31 de julho de 2021
sábado, 31 de julho de 2021
TAMYRES LEMOS, DE APENAS 25 ANOS, É MAIS UMA VÍTIMA DA COVID-19
Mais uma jovem é vítima da Covid-19. Faleceu na manhã da quarta feira 28/7 a jovem Tamyres Paula Neves Lemos (25), sobrinha de uma conhecida pastora que atua na região de Itaipuaçu em Maricá (RJ).
A jovem Tamires Paula Lemos tinha nível superior era e fez aniversário no dia 05/06, quando comemorou com familiares e até então estava bastante saudável, mas que quis o destino no dia 06/06 começasse a se sentir cansada e com falta de ar (https://obaraoj.blogspot.com/2021/06/sobrinha-da-pastora-kelly-meneses-esta.html).
Embora não tivesse manifestado nenhum sintoma anterior, Tamires foi levada ao Hospital de Clínicas de São Gonçalo. Imediatamente foram feitos os primeiros exames e assim que saíram os resultados a notícia que ninguém queria ouvir: Tamires testou positivo para Covid e já estava com 60% dos pulmões tomados.
Passou quase dois meses entubada e respirando por aparelhos e na manha do dia 28/7 veio a óbito, transtornando todos os familiares. Em rede social familiares escreveram: "Partiu como uma guerreira! Orem pelos pais dela por favor! Será eterna em nossos corações Tata. Hoje é uma cidadã dos céus! Princesa guerreira!"
O Sepultamento de Thamyres aconteceu na sexta feira 30/7 às 11 horas da manhã, no Cemitério MARUI no Barreto - Niterói, cidade onde residia.
ADRIANA MONTEIRO É A GATA DO BARÃO DE JULHO
Adriana Rodrigues Monteiro foi escolhida a Gata do Barão do mês de julho.
Celebrando a semana da mulher negra que começa no dia 25 de julho e culmina no dia 31 com a celebração do Dia da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha a PR PRODUÇÕES criou o prêmio MUSA AFRO BRASILEIRA e como primeira representante desta nova honraria, concedeu a premiação para a jovem advogada negra, ADRIANA DA SILVA RODRIGUES MONTEIRO (36).
Nascida em Itaboraí (RJ), é casada, tem um lindo filho e mora atualmente no bairro de Itapeba em Maricá (RJ). Formou-se com Advogada em 2018 pela Universidade Estácio de Sá. Atua nas áreas do Direito de Família, Órfãos e Sucessores, Cível e do Direito do Consumidor.
Vindo de família humilde, passou por grandes adversidades (que será motivo em breve de nova matéria onde Adriana contará tudo sobre sua vida e superações), mas conseguiu se formar para defender o direito daqueles que passam por problemas diversos.
Exemplo de profissional e de mulher, mostra sempre que pode, suas atividades físicas sendo exemplo também de vida saudável e do bem estar.
Por estes vários motivos, Adriana é Gata do Barão de julho e irá disputar o título de Gata do Barão no mês de dezembro.
CANAL DA BARRA ABRE NATURALMENTE DEVIDO A RESSACA. PREJUÍZOS NA ORLA SÃO GRANDES
Prefeitura age para minimizar danos causados pela ressaca
Destruição de estruturas, abertura espontânea do Canal da Barra e sujeiras no meio da Orla de Itaipuaçu - estes foram os principais efeitos da ressaca que atinge o litoral fluminense desde a quinta-feira, 29/07. Os estragos, principalmente na Barra de Maricá, onde três decks de acesso à praia e parte do canteiro da Avenida Litorânea desabaram, puderam ser vistos na manhã desta sexta-feira, 30/07. A força do mar chegou a “devolver” parte das madeiras usadas nas estruturas dos decks de acesso, encontradas dentro do Canal da Barra. Os destroços foram retirados por trabalhadores da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar).
Por conta do risco de desabamento, a Prefeitura interditou parte da Avenida Litorânea, na Barra de Maricá, entre as ruas Marcelo Barbosa e a João Frejat, pela quarta vez consecutiva. Em todas as últimas quatro ressacas, o trecho é destruído, gasta-se muito tempo e dinheiro na reconstrução e a natureza pega de volta o que lhe retiraram. A prefeitura com certeza deverá agora (esperamos), pensar em outro tipo de solução para o trecho que conta com a presença de agentes da Defesa Civil, que orientam pedestres para que não transitem nestes locais. A previsão é que a ressaca comece a perder força a partir do domingo 01/8.
De acordo com informações do diretor de Obras Diretas da Somar, Guthyerre Alves, equipes da autarquia já atuam desde a manhã da sexta-feira, 30/07, na Orla de Itaipuaçu para retirar toda a sujeira depositada no local pela força do mar. “A limpeza vai se estender ao longo do dia de hoje e do sábado, se detectarmos algum vestígio de sujeira ainda por causa da ressaca, na segunda-feira vamos destacar uma força-tarefa para manter a Orla de Itaipuaçu limpa”, disse.
Ainda de acordo com o diretor, a autarquia aguarda o término da ressaca para que os trabalhadores possam atuar retirando os detritos com segurança. “Não podemos agir ainda porque estamos sob alerta de mais ressaca, e também não vamos arriscar a segurança dos funcionários. Pretendemos tão logo ter uma definição das condições do mar decidirmos o que será feito em relação ao Canal da Barra, além dos três decks que foram comprometidos pela força do mar”, completou.
Prevendo um possível efeito colateral deste problema, a Secretaria de Cidade Sustentável segue monitorando o Canal da Barra.
“Estamos monitorando e acompanhando, caso fique evidenciado algum impacto negativo (mortandade de peixes e outros), vamos fazer contato direto com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e com a Somar para que seja feita uma possível intervenção”, explicou o titular da pasta Hélter Ferreira.
O aposentado Josevan Cardoso, de 67 anos, lamentou a destruição dos decks pelo mar. “Esses decks eram uma alegria para a gente aqui, uma pena ter acontecido isso.
Tudo isso é para mostrar o quanto a natureza tem poder. Torço para que o acesso volte logo, porque é um ponto importante para a gente descer para a areia”, comentou.
sexta-feira, 30 de julho de 2021
RESSACA FAZ VÁRIOS ESTRAGOS NA ORLA DE MARICÁ E SAQUAREMA (veja os videos)
A onda de frio que está assolando o sul, o sudeste e o centro oeste brasileiro, veio acompanhado de fortes ressacas, com ondas de até quatro metros do litoral norte de São Paulo, todo litoral fluminense e litoral sul do Espírito Santo. O alerta da Marinha é que esta ressaca irá continuar até a manhã do domingo.
APESAR DO ESTACIONAMENTO GIGANTESCO, NOVO SHOPPING NÃO CUMPRE LEGISLAÇÃO SOBRE BICICLETÁRIO
É inadmissível que os construtores do shopping e sua administração não tenham disponibilizado ainda um espaço destinado exclusivamente para a instalação de um bicicletário. Embora não exista uma legislação municipal, existe uma estadual (confira no final desta matéria), que obviamente deve ser cumprida por todos os entes comerciais da cidade até que uma legislação municipal venha a existir.
Falando com a advogada Adriana Monteiro, aluna da Smart Fit e usuária de bicicleta, está mostrou sua indignação pelo fato de não ter como parar com sua bicicleta para usufruir dos serviços do shopping. Ela nos informou que certa vez, foi impedida de deixar sua bicicleta presa junto à um poste dentro da unidade comercial, pois foi informada por seguranças do shopping que o local além de não ser adequado, poderia trazer prejuízos à ela, com o abalroamento de algum veículo.
Disse também que entrou em contato com a direção da Smart Fit repassando o problema e estes solidários com sua justa demanda, informaram que entrariam em contato com a administração do shopping.
Adriana também nos informou que foi à supervisão do estacionamento do shopping (alugado à uma empresa terceirizada que cuida exclusivamente do estacionamento) e falando com o supervisor do mesmo, este desconhecia tal legislação estadual e que iria interceder junto à administração do Boulevard Maricá.
Também através da advogada Adriana Monteiro, ficamos sabendo que o vereador Danilo Santos (PDT), está elaborando um projeto de lei que obrigará comércios e shoppings do município de Maricá, a terem áreas reservadas à bicicletários, o que desde já aplaudimos.
Já, a reportagem do Barão de Inohan vem tentando desde a quinta feira 29, entrar em contato com a administração do shopping pelo número que está no site do mesmo, porém sem sucesso. Ao entrar em contato com o supervisor do estacionamento do centro de comércio, este não foi nada solicito e não se mostrou com a menor intenção de ajudar ou passar qualquer informação (fato que ora lamentamos).
Entramos também em contato com a Associação Comercial de Maricá que não nos retornou até o fechamento desta matéria.
Continuaremos tentando entrar em contato com a administração do shopping para saber da possibilidade da instalação de um bicicletário e desde já, damos o espaço que for necessário para as devidas explicações. Abaixo a matéria sobre a legislação estadual pertinente ao assunto:
(MATÉRIA EM ATUALIZAÇÃO)
Publicada lei que obriga os estabelecimentos comerciais e empresas localizadas no RJ a disponibilizar bicicletários a seus clientes e funcionários.
LEI N° 8.665, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2019
(DOE de 20.12.2019)
Torna obrigatória a instalação de Bicicletários em estabelecimentos comerciais, empresas e dá outras providências.
A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
RESOLVE:
Art. 1° Os estabelecimentos comerciais e as empresas localizadas no Estado do Rio de Janeiro disponibilizarão bicicletários a seus clientes e funcionários.
1°O número de vagas nos bicicletários dos estabelecimentos citados no caput do artigo, que não possuam estacionamento de veículos, obedecerá ao disposto no Código de Obras do Município onde estejam sediados.
2°As vagas reservadas para bicicletas poderão ficar concentradas em um único bicicletário ou serem divididas em espaços, ficando a critério dos estabelecimentos.
3°Em caso de conflito entre esta Lei e a política municipal de ordenamento urbano, prevalecerá a legislação municipal.
Art. 2° Os bicicletários devem ser instalados, preferencialmente, em área coberta e próximo ao acesso aos estabelecimentos definidos no art. 1°.
1°A responsabilidade pela guarda da bicicleta é exclusiva de seu proprietário.
2°A oferta de vestiário e/ou guardas volumes é facultativa, sendo permitida a cobrança pelo serviço.
Art. 3° O descumprimento do disposto nessa Lei acarretará, de modo sequencial, nas seguintes penalidades:
I – advertência;
II – multa de 500 UFIRs-RJ (Quinhentas Unidades Fiscais de Referência) na primeira incidência;
III – multa de 1000 UFIRs-RJ (Mil Unidades Fiscais de Referência) na segunda incidência;
IV – multa de 1500 UFIRs-RJ (Mil e quinhentas Unidades Fiscais de Referência) na terceira incidência.
Parágrafo único. A multa deverá ser revertida para o Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano – FECAM.
Art. 4° O Poder Executivo regulamentará a presente Lei.
DEPUTADO ANDRÉ CECILIANO
Presidente
quinta-feira, 29 de julho de 2021
BEZERRA 51 - 2º quadrimestre de 2021
BEZERRA 51 - 2º quadrimestre de 2021
DEPOIS DE MOBILIZAÇÃO DE MORADORES, POSTO DE SANTA PAULA PERMANECE NO LOCAL
Na quarta feira 28/7, moradores do bairro de Santa Paula tiveram a triste confirmação da mudança do posto de saúde da família instalado no local (próximo a entrada do condomínio B) desde 2017 (luta especial dos moradores do local e dos vereadores Aldair e Tatai) para o bairro do SPAR, distante 2,5 km do atual local (https://obaraoj.blogspot.com/2021/07/cade-o-posto-de-saude-de-santa-paula.html).
Imediatamente a associação dos moradores do local se mobilizou e entraram em contato com o vereador Tatai e após uma reunião na tarde do dia 28, decidiram não tirar mais o posto do atual local (pelo menos por enquanto).
Segundo informações de pessoas que estiveram na reunião, o posto continuará por mais dois meses no local até a prefeitura encontrar uma casa nas imediações para ocupar com o posto até a construção de um prédio definitivo.
Houveram diversas mobilizações pelas redes sociais e apenas o Barão de Inohan registrou a possibilidade do posto ser remanejado para o SPAR. Segundo uma ativista moradora na região "a coisa ia ficar muito feia se tirassem o posto daqui", declarou pedindo para não ser identificada.
Segundo a conselheira Anna Maria Quintanilha, o assunto foi debatido na reunião do Conselho de Saúde que aconteceu na tarde da quinta feira 29.
Segunda dose de vacina da AstraZeneca não aumenta risco de trombose, mostra estudo
A vacina contra a Covid-19 de Oxford/AstraZeneca não aumenta o risco de um distúrbio raro de coagulação sanguínea após a segunda dose, mostra um estudo publicado na revista científica Lancet na quarta-feira 28/7.
A taxa estimada do distúrbio, chamado de trombose com síndrome de trombocitopenia (TTS), foi de 2,3 por milhão em pessoas que receberam uma segunda dose, segundo a pesquisa, liderada e financiada pela AstraZeneca. O número é comparável ao que é encontrado em uma população não vacinada. Mas a taxa após uma única dose foi maior, de 8,1 por milhão.
Foram analisados casos que ocorreram até 14 dias após a administração da primeira ou segunda dose, relatados até 30 de abril, usando o banco de dados de segurança global da farmacêutica anglo-sueca.
A vacina "desempenha um papel crítico no combate à pandemia", disse Mene Pangalos, vice-presidente executivo de pesquisa e desenvolvimento de biofármacos da AstraZeneca, em comunicado. “Esses resultados apoiam a administração do esquema de duas doses”, a menos que o TTS seja identificado após a primeira dose, afirmou.
A vacina da AstraZeneca foi prejudicado por questões como atrasos na produção e possíveis ligações com alguns efeitos colaterais raros, mas graves, incluindo TTS, que estão sendo investigados pelos reguladores. O imunizante foi a principal aposta do governo Bolsonaro e é um dos utilizados no programa de vacinação contra a doença no Brasil.
As preocupações com a segurança levaram alguns reguladores na Europa a reservar o imunizante para adultos mais velhos e, em alguns casos, optaram por oferecer outra vacina como segunda dose.
O regulador de medicamentos da União Europeia encontrou uma possível ligação de casos de TTS com a vacina da AstraZeneca e com a de dose única da Johnson & Johnson. No entanto, afirma que os benefícios gerais de ambas superam quaisquer riscos possíveis.
Cientistas de Oxford e da AstraZeneca estão realizando pesquisas em estágio inicial para descobrir se a vacina pode ser modificada para prevenir os raros efeitos colaterais. A dupla, assim como a maioria dos outros fabricantes de vacinas contra Covid-19, também está pesquisando como os imunizantes podem ser alterados para combater as variantes do coronavírus.
quarta-feira, 28 de julho de 2021
"CADÊ" O POSTO DE SAÚDE DE SANTA PAULA? FOI PARAR NO SPAR!!! (???)
O que parecia boato virou realidade, aliás, uma triste realidade. Na terça feira 27/7, pela manhã começou a circular nas redes sociais a notícia de que o PSF Santa Paula deixaria de funcionar no bairro. Na verdade, este "boato" que alguns chamaram de FAKE NEWS começou a rolar há mais e um mês e o jornal Barão de Inohan relatou a possibilidade do fato acontecer na matéria sobre o assalto sofrido pelo vereador Tatai, em 20 de junho passado (https://obaraoj.blogspot.com/2021/06/vereador-de-marica-e-assaltado-em.html).
Em parte da matéria, o jornalista Pery Salgado informou:
"...
A reportagem do Barão de Inohan tentou contato com o vereador para falar sobre o assunto e sobre um burburinho da possível saída do posto de saúde de Santa Paula, o que poderá ocasionar uma série de problemas aos moradores, mas não tivemos sucesso. Segundo informações, o crime não foi registrado.
POSTO DE SAÚDE DE SANTA PAULA PODE MUDAR DE ENDEREÇO
O jornal Barão de Inohan recebeu uma denúncia de uma conhecida educadora do município, dando conta que corre um burburinho no bairro de Santa Paula sobre a possível perda do posto de saúde do bairro (uma das conquistas do vereador Tatai) que poderia ir para outro local (não sabemos qual, mas fala-se em Cassorotiba ou SPAR), deixando os moradores de Santa Paula sem atendimento médico.
É bom lembrar que o primeiro posto foi uma conquista dos moradores, que conseguiram o espaço de uma antiga escolinha dentro do condomínio B, que foi posteriormente transformado em posto, mesmo os devidos recursos.
Com a chegada do container que serve hoje de posto de saúde do local, a vida dos moradores da região foi bastante facilitada e comemorada por Tatai, Aldair e pelo próprio prefeito como uma grande conquista. Esperamos que o burburinho seja apenas mais um boato."
INFELIZMENTE NÃO ERA BOATO
A notícia infelizmente se confirmou na parte da tarde do mesmo dia (terça 27) quando chegou a informação que o posto iria se mudar para a rua Luiz Genésio, no bairro do SPAR, aproximadamente 2,5 km do atual lugar.
Os moradores de Santa Paula que já passaram por muitas dificuldades no passado, por ter que se deslocar até Inoã para um simples atendimento, se sentiram mais aliviados quando há pouco mais de 20 anos, conseguiram junto a administração do Condomínio Santa Paula B, um espaço para realizar o atendimento.
O local onde funcionou a primeira escolinha do bairro, e que estava fechado, passou então a ser o PSF Santa Paula.
Criou-se então um vínculo dos moradores do bairro com os profissionais que atuam ali.
O local com o passar do tempo, precisava de uma reforma urgente, por se tratar de um imóvel antigo. Nossa reportagem esteve no local junto com o vereador Felipe Auni (durante o segundo governo de Washington Siqueira, o Quaquá), para confirmar a precariedade do local.
Depois de muita luta da administração do condomínio e do CCS Maricá, a reforma foi iniciada, mas logo após paralisada, causando constrangimentos as mulheres, que realizavam seus exames preventivos em local totalmente insalubre, e sem a devida privacidade. A luta por um novo local começou e foi longa.
Em 2017 foi então realizado um contrato para locação de módulos (container) para receber o PSF Santa Paula junto a Escola Municipal do bairro.
E o que todos esperavam, era a construção de um prédio definitivo, o que até hoje não ocorreu.
Segundo a página do MMM, o bairro recebeu milhões de reais em festas e eventos em datas festivas, ao passo que o PSF Santa Paula seguia funcionando em módulos alugados. "E todo bom gestor e fiscal do executivo deveriam priorizar, como todo trabalhador, sua casa própria."
O contrato de locação dos módulos foram interrompidos, por motivos não informados, e os usuários do PSF Santa Paula não foram informados previamente sobre a mudança, que já estava programada há mais ou menos dois meses de acordo com informações obtidas junto a algumas pessoas ligadas a área de Saúde de forma não oficial e confirmado agora após reportagem do Barão de Inohan de 20 de junho passado.
Uma verdadeira falta de respeito com os usuários cadastrados.
Fazendo nossas, as palavras do MMM, "Fica aqui o nosso repúdio a esse descaso e a nossa solidariedade aos moradores de Santa Paula."
baseado em informações da página Movimento Maricá Melhor.
JOVEM DE MÃE DE 5 FILHOS DESAPARECIDA, É ENCONTRADA MORTA
A Polícia Civil investiga a morte da jovem Karine Marques de Lima (26), encontrada morta em Queimados, na Baixada Fluminense. Bombeiros do quartel de Nova Iguaçu foram acionados às 21:30 h da terça feira 27/7 para retirada do corpo na Estrada Campo Alegre, no bairro São Manoel. A polícia afirma que realizou perícia no local. A família da jovem foi chamada para prestar depoimento na sede da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense, unidade responsável pela investigação.
Segundo a família, Karine estava desaparecida desde sábado (24). O irmão dela, Daniel Silva, afirmou à que ela teria sido vista saindo de casa com um homem com colchonete e lençóis, e que ela tinha acabado de alugar uma casa nova. Karine estava separada do marido há três meses e tinha cinco filhos.
— A gente ficou sabendo que ela tinha desaparecido quando a moça que toma conta das crianças disse que ela não apareceu. Ela alugou uma casa nova agora, ela não tinha fogão, almoçava na casa dessa moça. Ela falou com essa moça que iria almoçar, no domingo, na casa dela, e não apareceu — contou Daniel.
Nas redes sociais, amigos lamentaram a morte da jovem e cobram justiça.