plenamente dos sintomas leves da Covid-19. “A saúde está evoluindo e o tratamento sendo bem feito. Tem alguns vídeos alarmistas e áudios dizendo que estou para ser internado, não tem nada disso. Tenho despachado de casa”, explicou.

No áudio, Horta anunciou que iria se reunir com Comitê Epidemiológico para discutir as medidas que serão adotadas, inclusive com a expansão da rede de atendimento hospitalar, a reinstalação de uma tenda de atendimento em Itaipuaçu para fazer a testagem e o diagnóstico imediato. “É uma dinâmica para recrudescer o cuidado do enfrentamento da doença”, concluiu.