sexta-feira, 4 de maio de 2018

Segurança recebe seis novas viaturas para reforço de policiamento


Mais seis viaturas do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) foram adquiridas pela Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito de Maricá para dar suporte às ações de patrulhamento na cidade. As novas aquisições se juntam à frota composta por 15 viaturas, duas motos e dois quadriciclos que já operam no município. A apresentação dos novos carros foi feita na manhã desta sexta-feira (04/05) na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.
Os veículos saíram da base do Proeis, em Ubatiba, e seguiram em comboio em direção à praça. O secretário da pasta, Celso Netto adiantou que já a partir da próxima semana novos veículos chegarão para substituir os já existentes, no intuito de dar mais eficácia nas ações de ordenamento e segurança. “Estamos ampliando o número de viaturas em mais seis e ao mesmo tempo substituindo a frota porque faz parte do planejamento para não ficar sucateada e o serviço não perder a eficácia com o decorrer do tempo”, disse.

Ainda segundo Celso Netto, as ações de segurança pública que ocorrem no município e os programas executados em parceria com o 12° BPM de Niterói – que atende também Maricá – têm diminuído o número de ocorrências na cidade.
“Temos programas em parceria com a 6ª Cia do 12º BPM que é o policiamento motorizado na RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto) logo às 4h para garantir o direito de ir e vir do trabalhador. Então, esse trabalho feito em parceria com o comando do 12º BPM tem dado uma eficácia maior no policiamento e conseguido diminuir o número de incidentes na cidade. Com isso, a sensação de segurança vai aumentando, e na prática a população se sente mais segura”, concluiu.
Há 17 anos na Polícia Militar, o 2º Sargento Damasceno, que integra o quadro de 54 policiais trabalhando no Proeis do município, parabenizou a parceria da corporação com a Prefeitura, uma vez que o Estado do Rio passa por dificuldades financeiras e não consegue arcar os compromissos firmados com os servidores públicos estaduais. “É uma forma de ter outros proventos”, afirmou o policial.
As novas aquisições integram o plano municipal de segurança pública de Maricá que deu início em outubro do ano passado em solenidade realizada na Praça Orlando de Barros Pimentel. O Proeis é uma parceria da Prefeitura com a PM que coloca diariamente 30 policiais no período diurno e 24 no período noturno (que estarão de folga em seus batalhões e unidades), para atuarem nas ruas com guarnições da Guarda Municipal, somando-se ao efetivo policial que já atua normalmente. Cada um recebe em média R$ 260 a cada 12 horas trabalhadas, com o custo mantido pelo município.