Ratos e urubus tomam conta do terreno que hoje serve de estacionamento para um grande fast food ao lado da praça de alimentação localizado na entrada (ou saída, como queiram) do bairro do Condado de Maricá, às margens da rodovia Amaral Peixoto - RJ 106, km 31 (sentido Niterói).
A praça de alimentação (uma das melhores do município e muito frequentada), reúne cinco lojas de gastronomia (sendo duas âncoras - uma grande pizzaria e um grande fast food), uma imobiliária e uma farmácia, mas após a liberação da prefeitura de Maricá para as atividades normais, ávidos e saudosos das guloseimas, a frequência tem sido muito maior, o que gera obviamente uma quantidade maior de resíduos, e estes são colocados pelos lojistas, no terreno ao lado da praça de alimentação, que serve de estacionamento como citamos no início da reportagem.
Mesmo ensacados, cães acabam passando pelo local, abrindo os sacos e espalhando o lixo, chamando ratos e urubus para o local e estes ratos já começam a invadir as casas próximas da praça de alimentação.
A SOMAR (autarquia municipal que cuida de obras e serviços públicos, inclusive a limpeza urbana e varrição), além de recolher o lixo, volta e meia está no local com uma retroescavadeira para retirar montanhas de lixo acumulados no terreno ao lado do estacionamento.
A reportagem do Barão de Inohan esteve no local, falando com comerciantes que atuam na área, e estes afirmam que o lixo é cerca de 70% gerado por eles, mas que muitos moradores do Condado e do bairro do Marques (em frente ao local), também despejam sacos de lixo e dejetos no local, e também já foram visto motoristas que transitam pela RJ 106, jogarem lixo no local.
O proprietário da lanchonete BOM GOSTO, Sr. Agnaldo, informou que irá construir em sua calçada, uma reservatório gradeado para acomodação do seu lixo, sem que animais e outros possam ter acesso e segundo ele saberemos que realmente joga lixo indevido no local".
Estivemos na Vigilância Sanitária, mas recebemos informações que devido a pandemia e a campanha de vacinação, os agentes do órgão estão direcionados para a referida vacinação e não estão atuando na sua atividade principal (??????????).
Estivemos também na secretaria de postura que informou já ter estado no local, ter notificado e mas nada pode fazer. Não contente com a informação, o jornalista Pery Salgado (Barão de Inohan), entrou em contato com o secretário de Postura Sr. Monteiro, que disse que o assunto é grave e será tratado da forma correta e no menor tempo.
Vamos ver, estamos aguardando. Enquanto isso, ratos e urubus fazem a festa!