Os inúmeros acidentes em toda Maricá em especial no distrito de Itaipuaçu não foram suficientes para que a SECTRANS (secretaria de trânsito de Maricá) tomasse medidas preventivas. O jornal Barão de Inohan e o jornalista Marcelo Bessa (Itaipuaçu Site), há meses vem infelizmente noticiando os vários acidentes com vários feridos e muitos danos materiais e sempre perguntamos se precisaria haver alguma morte para que tomassem medidas CORRETIVAS.
E foi o que realmente aconteceu. No último acidente (rua 53 com 34), onde além do grande prejuízo material e de três feridos, aconteceu um óbito em função da força da colisão. Pronto, o que avisamos acabara de acontecer, e ai, com a porteira já arrombada, a prefeitura começa a tomar providências que deveriam ter sido tomadas há anos, desde que o sistema viário de Itaipuaçu começou a passar por reformas e passou a ter suas vias asfaltadas, aliado a imprudência e falta de respeito daqueles que sempre chamamos de MAUSTORISTAS.
Diz a matéria da prefeitura:
Em função do aumento nos acidentes de trânsito nos últimos meses em Maricá, a Secretaria de Trânsito já está adotando medidas para reduzir os índices. São várias ações, com destaque para a implantação de redutores de velocidade nos principais cruzamentos de Itaipuaçu. O distrito responde pela maior parte do total de acidentes em relação aos outros bairros da cidade (N.R.: todos denunciados pelo Barão e por Marcelo Bessa).
“Teremos já nos próximos dias a construção de diversos redutores de velocidade em alguns cruzamentos”, afirma o secretário da pasta, Márcio Carvalho.
Nos meses de junho e julho deste ano, 45,8% dos acidentes aconteceram em Itaipuaçu, entre eles 68,1% sendo colisões, nos quais 54,3% foram entre automóveis e 32,6% envolveram motocicletas.
O secretário informou ainda que pretende desenvolver um projeto envolvendo a Operação Lei Seca e a Secretaria de Educação do município para oferecer palestras nas escolas da rede municipal, visando a educação no trânsito. “Precisamos cada vez mais mostrar a importância da pessoa se colocar no trânsito. Vários fatores precisam ser falados, como as consequências da ingestão de bebida alcoólica e da falta do uso de capacetes para os motociclistas. Precisamos mostrar para as pessoas a importância do respeito não só pela própria vida, mas também com a do próximo”, afirmou.
Na manhã da quinta-feira (22/07), na Rua Professor Cardoso de Menezes (Rua 01), esquina com a Rua 34, também em Itaipuaçu, agentes da Secretaria de trânsito estavam orientando os motoristas que passavam pelo local, justamente por ser um trecho com alto índice de acidentes (N.R.: esperamos que seja ato contínuo e que perdure).
Além disso, a Secretaria de Comunicação realizará uma campanha para conscientização da população através das redes sociais e de placas instaladas por toda cidade.