A Prefeitura inaugurou nesta quinta-feira (03/05), o prédio dos Serviços Integrados Municipal (SIM) do Centro. O local vai concentrar e agilizar o atendimento aos munícipes. Presente à abertura, o prefeito Fabiano Horta comentou a importância de reunir os serviços em um único local. “É uma satisfação acima de tudo, uma alegria para o conjunto da Prefeitura entregar um sistema integrado de atendimento à população. Primeiro, pela valorização do nosso servidor que tem num ambiente, na qualidade dos equipamentos e na dinâmica que vai ser estabelecida, a valorização do seu trabalho”, avaliou o prefeito. “São vocês que no dia a dia tocam a Prefeitura e as relações que ela estabelece, lidando com os cidadãos municipais. A partir de hoje, nesse ambiente físico novo e tecnologicamente mais avançado, a capacidade de trabalho de vocês vai ser muito mais resolutiva para o cidadão de Maricá”, discursou o prefeito.
Fabiano também falou sobre homenagear os moradores. “Vamos ter aqui um lugar onde as pessoas se sintam atendidas de fato. Um jovem empreendedor da cidade que entre aqui com o sonho da sua empresa sendo construída vai passar paulatinamente mesa a mesa na sequência, para quando chegar na última mesa, estar com seu alvará de funcionamento em mãos e colaborar com a construção da dinâmica econômica da cidade”, emendou Fabiano. “Isso é ganho, é o poder público municipal dizendo para a população que está presente, que quer ser rápido, sério e quer prestar um bom atendimento”, completou.
“A ideia tínhamos desde o início do governo, mas estávamos tentando buscar com os órgãos estudais e federais parcerias para trazer para a população. Conseguimos a integração com o Detran e, num futuro próximo, da Receita Federal. Então, aqui a população vai encontrar esse serviço integrado, além de identidade, carteira de trabalho e o atendimento ao cidadão que já acontecia no outro ponto, questões de IPTU e ISS, por exemplo. Esse é um modelo que foi feito em muitos estados do Brasil, como São Paulo e Brasília”, explicou o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leonardo Alves. Entre os principais serviços oferecidos no espaço estão a Ouvidoria, o Procon, o Plantão Fiscal, o Atendimento Empresarial, a Junta Comercial do Estado do Rio (Jucerja), o Sine, o Sebrae e a Casa do Empreendedor.
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Petróleo, Alan Novaes falou sobre a iniciativa: “A Casa do Empreendedor busca desburocratizar o serviço dos empresários locais. Ela é de extrema importância aqui para Maricá porque vai permitir que a pessoa entre na sala pessoa física e possa sair daqui pessoa jurídica, ou seja, é um processo importante porque vai dar ganho à produtividade para que o empreendedor tenha menos tempo para formalizar a sua empresa e com isso ter mais tempo para o negócio”, disse.
“Ontem (quarta-feira, dia 02/05), foi publicado um decreto de auto-declaração em que o empresário tem a possibilidade de ter o seu alvará de funcionamento sem necessariamente ter a liberação do Corpo de Bombeiros, apenas preenchendo um documento onde se declara responsável por seus atos no estabelecimento e a Prefeitura disponibiliza o alvará de funcionamento. Com isso, poderá abrir as portas do comércio e já se legalizar”, acrescentou Leonardo Alves.
Durante o evento, o prefeito Fabiano Horta anunciou outras novidades: “Esse aqui é um modelo que é o protagonista do processo, mas não é o único. Nós vamos inaugurar também o SIM de Inoã em breve. O prédio já está pronto e os funcionários foram treinados. O de Itaipuaçu, já estamos desenvolvendo o projeto. Ou seja, o conjunto da cidade vai ganhando forma, força, eficiência e excelência e Maricá avança. Vamos tomar um café juntos e celebrar essa conquista”, convidou Horta.
Fotos: Elsson Campos, Clarildo Menezes e Fernando Silva