terça-feira, 22 de agosto de 2023

URGENTE: RJ declara emergência zoossanitária por causa da gripe aviária

 


A medida vale por 180 dias e foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (18). No fim de julho, o Ministério da Agricultura havia orientado que os estados declarassem emergência por causa da doença.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro decretou estado de emergência zoossanitária por causa da gripe aviária. A medida vale por 180 dias e foi publicada no Diário Oficial da sexta-feira (18).

O estado de emergência é decretado sempre que há o risco de uma doença se propagar rapidamente entre as aves. A ideia é o poder estadual agilizar processos para conter um surto no território fluminense. Até esta sexta, o Rio de Janeiro registrou 16 casos da zoonose em nove municípios.

A medida já tinha sido tomada pelo Ministério da Agricultura no dia 22 de maio e também pelos governos de outros estados.

No fim de julho, o Ministério da Agricultura havia orientado que os estados declarassem emergência zoossanitária por causa da gripe aviária.

Já declararam estado de emergência sanitária os estados de São Paulo, Santa Catarina, Goiás, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Sergipe, Tocantins, Bahia, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo.