Representantes do Hospital do Coração (HCOR) de São Paulo, que estiveram na cidade de Maricá em junho de 2018, retornaram ao município na quarta-feira (10/04) para capacitar 125 profissionais no Projeto de Capacitação da Caderneta da Atenção Básica para Pessoa Idosa, que começará a ser utilizada a partir do mês de maio. Maricá é pioneira da iniciativa no estado do Rio de Janeiro, e será uma cidade multiplicadora para outras unidades.
Ao todo, serão 46h de um treinamento que tem duração de três meses, e na conclusão todos os participantes receberão um certificado. “Assim como hoje, ainda faremos dois encontros presenciais e mais 30h à distância. Será uma capacitação única no nosso município, e eu espero que com isto os nossos idosos possam ter mais qualidade de vida. Teremos uma rede toda preparada para cuidar destas pessoas”, ressaltou a gerente do projeto de Capacitação dos Profissionais da Atenção Básica sobre a Saúde do Idoso, Alessandra Guedes.
De acordo com gerontóloga Paula Schimidt Brum, do Laboratório de Implementação do Conhecimento em Saúde do HCOR, a capacitação trazida para Maricá faz parte do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), através do qual os hospitais recebem isenção fiscal, e em contrapartida desenvolvem projetos em benefício do SUS. “Cinco hospitais fazem parte do PROADI, o HCOR é um deles. Com isto, trouxemos para Maricá uma Capacitação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, onde os participantes irão sobre a utilização da caderneta e vão obter informações extras sobre sua função e importância”, explicou Paula.
Ainda segundo a gerontóloga do HCOR, o material, que é liberado pelo Ministério da Saúde, já chegou no município e começará a ser distribuído. “As Unidades Básicas de Saúde (UBS) começaram a distribuir este material, e o idoso ficará com ele. A partir deste momento, todo profissional que for atender esta pessoa deverá terá acesso a informações prévias contidas na caderneta, além de fazer o preenchimento dos procedimentos realizados. Este caderno possui uma ficha espelho, o espelho fica com a UBS e o idoso com o original. Doenças, situações de vulnerabilidade, contatos familiares, todas as informações básicas estarão ali reunidas. A ideia é que a caderneta esteja presente em todos os atendimentos, e se torne um instrumento para atenção integral ao idoso, ou seja, os profissionais poderão ‘conversar’ através da caderneta”, disse Paula.
A secretaria de Saúde Simone Costa, que é também geriatra, afirmou que a capacitação e a implantação da caderneta fazem parte de um sonho. “A população de Maricá está envelhecendo, precisamos estabelecer uma linha de cuidado para estas pessoas que vai do domicílio ao hospital. Estamos aqui com todos os nossos seguimentos: humanização, atenção básica, atenção especializada, hospital e atendimento domiciliar, justamente para fortalecer esta linha de cuidados, onde o idoso deve ser bem atendido e onde esta caderneta servirá como um histórico físico e social do paciente”, pontou Simone.
“Vamos capacitar toda a nossa rede para atender ao idoso, e este atendimento será multiplicado. Tudo isto vai culminar em um grande sonho, que é ter um Centro-Dia de Reabilitação do Idoso, onde os usuários poderão chegar pela parte da manhã, receber cuidados de fisioterapeutas, fonoaudiólogo, terapeutas, e a noite voltar para casa. Esta é a meta do nosso trabalho final na capacitação, fazer o projeto do nosso Centro-Dia”, finalizou Simone.