Finalmente, depois de um ano do inicio das obras na entrada do bairro do Condado (localizado no km 31 da Rodovia Amaral Peixoto - RJ 106 que liga Tribobó à Macaé), a secretaria de trânsito e obras, retornaram ao local e na manhã da quinta feira 10 de janeiro, retomaram as obras viárias.
Porém um erro na execução do projeto onde dois quebra molas foram colocados no lugar de dois traffic calming, gerou um congestionamento gigantesco na tarde da sexta feira dia 11 e em quase todo sábado dia 12.
Em conversa telefônica com o secretário de trânsito Celso Netto, este reconheceu o erro e informou que os quebra molas seriam retirados na semana seguinte (fato que aconteceu na noite da terça feira 15 de janeiro). O jornalista Pery Salgado (que também é engenheiro) sugeriu que a pista de rolamento hoje existente no sentido Saquarema, fosse utilizada para a conversão para a entrada do Bairro do Condado e que a nova pista feita à direita da já existente, passasse a ser de fluxo continuo na direção Saquarema e Região dos Lagos.
E assim foi feito. Uma nova pista de rolamento está sendo feita desde a entrada do bairro do Marques de Maricá até o condomínio Bosque dos Lordes, o que dará maior fluidez ao trânsito.
Mas segundo engenheiro Victor (da secretaria de trânsito), essa é uma medida paliativa, uma vez que até junho começarão as obras do retorno em frente ao condomínio Bosque dos Lordes que acabará com o cruzamento da RJ 106 com a avenida Roberto Silveira e estrada de Ubatiba, no km 30.