quinta-feira, 21 de junho de 2018

ALUNOS SÃO OBRIGADOS A PARTICIPAR DE FÓRUM E CAMINHADA DA UMES

Prefeito assina compromisso com grupo de estudantes durante congresso 


O prefeito Fabiano Horta recebeu em seu gabinete nesta quarta-feira (20/06) uma comissão de estudantes das redes municipal e estadual de ensino, com quem firmou o compromisso de cumprir uma pauta de reivindicações debatidas durante o 3º Congresso da União Maricaense dos Estudantes (UMES), que ocorreu durante todo o dia na quadra do Esporte Clube Maricá. Em seguida, o grupo foi até o carro de som em frente ao Paço Municipal onde o prefeito falou ao grande número de jovens que estavam do lado de fora. O ato, que teve ainda uma curta passeata pelas ruas do Centro, foi o ponto alto do evento que havia começado pela manhã.


Na abertura do congresso, mais de 3 mil alunos de ambas as redes lotaram a quadra do clube e ouviram a palavra do vice-prefeito Marcos Ribeiro e dos secretários Adriana da Costa (Educação), Sérgio Mesquita (Ciência, Tecnologia e Comunicações) e Diego Zeidan (Economia Solidária), que anunciou aos estudantes a criação do programa Mumbuca Futuro, que vai oferecer uma renda mensal e um valor para empreendimentos ao final do ensino médio de cada aluno da rede pública. Após os debates, foi composta a nova diretoria da UMES, cuja nova presidente é a universitária Yeza Rosa Aguiar, de 20 anos. “O que conseguimos neste ato é uma grande conquista, que é fruto de um trabalho de quatro anos dentro da entidade, no qual a prefeitura é parceira”, disse a presidente, que terá um mandato de dois anos.


No encontro com Fabiano, Yeza liderou a comissão que levou o termo de compromisso cuja pauta tinha os seguintes itens: reforma de todas as nove escolas estaduais de Maricá; uma unidade de ensino superior na cidade; convênio para emissão de carteirinhas para os estudantes; incorporação da bienal da UMES ao calendário municipal a cada dois anos; e a ampliação do Instituto Federal Fluminense.

No ato da assinatura, o prefeito deu parabéns aos estudantes pela qualidade do congresso realizado e considerou um avanço do setor. Em seguida, Fabiano Horta subiu no carro de som. “Este é um momento muito importante para todos vocês. Nós assinamos esse compromisso porque queremos que o setor estudantil avance na cidade, mas é uma vitória de todos. Essa é a hora de iniciar uma nova filosofia, onde o umbigo de cada um não é o mais importante, mas onde o coletivo vale mais. A vida é um processo coletivo, também é o outro, não só você”, afirmou ele.

O LADO TRISTE E VERDADEIRO DA HISTÓRIA

Mas nem tudo foram flores do congresso, a começar pela imposição feita aos alunos pela presença deles (a maioria sem uniformes escolares conforme fotos do Barão de Inohan) e diversas denúncias de pais e responsáveis indignados não só com a obrigatoriedade de participação do congresso, mas principalmente, com a caminhada que teve total cunho político contra o atual governo federal.

Abaixo, a reprodução de uma mãe indignada, dentre tantas que recebemos:

Estou indignada com uma situação que aconteceu hoje! Meu filho Eduardo Passos é estudante do Município de Maricá ( nada contra, muito pelo contrário o ensino é de primeira qualidade), tem 13 anos, é menor de idade e quem responde e decide por ele somos nós os pais. 
Mas o hoje foi a gota d'água! 
Meu filho chegou ontem com um papel, dizendo que hoje haveria um passeio da escola e que precisaria da autorização do responsável. Como eu não pude assinar no momento o Marcio Passos assinou. Pois bem, ele levantou e foi para a escola e para o tal passeio. Estou tranquila, porque seria um passeio pela escola conforme informado por ele e pelo pai. Mas mãe e bicho com 15 sentidos. Eu estava passando pelo centro da cidade, quando ouço pés batendo e grito de ordem : FORA TEMER... FORA TEMER! Na hora me veio a intuição de ligar para ele, e sim, ele estava dentro de uma reunião politica tramada pela tal de UMES ( UNIÃO MARICAENSE DOS ESTUDANTES ) ... Na hora o sangue correu para os pés, aos berros mandei ele sair de lá e me dirigi para o local, e minha surpresa não poderia ser maior, PROFESSORES e adolescentes vestidos com camisas de CHEGUEVARA, com bonés com a bandeira de Cuba, cigarros sabe lá Deus do quê. E o sangue foi sumindo mais ainda... pois sim, eles estavam DOUTRINANDO meu filho de 13 anos! Sim eles misturaram crianças de 12 anos com jovens adultos com 18/20 anos. Retirei meu filho de lá, aos berros, pois confiei na Educação do Município, confiei meu filho aos tutores escolares, confiei meu filho a educadores. Sempre respeitei a opinião politica de cada um e vi a secretaria de Educação do Município, interferindo de forma Vil, nos preceitos e conceitos da minha família. Mas eu consegui tirar meu filho de lá, mas quantos responsáveis, realmente acharam que seria um congresso estudantil? Quantos acreditaram que seus filhos estavam sendo respeitados? 
Mas não termina aqui não, eles ainda levaram as crianças, inocentes, para as ruas com grito de ordem: FORA TEMER... FORA TEMER! Eu vi crianças marchando, seguindo adultos vestidos de comunistas, gritando pela cidade palavras de ordens, incitando... 
Meu filho disse que não sabia do que se tratava, que foi informado que a reunião seria para conversar sobre a educação, para ouvir as opiniões deles. Mas eu pergunto: Como ouvir a opinião de 600 alunos ( estou chutando por baixo), dentro de um club? Por que o UMES não foi escutar essas crianças dentro de suas escolas? E uma outra coisa que me estranha, como eu não vi o bilhete, fui atras de outras mães, que não enviaram seus filhos, para ler o bilhete, e nele não constava a secretaria de educação, porquê? E não adianta dizer que não fizeram parte, porque eu vi a secretaria de educação em peso lá! Se a resposta foi: Para prestigiar, que mandasse um representante. Ao meu ver a secretaria de Educação de Maricá foi irresponsável e omissa . Lamentavelmente !!!