terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

UNIÃO DE MARICÁ ESTARÁ EM 2024 NA SAPUCAI NA SÉRIE OURO

 

A Sereno de Campo Grande foi a vencedora da série prata do carnaval 2023 e irá para Sapucaí em 2024 na série Ouro.
Por um erro na planilha durante a apuração que consagrou a UNIÃO DE MARICÁ como a grande vencedora, na confirmação do resultado final pela SUPERLIGA, Maricá foi a campeã de sexta feira, a Sereno a campeã de sábado, mas pelo desempate, a Sereno de Campo Grande levou o título, fazendo com que o Barão e outras mídias dessem o resultado de forma equivocada e o Barão, o primeiro a dar a informação correta do vice-campeonato.

Foto: Lucas Ribeiro

Obviamente queríamos o título da série prata, mas a conquista do título no grupo de sexta feira, superando outras 15 escolas e ficando em segundo lugar no computo geral, superando outras 30 escolas, foi uma conquista sem igual, fazendo com que o sonho da Marques de Sapucaí se realize em 2024. 

Sobem também para a série ouro a Sereno de Campo Grande (campeã) e a União do Parque Acari (terceira colocada).

Confira tudo sobre o magnífico desfile da União de Maricá, acessando: https://obaraoj.blogspot.com/2023/02/com-um-desfile-perfeito-e-de-arrepiar.html


MATÉRIA EM ATUALIZAÇÃO

AROMATIZADORES AMBIENTAIS E TERAPÊUTICOS


HÁ RESPEITO NA CULTURA EM MARICÁ? 1ª REUNIÃO DO FÓRUM CULTURAL TEVE CENAS LAMENTÁVEIS

 Editorial


Há realmente respeito na cultura de Maricá? Por que tantos brigam dizendo que querem lutar pelos "direitos dos artistas", mas na verdade não agem como "artistas direitos"?

Há quem questione a atuação da secretaria de cultura e do secretário, mas problemas à parte, essa gestão (e falo isso por direito, por estar estar aqui há 43 anos e sempre atuando) foi a que mais tem feito para os artistas da cidade. Mas são para todos? Não, sabemos que não, e é aí que todos precisam atuar (não apenas no palco para o público), mas atuar para si, para o colega profissional que está ao lado e passa por necessidades a olhos vistos desde sempre e potencializados pela pandemia. Quantos de pires na mão?

Ouvi sabiamente de um profissional do setor de entretenimentos, que não há sintonia nas conversas entre as secretarias. Também acho, cada uma "parece fazer o quer". Eu mesmo briguei desde 2021 para que todas as feiras (cada secretaria tinha a sua) fossem feitas pela cultura, mesmo que tivessem como ideia ou nascedouro outra secretaria. O prefeito concordou e determinou que isso acontecesse, mas tal determinação só durou até meados de 2022, quando a CODEMAR também entrou em cartaz e literalmente roubou a cena da cultura, do turismo e dos projetos especiais, passando a realizar e ancorar os eventos com as demais secretarias sendo coadjuvantes dos espetáculos.

Tudo bem, isso é uma questão orçamentária e organizacional do executivo municipal e como dizia minha avó "manda quem pode, obedece quem tem juízo".

Desde 2009 (primeiro ano do governo petista, vejo uma intenção (nem sempre tão boa) de criação de um conselho cultural na cidade. Foi neste ano que surgiu a ideia da criação de uma FUNDAÇÃO CULTURAL, mas logo nas primeiras reuniões, a secretaria de cultura e a fundação começaram a brigar pelo "poder". Pobre poder. Se trocarmos uma (apenas uma) letra de posição, esse PODER fica PODRE.

Tentativas, brigas, discussões e nada de sair um Conselho Cultural, com as câmaras setoriais. Houveram algumas tentativas, mas tudo naufragou. Pensou-se então em criar um FÓRUM CULTURAL em Maricá, e assim foi feito, mas este pouco fez pois também foi paralisado pela pandemia.

Sua presidente veio para reeleição em 2022 (deveria ter deixado o cargo para poder concorrer), mas vários problemas aconteceram (sinalizamos através do Barão vários), mas a quem de direito, "mandou tocar o barco" e com a desistência em cima da hora da chapa 2, a chapa 1 concorria sozinha e mesmo assim o processo da eleição foi conturbado e no final a atual presidente não eleita (não houve eleição, nem aclamação) e sim RECONDUZIDA ao cargo.

Na época, estavam acontecendo as reuniões para a III Conferência Municipal de Cultura. Conturbadas algumas, mas os projetos foram apresentados, houveram as eleições para as câmaras setoriais e após alguns outros imbróglios, os conselheiros eleitos tomaram posse. Um destes conselheiros, a presidente do Fórum Cultural de Maricá, que por regimento tanto do Fórum quanto do Conselho, não poderia estar ocupando os dois cargos. Vida que segue, seguiu!

No primeiro ano, as câmaras setoriais se reuniram, começaram reuniões e alguns trabalhos, e algumas já disseram para o que vieram e começaram a se fazer presente na vida cultural da sociedade maricaense.

E o Fórum, que na verdade tem a nobre missão de se o aparelho fiscalizador das câmaras setoriais e das ações da secretaria de cultura? O que fez?

2023

Na segunda feira 13 de fevereiro, na casa dos conselhos, às 18 horas aconteceu a primeira reunião do Fórum em 2023, onde a pauta era clara: 1 - calendário para 2023, 2 - ações e demandas para o primeiro trimestre e 3 - (e o que mais interessava aos presentes), leitura e momento para se tirar dúvida sobre o PROAC que irá injetar R$ 3,5 milhões na cultura da cidade, onde o secretário Sady Bianchin teve enorme responsabilidade na formatação do mesmo.

O Sr. Álvaro (da secretaria de cultura e expert na questão do PROAC), estava presente para poder tirar as dúvidas existentes.

Com um atraso que é de praxe em reuniões feitas por brasileiros, e lutando com o sinal da internet no local para realizar também a reunião on line, a presidente do Fórum inicia os trabalhos surpreendendo à todos e convidando um "artista" para fazer uma apresentação de abertura e pasmem, auferindo lucro com a tal apresentação. O fato abriu um precedente perigoso, pois todos, sem exceção poderão solicitar o direito de se apresentar nas próximas reuniões do fórum e principalmente, pedir para auferir lucros com a participação.

Após a quebra do protocolo digamos assim, a pauta é retomada e apesar de estar presente (apenas) um membro da diretoria do fórum, ninguém secretariou a reunião, onde houve a sugestão para que isso acontecesse para ser a mesma registrada em ata (o que é praxe e torna a reunião legal). Como ninguém se manifestou, houve a sugestão de que a mesma fosse gravada para depois o conteúdo ser transcrito para uma ata.

Me parece (espero estar errado), não houve gravação e a transmissão on line pelo MEET não permiti a gravação do encontro, ou seja, tudo o que aconteceu, se falou e ficou acordado, não poderá se comprovar de modo legal.

Como alguns começaram a interpelar a presidente que fazia uso da palavra, sugeriu-se a inscrição para as falas.

Ficou acordado que as reuniões do Fórum acontecerão na primeira segunda feira de cada mês. Definido isso, começou então a discussão sobre as ações e demandas do primeiro trimestre. A primeira inscrita a artista plástica e fazedora de cultura Priscilla Fontes, que foi questionar e entregar novamente (cópias de) documentos entregues e assinados pelos presentes na conferência de cultura realizada em Itaipuaçu para a formação do Conselho Cultural e ao tentar iniciar sua fala, para não ficar de costas para um determinado "artista" (aliás o único a estar ao lado da presidente do Fórum), este se dirigiu a Priscilla dizendo que não sairia do local pois estava querendo pegar um fresquinho (pois o mesmo quase monopolizou o único circulador do ambiente). Mesmo com o pequeno mal estar, Priscilla apresentou e entregou os citados documentos.

Este documento teve a assinatura  de todos da Comissão Organizadora: Andrea Cunha, Álvaro, Raquel Simões e Erika Pessanha.



UMA GRANDE PALHAÇADA

Infelizmente durante a intervenção do Sr. Léo, o "artista" que havia feito a abertura do Fórum auferindo lucro e se manifestou de modo inconveniente a uma solicitação de Priscilla Fontes antes de sua fala, deu um ataque e se levantando falou de modo grosseiro com os presentes sobre a condução da reunião que 'ele' achava estar errada. Batendo palma e dançando na minha frente quando interpelei e pedi que se colocasse no seu lugar, começou a ofender tanto a mim quanto à todos que o interpelavam.

Como há muito tempo não ia numa reunião do Fórum e achava que tudo estava melhor, que havia mudado os problemas e celeumas passadas, vendo que na verdade tudo andou para trás, resolvi sair (minha avó sempre me ensinou: os incomodados que se mudem ou se retirem), quando fui novamente interpelado pelo "artista" que parecia estar ali só para provocar picuinhas e desarmonia. O que me causou espécie foi ver a presidente do Fórum encolhida e passiva com a vergonhosa situação, que depois fiquei sabendo, este mesmo "artista" gritou com outros GRANDES ARTISTAS E REPRESENTANTES DA VERDADEIRA ARTE MARICAENSE e até estufou o peito colocando as mãos para trás para nosso grande cordelista Santini, em ato provocativo e desmedido, na verdade uma tremenda PALHAÇADA.

Fui saindo rumo ao meu carro ouvindo gritos e provocações, fato lamentável numa casa (olha só - DOS CONSELHOS) que acolheu os "artistas e fazedores de cultura" em uma reunião do Fórum.

Apesar de um arremedo de pedido de desculpas, todos os que ficaram não estavam mais satisfeitos com a presença do cidadão, e pouco a pouco foram saindo da reunião que acabou se esvaziando.

DAY AFTER

Como no filme, o DAY AFTER que deveria ser de contemporização e tentativa de apaziguar enquanto a poeira abaixava, alguns presentes externaram no grupo do Whatsapp do Fórum a insatisfação dos atos cometidos na noite anterior, mas para surpresa e indignação de todos, as mensagens foram apagadas do grupo e a artista Priscilla Fontes foi excluída do mesmo (não sei de outros também foram).

Mas ficaram os registros de alguns artistas que estiveram na noite lamentável, onde o que aconteceu foi uma tremenda BOLA FORA da direção do Fórum:

“Sugiro que as próximas reuniões sejam mais objetivas e que não se permita que as Assembleias do Fórum Cultural sejam abertas com shows. Reuniões do Fórum é um espaço para discussão de políticas públicas de cultura, não fazendo sentido esse espaço ser utilizado para palco de shows de palhaçaria. Imagina se todos artistas do Fórum forem requerer esse espaço para shows? Seria o caos e nada se resolveria.”

“Quero aqui manifestar meu posicionamento de Repúdio à falta de respeito à TODOS PRESENTES pelas violências do palhaço picuinha aos artistas mais velhos Nivaldo Costa, Santini e ao Jornalista Pery Salgado em atitude de violências verbais que chocaram a todos presentes sendo totalmente descabido e inaceitável tal comportamento, sobretudo a falta de pulso de Raquel Simões em permitir o enfrentamento com violência verbal, e quase física, com total falta de respeito aos outros artistas e trabalhadores presentes.”

O Objetivo do Fórum cultural é a interlocução com o poder público e com o conselho de cultura a quem cabe fiscalizar e encaminhar as demandas dos artistas. O Foco do Fórum Cultural deve ser a construção do CPF Cultural (Conselho, Plano Municipal e Fundo de Cultura). O Proac tem grupo próprio não cabendo ser discutido em assembleia.

Na Assembleia do Fórum foi encaminhado o Plano Municipal de Cultura desenvolvido durante as Pré-Conferência de 2019 pelo 4º Distrito, elaborado por mais de 60 trabalhadores da cultura e entregue na Última Pré-Conferencia de Inoã, recebido pela então secretária Andrea Cunha, atual vereadora da comissão de cultura, com assinaturas de toda a comissão organizadora. Fotos das assinaturas e do momento do ato de recebimento foram também entregues na assembléia, para que todos trabalhadores de cultura tomem ciência que se tem um plano de cultura como ponto de partida para os conselheiros de cultura para que possam tomar como base para o cumprimento necessário na atual etapa da construção do CPF Cultural, o plano municipal a que muitos novos integrantes não sabiam a existência. 

O Plano Municipal de Cultura que discutiu em 2019 o Eixo temático Plano Municipal de Cultura já apontava para a necessidade das cadeiras Jornalismo, Gastronomia, Produção Cultural e LGBTQIA+ que até hoje ainda não foram acolhidas. Entende-se como necessário ainda a cadeiras dos Caiçaras, verdadeiros povos originários de Maricá que antecedem a vinda do povo indígena guarani que hoje habita na região da Restinga.   

O Ano de 2023 deverá ter uma nova Conferência de Cultura, tendo sido a última realizada em dezembro de 2021 quando ocorreu a Eleição do Primeiro Conselho de Cultura.

A atitude machista do palhaço do Fórum Cultural foi apontada tecnicamente como misógina podendo ser definida ainda como Manterrupting Misoginia, Manspreading Misoginia, com violência não apenas às mulheres presentes mas à todos presentes como inaceitável que a presidente do Fórum Cultural de Maricá tenha aceito sem nenhum freio, interrupção ou repreensão as ações de violência verbal a que todos ficaram chocados, sobretudo as ofensas sofridas pelo Ator Nivaldo Costa que foi enfrentado aos berros beirando a violência física.

Após a manifestação de repúdio às violências no grupo do Whatsapp, a administradora Raquel Simões APAGOU MENSAGENS CENSURANDO AS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES DE ARTISTAS EM REPÚDIO AS VIOLÊNCIAS OCORRIDAS NA ASSEMBLEIA, agravando ainda mais a falta de pulso e condução do Fórum Cultural, que se apresenta com direção ausente e não participativa das reuniões, estando apenas presente o Sr. Laerte que comparece sempre sem proferir nenhuma palavra.

Tais confusões se manifestam frequentemente NO Fórum Cultural como cortina de fumaça para que questões da Política Pública de Cultura necessárias aos trabalhadores da cultura NÃO SEJAM DISCUTIDAS.    

MANTERRUPTING: Essa é uma atitude que consiste em interromper a mulher diversas vezes, de forma com que ela não consiga concluir sua linha de raciocínio em uma conversa. O termo ficou popular após um estudo feito pela Universidade de Yale concluir que senadoras americanas se pronunciam menos do que seus colegas homens de posições inferiores.

MANSPREADING MISOGINIA: A origem da palavra misoginia vem do idioma grego e significa “ódio à mulher”. O termo pode ser utilizado de diversas maneiras para indicar atitudes como exclusão social, discriminação, hostilidade ou até mesmo violência.

MISOGINIA: A origem da palavra misoginia vem do idioma grego e significa “ódio à mulher”. O termo pode ser utilizado de diversas maneiras para indicar atitudes como exclusão social, discriminação, hostilidade ou até mesmo violência.


FORMAÇÃO DE UM NOVO FÓRUM DE CULTURAL

Inconformados e descontentes, artistas, fazedores de arte e produtores se reuniram na quinta feira 23/02 no restaurante ALFACINHA na ponta do Francês para propor a criação de um novo fórum de cultura e assim o fizeram, já deliberando a pauta para uma segunda reunião (ainda sem local e data marcados):

Sugestões de Pauta:

1. Definição de Nome para esse Fórum 

2. Plano Municipal de Cultura, Parte do CPF Cultural que não vem sendo discutido resolvido - Re-Apresentação do Plano Municipal desenvolvimento pelo 4° Distrito em 2019 para encaminhamento ao Conselho de Cultura, que Precisa de um Ponta pé inicial.

3. Aprovação da Ata da Primeira Reunião realizada pela Sociedade Civil Organizada

4. Agenda Anual das próximas Assembleias

5. Regimento Interno do Fórum

O que este grupo espera é apenas RECONHECIMENTO, RESPEITO e ACOLHIMENTO das entidades civis e públicas da nossa cidade para o bem geral das ARTES MARICAENSES.

N.R.: Deixamos aqui o espaço que for necessário para todos que foram aqui citados se expresse, contra argumentem e deem as devidas e pertinentes explicações se for o caso.

AROMATIZADORES AMBIENTAIS E TERAPÊUTICOS













PASSAGEIROS DENUNCIAM MAIS PROBLEMAS NOS VERMELHINHOS DO 3º DISTRITO


Responsável pelas linhas  do terceiro distrito no contrato de locação celebrado com a EPT (autarquia municipal de transportes público), a FIEL não tem sido tão fiel com seus passageiros e muito menos com a EPT gestora das operações.

Diversas são as denúncias de ônibus em péssimo estado de limpeza e conservação, motivo já de outras matérias do jornal Barão de Inohan sobre o aparente descaso da empresa (PASSAGEIROS RECLAMAM DAS CONDIÇÕES DOS VERMELHINHOS DAS LINHAS DE INOàhttps://obaraoj.blogspot.com/2023/01/passageiros-reclamam-das-condicoes-dos.html) (PASSAGEIROS NÃO AGUENTAM MAIS OS ÔNIBUS DA FIEL NAS LINHAS DO 3º DISTRITO https://obaraoj.blogspot.com/2023/02/passageiros-nao-aguentam-mais-os-onibus.html), e além da condição de limpeza e manutenção preventiva (como funcionamento pleno dos ar-condicionados dos veículos onde muitos não estão funcionando), há necessidade urgente de MANUTENÇÃO CORRETIVA, pois alguns ônibus estão parecendo verdadeiras carroças, como a foto abaixo.

Várias reclamações também dão conta de ônibus aparentemente sem o funcionamento da suspensão a ar:

"Olha a situação do ônibus vermelhinho, rua 128 x inoã, sem falar que parece estar sem amortecedor, ou pneu furado, pq bate muito forte quando passa em qualquer buraco ou olho de gato"

"Carro 04 2011, Sem condições de rodar, Está com mola esquerda do lado do motorista quebrada e suspensão a ar quebrada".

Em conversa com a nossa redação, o diretor de trânsito João Brito informou que a empresa é constantemente inspecionada e notificada dos problemas, que quatro dos 19 ônibus estariam em manutenção corretiva e alguns ônibus da frota original da EPT estariam cobrindo esse buraco, mas aguardamos novos pronunciamentos sobre o esse enorme descaso com os passageiros das linhas E20 (Inoã x Rua 128 via estrada dos Cajueiros), E21 (Inoã x Recanto via Itaocaia), E22 (Inoã x Cassorotiba), E23 (Inoã x Santa Paula), E24 (Inoã x Centro - circular entrando pelo Flamengo e saindo pela avenida) e E24A (Inoã x Centro - circular entrando pelo avenida e saindo pelo Flamengo).



segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

KALINNY SALGADO PRECISA DE SUA AJUDA

 


Após vencer uma dura batalha contra o câncer de mama (KALINNY SALGADO, SUPERANDO O CÂNCER DE MAMA COM MUITA GARRA E FÉ! https://culturarteenpr.blogspot.com/2022/03/kalinny-salgado-superando-o-cancer-de.html e KALINNY E AMIGAS COMEMORAM A ÚLTIMA QUIMIOTERAPIA https://culturarteenpr.blogspot.com/2022/05/kalinny-e-amigas-comemoram-ultima.html) diversos tratamentos precisaram ser feitos e continuados para que o bom resultado permanecesse. Até mesmo a colocação de uma prótese mamária deu novo momento de vida à nossa querida Kalinny Salgado.

Mas alguns problemas voltaram a acontecer e Kalinny está precisando de nossa ajuda. É ela quem atualiza o seu quadro: 

"ATUALIZANDO MEU TRATAMENTO

Essa foi uma semana muito difícil...

Eu 'tô' suspensa por um tempo da quimioterapia oral, porque eu não 'tava' aguentando os efeitos que em mim vieram muito fortes, veio tudo e mais um pouco, me deixando muito debilitada, então meu médico decidiu suspender por um tempo...

Fazem 2 semanas que estou sem o remédio, mas os efeitos ainda não passaram, enfim, tive um problema na vista direita, já fui no 'oftalmo' e já estou medicada, mas desde sexta-feira (17/2) retrasada que sinto muita falta de ar e dor nas costas, logo no carnaval, que tudo fecha... 

Fui para a emergência, fui furada, mas fui muito bem tratada, fizeram todos os exames possíveis e deu água na pleura e precisaria ser drenada.

Por fim sexta-feira agora (24), consegui ir no meu médico (Dr. Edmar) em Rio Bonito, que me encaminhou para o cirurgião e depois de exames e medicações ele drenou, passou remédios, graças a Deus não 'tô' sentindo mais dor e 'tô' respirando bem e não precisei ficar internada.

Saí de lá cansada mas bem, meu médico passou muitos exames para saber o que ocasionou a água na pleura, e não descarta a hipótese de metástase. Se Deus quiser não vai ser isso, mas só vou ter paz depois que ele ver os resultados e disser o que é e o que não é... 

Mas eu 'tô' bem, tentando distrair a mente para não pensar besteira e com muita fé em Deus que é só um susto e seja feita a vontade Dele!!!

Peço pensamentos positivos e muita oração, seja na crença que for, toda oração é bem vinda e eu agradeço e agradeço à todos que estão me ajudando, com palavras, orações e atos!!!

Eu nunca vou esquecer isso, obrigada de coração!!!"

EM REDE SOCIAL KALINNY PEDIU AJUDA PARA AGILIZAR OS CAROS E NECESSÁRIOS EXAMES

Gente eu preciso de ajuda!!!

As minhas tomografias consegui particular para sexta-feira 03/3, no dinheiro apenas na clínica Rádio Center aqui em Maricá. Eu 'tô' correndo contra o tempo, até uma amiga está tentando agilizar pelo SUS, mas não é tão rápido como no particular.

Eu preciso o mais rápido possível para o médico ver os resultados e me dizer o que ocasionou a água na pleura.

ENTÃO VOU ENGOLIR O ORGULHO E PEDIR A QUEM PUDER ME AJUDAR COM QUALQUER QUANTIA, 1 REAL JÁ JUDA, PORQUE AS DESPESAS NÃO SÃO SÓ DE EXAMES, SE FOSSEM EU DAVA UM JEITO.

O VALOR DAS TOMAGRAFIAS FICARAM UM TOTAL DE R$ 1,550,00 E SÓ NO DINHEIRO.

TOMOGRAFIA DO CRÂNIO 

TOMOGRAFIA DE ABDOMEM TOTAL E PELVI

O telefone de lá para se alguém quiser confirmar é 2637-3721 ou whatsapp: 98863-2246.

Meu nome é KALINNY SALGADO DA SILVA.

Estou esperando o técnico confirmar o horário. 

EU VOU DEIXAR O PIX DO MEU MARIDO PRA QUEM QUISER E PUDER AJUDAR, EU SEI QUE ESTÁ  DIFÍCIL PRA TODO MUNDO...

Assim que eu conseguir o valor eu aviso novamente em rede social ou por aqui no Barão de Inohan e paro os pedidos de ajuda. 

DESDE JÁ EU AGRADEÇO DE CORAÇÃO, MEU OBRIGADA E MINHA TOTAL GRATIDÃO. 

PIX: CPF 053.039.707-28
Márcio da Silva Cardoso - Banco Itaú."

Assim como o CULTURARTE contou toda a história de superação de Kalinny, estamos juntos com ela neste momento de uma grande corrente de FÉ, com ajudas, orações e torcendo para que tudo se resolva plenamente favorável, deixando claro, que tudo vem de acordo com o nosso merecimento pela intercessão Divina.

Em contato pelo whatsapp, Kalinny nos informou que deve chegar ao valor pretendido até terça feira 28 e ela nos avisará para informarmos aos nossos leitores e colaboradores.

SUCESSO E QUE DEUS TE AJUDE E ABENÇOE!


AROMATIZADORES AMBIENTAIS E TERAPÊUTICOS


domingo, 26 de fevereiro de 2023

VÂNDALOS OU VENTO? Letreiro na Orla de Itapeba continua danificado.


 O letreiro ‘Eu Amo Maricá’, localizado na praça do João Português na Orla de Itapeba está bastante danificado. Desde que o fato começou a aparecer em redes sociais na quarta feira de cinzas, muitos já afirmavam tratar-se de mais um ato de vandalismo contra Maricá perpetrado pelos visitantes para muitos indesejáveis, mas o frontispício pode ter sido danificado pelo forte ventania seguida de fortes chuvas da sexta feira 17/02 que trouxeram uma série de problemas e prejuízos para Maricá e região, cancelando várias atividades carnavalescas pela cidade.

Nas redes sociais, muito se especula sobre vandalismo, mas na verdade a estrutura pode ter caído após o temporal da sexta-feira (17) antes mesmo do Carnaval.

Segundo informações de moradores do local, no sábado 18 o letreiro já estava danificado.

No local há uma das 233 câmeras do CIOSP (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) que com certeza ajudará na identificação dos supostos vândalos, caso esse tenha sido o motivo da destruição da estrutura. 

O letreiro continua danificado e deve ser retirado para troca ou reforma pela SOMAR na primeira semana de março.

Foto: Adriano Marçal



ESPRAIADO DE PORTAS ABERTAS, HOJE DAS 9 ÀS 17 HORAS, EM VÁRIOS LOCAIS COM MUITAS ATRAÇÕES

 


A primeira edição de 2023 do Espraiado de Portas, tradicional evento rural da cidade promovido pela Secretaria de Turismo, acontece no domingo (26/02). Marcado anteriormente para o  domingo 12/02, o evento precisou ser adiado em virtude do forte temporal que assolou Maricá na noite do dia 07, principalmente na região do 1º distrito onde está localizado o bairro do Espraiado, trazendo diversos problemas para a região.

Problemas quase todos solucionados, o evento foi remarcado para dia 26 e acontecerá em diversos locais do bairro rural, com uma grande variedade de eventos.

Com o tema do Carnaval, a atração terá como prato típico a costela bovina, que será servida a preços variados na maioria dos mais de 20 estabelecimentos participantes do circuito, que também contará com diferentes atrações musicais. 

PROGRAMAÇÃO

A programação tem início às 9h, oferecendo, além do prato principal, uma variada gastronomia que inclui caldos, massas, petiscos em geral, bebidas e diversos tipos de artesanato da Feira da Agricultura Familiar e da Feirarte no Rancho Costela Fogo de Chão, como crochê, patchwork, trabalhos em feltros e quadros. Estão ainda previstos na programação atividades culturais e opções de passeios. Nesta edição, a Fazenda Pública Joaquín Piñero local das feiras de artesanato e de agricultura familiar não estará aberto pois passa por reforma.

Com quase 20 anos de atividade, o Espraiado de Portas Abertas criado pelo empresário Delfim Moreira ainda no governo Ricardo Queiroz, é realizado a cada dois meses, sempre no segundo domingo. As próximas datas de 2023 serão: 9 de abril, com o tema Páscoa e prato principal galinha à moda caipira; 11 de junho, tema Festa Junina e prato principal feijoada; 13 de agosto, com tema e prato principal Gastronomia do Guandu; 8 de outubro, tema e prato principal Gastronomia do Aipim; e 10 de dezembro, com o tema Natal Rural Mágico e prato principal Pernil à Moda da Roça.

EPT terá mais horários na linha E06 (CENTRO X ESPRAIADO) durante o evento

Para facilitar o acesso de moradores e visitantes ao evento, a Empresa Pública de Transportes (EPT) vai disponibilizar horários extras dos vermelhinhos para a linha E-06 (Centro X Espraiado), das 9 às 17h de domingo (26/02). Além dos horários normais, foram adicionados mais 12 horários extras com saídas do terminal rodoviário do Centro e do ponto final no bairro do Espraiado com destino ao Centro da Cidade.

Saídas da Rodoviária:

09h50 / 10h30 / 11h10 / 11h50 / 12h30 / 13h10 / 13h50 / 14h30 /15h10 / 15h50 / 16h30 / 17h10

Saídas do Espraiado:

10h20 / 11h / 11h40 / 12h20 / 13h / 13h40 / 14:h20 / 15h / 15h40 / 16h20 / 17h / 17h40

RANCHO COSTELA FOGO DE CHÃO RECEBE FEIRARTE E SHOW MUSICAL

O tradicional e mais famoso restaurante da região, estará recebendo nessa edição do Espraiado de Portas Abertas, as artesãs e artistas plásticos participantes da FEIRARTE a partir das 9 horas da manhã, indo até às 17 horas. À tarde, a partir das 13 horas, show musical com Hannah Braga e Lucas Cruz.

Além destas atrações, o Costela Fogo de Chão oferece para quem for passar o dia curtindo o Espraiado de Portas Abertas, café da manhã das 10 às 12, almoço das 12 às 16 e café da tarde das 15 às 17, com direito a piscina, redário, salão de jogos e riacho.

Você também poderá participar do stand de tiros, passeios à cavalo, waterball e pesque e pague.



sábado, 25 de fevereiro de 2023

COM UM DESFILE PERFEITO E DE ARREPIAR, UNIÃO DE MARICÁ BRILHA NA SÉRIE PRATA (vídeo completo do desfile)


O GRES União de Maricá fundado em 26/05/2015, na sessão solene da Câmara de Maricá comemorando os 201 anos da cidade, pelo então prefeito Washington Siqueira, foi a 11ª escola a desfilar na avenida Ernani Cardoso em Madureira, novo local do desfiles das escolas da SUPERLIGA DE CARNAVAL do Rio de Janeiro, chamada de NOVA INTENDENTE (pois até o ano passado estes desfiles aconteciam na estrada Intendente Magalhães no Campinho) e arrepiou, brilhou, fez um desfile perfeito.

A garra, a força de vontade dos integrantes da escola e a beleza das fantasias, alegorias e adereços, tornaram o desfile da União digno de ser um dos favoritos para a conquista da Série Prata do carnaval carioca, lembrando que neste ano sobem três escolas para a série ouro: a primeira colocada do desfile de sexta e sábado (24/25), a primeira colocada do desfile de sábado e domingo (25/26) e a segunda colocada com melhor pontuação dos dois desfiles, que irão participar da SÉRIE OURO em 2024, na Marques de Sapucaia.

Em 2022, o desfile da União também estava perfeito, até que o último carro alegórico apresentou problema, deixando um buraco no desfile e atrapalhando a harmonia, o que tirou pontos preciosos e deixou a escola em quarto lugar, quando apenas duas escolas subiriam para a série ouro.

Com as cores vermelho, branco, azul e dourado e tendo como símbolo a Coroa, pérola negra e estrelas, o desfile da União de Maricá arrancou muitos aplausos do grande público presente que assistiu a passagem de 16 escolas da noite da sexta feira 24 até o início da manhã do sábado 25.

A União que tem como presidente Tadeu Marinho e presidentes de honra Mauro Alemão (in memorian) e Washington Siqueira (o Quaquá - hoje deputado federal), entrou na avenida às 03:55 h da madrugada e encerrou com brilhantismo e muita comemoração o desfile às 04:30 h.

O carnavalesco Renato Figueiredo soube dosar de modo perfeito as cores das fantasias, dos adereços e das alegorias, se preocupando com os mínimos detalhes, de luxo e criatividade. 


No desfile como ponto negativo aos olhos de analistas, apenas a tradicional Ala das Baianas, presente em todas as escolas e que não tem pontuação própria, mas pode sim interferir na nota de fantasias, estava destoando pela simplicidade da vestimenta, embora fosse um facilitador para a evolução, mas analistas da TV ALERJ e da TV BRASIL que transmitiram o desfile para todo o Brasil por Youtube e por rede nacional, disseram que ficaram "encafifados" com as fantasias das baianas, o que destoou do belíssimo conjunto apresentado no restante na escola.

A beleza e leveza do 1º Casal Mestre Sala e Porta Bandeira Johny Matos e Sthefany Silva e também do segundo casal Gugu e Bia Estrela, chamaram atenção no desfile que começou com uma comissão de frente impecável coreografada pela professora de dança e bailarina Day Fersa.


A União se apresentou com 18 alas (confira todas ao final da matéria) e um dos pontos altos sem dúvida foi a bateria MARICADÊNCIA do Mestre de Bateria Paulinho Steves tendo à frente a Rainha Rayane Dumont.

O desfile na verdade começou com a maravilhosa presença da corte de Momo maricaense: Anderson Magalhães (Rei Momo), Ana Júlia (Rainha do Maricarnaval) e Lorena Garcia (Princesa do Maricarnaval). 


O samba de autoria de Jotapê, João Vidal, Wagner Mariano, Gigi da Estiva e Rafael Caçula foi interpretado por Ito Melodia e Matheus Gaúcho. Confira abaixo a letra:


Quem foi que disse que meu povo é só lamento
O meu sotaque é movimento cultural
Em todo "Canto" é amor e alforria
Um sentimento sertanejo de alegria
Ao ver a lua lá no céu alumiar
Brilha a estrela feito luz de "lampião"
Em cada causa no cordel...
A fé dessa nação, que clama por libertação...
Dos corações que ainda precisam entender
Nem os grilhões aprisionam o saber
Essa gente arretada do Brasil
É essência que fulora num "repente"
Em cada palmo de chão, da pátria mãe gentil
Vive "nordestinamente"
Seguindo o destino...que é meu por opção
Mais que um torrão, é sonho e suor...
Em "sol à pino"...a forma de expressão...
Não é o gibão, é algo bem maior...
Valente, feito mandacaru venci a seca...
De cada olhar, hoje resgato um sorriso
Nos aperreios dessa vida
Tudo que eu sempre quis
Foi ver a "união", enfim "ser tão" feliz
Vixe maria, se avexe não
Tá bom demais o "sambaião" (oi)
No meu lugar, aprendi desde "menino"
Sou de Maricá, mas sigo nordestino...

MUITO SAMBA NO PÉ

Com o enredo "Eu sigo Nordestino" de autoria do carnavalesco Renato Figueiredo , a União desfilou com 700 componentes distribuídos em 18 alas e com três belíssimas  alegorias, sendo que a última mereceu destaque dos analistas da TV ALERJ como a mais bonita da primeira noite de desfile da série prata. 

A coordenadora da ala de passistas Kellyn Rosa (que integra o segmento de passistas na Unidos de Vila Isabel e é dançarina, foi passista do Salgueiro por cinco anos e atualmente está na escola do bairro de Noel. Ela fez parte de grandes companhias de danças, como a do coreógrafo Carlinhos de Jesus, foi dançarina do espetáculo “Ginga Tropical”, além de ter integrado as comissões de frente da Estação Primeira de Mangueira e da Portela. Atualmente, Kellyn também desenvolve trabalhos arte-educacionais, ministra aulas, oficinas e workshops, como fez na União de Maricá) mostrou o que ela e as passistas da escola sabem fazer e se apresentaram de forma magnífica. 

A frente do terceiro e último carro alegórico, o destaque foi Daniela Lima, Rainha do Maricarnaval de 2014.

A escola conquistou o título da Série Bronze em 2018 e desde então está na série prata, onde fez um desfile melancólico em 2019 que quase lhe rendeu o descenso, mas após os dois anos de pandemia, retornou deslumbrante em 2022 e não fosse o problema no último carro, teria disputado o título, ficando como 4ª colocada da Série Prata.

Neste ano, com o desfile impecável a escola exaltou o Nordeste, região de um povo valente, guerreiro e um grande caldeirão cultural. O desfile da União de Maricá foi inspirado na poesia do cordel, em histórias, artes e culturas tão peculiares e ao mesmo tempo diversas, pois são nove estados que compõem a “nação Nordeste”.

Foi um árduo trabalho de estudo dos costumes deste povo guerreiro feito por Renato Figueiredo apresentado nesta sinopse do enredo:

Imagine você, o Brasil ser dividido e o nordeste ficar independente? 
São nove estados e uma ruma de gente… feliz, criativa, respeitosa e valente.
Com seu próprio jeito de ser, cada qual com suas particularidades e diversos povoados, com nordestinos de todos os tipos, em todos os cantos e lados.

De precisão, descasos e desatinos se originou a consciência daquela “nação”.
Da peste, despejada pelos cobiçadores, ao cabra, porreta e arretado, se deu, de cabra macho à mulher valente, um sujeito singular.

Mas o nordestino é muito mais do que uma veste. Chapéu de cangaço, sozinho, não faz cabra da peste.
Nordestino é um povo forte, que nasce com a nobreza do sertão, com sotaque que dá norte a sua forma de expressão.

Pergunte a um nordestino se o seu sonho de menino é deixar o sertão? Por certo ele dirá, com toda a convicção, que se Deus, dez vidas lhe desse, escolheria sempre o nordeste para ser o seu natal torrão.

Quis o destino que naquelas terras, de sol à pino, brotasse um povo amigo, hospitaleiro e acolhedor. Que se destaca em todo o canto, pelo excesso de talento e amor.
No Brasil você encontra o nordeste em cada canto que for.

O nordestino é antes de tudo um povo que merece respeito, pois peleja dia a dia, contra essa covardia, que é o tal do preconceito.

Nordeste...
De arte, cultura e histórias de encantarias e assombração, como as que tão bem contou o pequeno João.
Terra onde brotou Margarida Alves, Mestre Vitalino, Mãe Menininha, Patativa do Assaré, Ariano Suassuna, J. Borges, Paulo Freire e Gonzagão…
Capitão, ali... só Virgulino! Que perdeu a pureza da vida, ainda menino, escrevendo, do céu ao inferno, o seu destino de cão.

Terra de cordel e poesia, contados com maestria e com muita entonação.
Nordestino é o embalo da sanfona, alegria da chuva no sertão, poesia que a alma emana, a música que acalma o coração. São imponentes como as praias que destacam a beleza daquela região.

O gibão é sua armadura, feito lança certeira é a sua fé, de Padre Cícero vem a esperança pra enfrentar a vida do jeito que ela vier.

Nordestino é feito o mandacaru, que mesmo na seca floresce e fica firme no chão. É gente sabida, pós graduada na vida e regada a gratidão.

Feito a asa branca, segue convicto o seu destino, pois maior que qualquer alheio preconceito, é o seu orgulho de ser nordestino!

Sim! O nordeste é de se orgulhar.
Se houvesse a tal divisão, quem sairia perdendo, não seria o povo de lá.

Por tudo isso, digo:
Eu sigo nordestino…
mesmo sendo de outro lugar.

Texto e pesquisa: Renato Figueiredo
G.R.E.S. UNIÃO DE MARICÁ – Carnaval 2023


DIRETORIA COMEMORA O DESFILE PERFEITO

Ao término do desfile, a diretoria da escola comemorou o feito e o desfile perfeito como se o título já estivesse na mão. Além da diretoria, secretários de governo e vereadores estiveram presentes, além do prefeito Fabiano Horta, um dos maiores foliões da avenida e que ressaltou o belíssimo trabalho realizado pela escola, pelo belíssimo desfile e disse que agora é aguardar o resultado para se Deus permitir, comemorar a subida para a série ouro em 2024, rumo a Sapucaí.


COMO FOI DIVIDIDO O DESFILE DA UNIÃO DE MARICÁ

1º SETOR - CORDEL NAÇÃO NORDESTE
Coreógrafa: Day Fersa


COMISSÃO DE FRENTE - REPÚBLICA ARMORIAL DO NORDESTE

Significado: A representatividade dos noves estados que compõem a região nordeste, com ênfase em um dos seu maiores (se não o maior) ícone, Luiz Gonzaga e a Asa Branca, canção que ficou marcada como o hino do nordeste.

1º CASAL DE MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA - AMOR
SERTANEJO - LAMIPÃO E MARIA BONITA - Johny Mattos e Sthefany Silva


ALA 01: BOM VAQUEIRO NORDESTINO
1ª ALEGORIA (ABRE- ALAS) – CORDEL NAÇÃO NORDESTE


2º SETOR - SER TÃO BOM… DEMAIS!

ALA 02 (BALUARTES / VELHA GUARDA) – ROMEIROS DO SERTÃO
ALA 03 (BAIANAS) – MARCHA DAS MARGARIDAS
ALA 04 – É DO SERTÃO, O PATRONO DA EDUCAÇÃO
ALA 05 – SUASSUNA, O IMPERADOR DO SERTÃO
ALA 06 – O BARRO DE VITALINO


2ª ALEGORIA – VALEI-ME, PADIM PADE CIÇO!


RAINHA DA BATERIA – MULHER VALENTE NORDESTINA


ALA 07 (BATERIA) – TOCADORES DO SAMBAIÃO
ALA 08 (PASSISTAS) – ARRAIÁ ARRETADO QUE SÓ
ALA 09 (COMPOSITORES) – VERSADORES REPENTISTAS


3º SETOR – MOVIMENTO ARMORIAL

ALA 10 – XAXADO
ALA 11 - CANTORIA DAS RENDEIRAS
ALA 12 – AFRO AXÉ
ALA 13 – TROPICALISMO


2º CASAL DE MS & PB – REALEZA DO MARACATU - Gugu e Bia Estrela

ALA 14 – MARACATU NAÇÃO
ALA 15 – ORQUESTRA ARMORIAL
ALA 16 – EU FERVO NO FREVO
ALA 17 – GALO DA MADRUGADA


3ª ALEGORIA – ORGULHO NORDESTINO

ALA 18 (DIRETORIA) – POVO ARRETADO

Agora é aguardar o resultado. A apuração acontecerá na terça feira 28/02 a partir das 13 horas e será colocado um telão para acompanhar a apuração na quadra da União de Maricá na RJ 106 km 29, ao lado dos Bombeiros e Defesa Civil.
Parabéns UNIÃO DE MARICÁ 


FOTOS DO DESFILE

Confira todas as fotos do desfile extraídas das transmissões feitas pela TV ALERJ, TV BRASIL e Araújo José (Tudo pelo Social), acessando: https://fatosefotoscult.blogspot.com/2023/02/uniao-de-marica-brilha-com-o-enredo-eu.html

ABAIXO, O DESFILE COMPLETO DA UNIÃO DE MARICÁ:




AROMATIZADORES AMBIENTAIS 
E TERAPÊUTICOS