sábado, 10 de agosto de 2024

RIO MUMBUCA VOLTA A FICAR TOTALMENTE ASSOREADO (vídeo).

 DE QUE ADIANTARAM AS OBRAS?


No dia 10 de janeiro de 2023, o jornal Barão de Inohan publicou a segunda matéria falando do descaso com o rio Mumbuca (aquele que o ex-prefeito disse que iria nadar e tornar navegável para pequenas embarcações) e o grito de socorro dos moradores das Pedreiras e do Parque da Cidade que sempre que chuvas fortes caem em Rio Bonito, Tanguá e Itaboraí, trazem enorme volume de águas pelo rio, fazendo com que ele transborde na altura da avenida Francisco Sabino da Costa no centro de Maricá, alagando as casas dos dois bairros (https://obaraoj.blogspot.com/2023/01/moradores-e-comerciantes-reclamam-de.html).

Infelizmente, não foram matérias premonitórias, mas na noite de 07 de fevereiro, depois de um dia inteiro de fortes chuvas, o rio transbordou, trazendo inúmeros problemas e prejuízos, principalmente na avenida Beira Rio, onde posteriormente, seis casa precisaram ser demolidas pois cederam no solo (https://obaraoj.blogspot.com/2023/02/urgente-rio-mumbuca-transbordou-no.html).

Cerca de menos de dois meses após mais esse episódio, a prefeitura (que sempre disse que a intervenção teria que ser através do INEA), começou uma enorme obra limpando o leito do rio e suas margens e colocando pedras (???) para que as margens não fossem assoreadas. Problema resolvido????

NÃO, claro que não. Apenas transtornos no trânsito, para os moradores ao longo de alguns meses e agora, o rio MUMBUCA está mais assoreado do que antes, onde seu leito não é mais possível ser visto devido a enorme presença de gigogas, que o transformaram em um enorme tapete (lindo para foto, mas um perigo se o volume de água aumentar abruptamente). 

A sorte é que neste ano de 2024, não tivemos grandes chuvas no verão e no decorrer do ano até o fechamento desta matéria em 10 de agosto (embora especialmente hoje, uma forte frente fria chegou à Maricá e a chuva vem caindo forte há 15 horas - esperamos que tudo esteja bem, tanto no rio Mumbuca, como em outros locais do município).

Gostaríamos de saber quando o rio será novamente limpo e que tenhamos a certeza que que todo o dinheiro gasto, não tenha literalmente ido por água abaixo desaguando na lagoa de Araçatiba...