O surto de gripe H3N2 que vem assolando a capital do estado com alastramento pelas cidades vizinhas (Niterói, Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis, São Gonçalo e Maricá) tem lotado o hospital municipal Conde Modesto Leal, a UPA de Inoã (onde fizemos matéria recente sobre o assunto https://obaraoj.blogspot.com/2021/12/urgente-tenda-da-upa-de-inoa-lotada.html), e os vários postos de saúde, inclusive o posto da 83, referência na região de Itaipuaçu pelas suas diversas especialidades.
Mas a quarta feira 08/12, o caos tomou conta do local. Com o crescente fluxo de doentes respiratórios (além do vírus H3N2, é crescente o número de casos de Síndrome Aguda Respiratória Grave), dezenas de pessoas se dirigiram ao local, principalmente pais levando seus filhos e apenas uma pediatra fazia o atendimento. Mas como o que está ruim, ainda pode piorar, os pacientes foram informados que a pediatra teria que se ausentar para um atendimento externo (??????????) e que aqueles que ali estavam deveriam se dirigir para a UPA de Inoã que segundo informações, está lotado e SEM REMÉDIOS para os pacientes que são atendidos na unidade. A farmácia da UPA só está entregando DIPIRONA aos pacientes. Os demais remédios estão em falta e sem previsão de chegada.
E provavelmente no dia 20 de dezembro começa o NATAL ILUMINADO. Que Deus ILUMINE nossos governantes e nos dê muita saúde!!!