quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

“DEUS SALVE A RAINHA”

Keila Goulart, moradora do Condado é a nova Rainha do Carnaval de Maricá


Evento de samba tem que ser feito por sambista. Essa máxima está começando a acontecer em Maricá e o retorno dos desfiles das escolas de samba no primeiro carnaval fora de época do estado do Rio de Janeiro - no último final de semana de julho - vem tomando forma. Independente deste que será um marco e um grande evento agregador de vários setores em Maricá (feito por sambistas que realmente tem conhecimento de causa), a secretaria de turismo sob o comando do secretário Robson Dutra, prometem um carnaval inesquecível em nossa cidade (veja a programação completa nas duas páginas ao lado). E o primeiro grande evento, o concurso da nova corte de Momo aconteceu no sábado 27 de janeiro na praça Orlando de Barros Pimentel, com a GRES INOCENTES DE MARICÁ abrilhantando e dando ritmo e cores ao evento. Com Nego Lindo, a bateria Pegada do Gorila do Mestre Sapão e lindas passistas, o concurso reuniu muita gente boa com muito carisma e samba no pé e com um juri de primeira linha, com Carlinhos de Jesus na presidência e divulgando o resultado explicando todo o caráter técnico das escolhas. Ao final da noite, foi escolhido Márcio como o novo Rei Momo, Keila - a nova Rainha e Hellen como Princesa do carnaval de Maricá. A coroação será durante o show do Chiclete com Banana sábado dia 03/02 na praça Orlando de Barros Pimentel no Baile Municipal.

QUEM É KEILA GOULART?

Detentora de diversos títulos, Keila Goulart  desfila há 14 anos em diversas escolas. Dançarina, leonina, vascaína, mangueirense e  apaixonada por teatro, é moradora do Condado de Maricá, local do reinado da nossa nova Rainha.  Casada com Pitico Percussa cuida do corpo regularmente. Dentre seus títulos, destacamos: Musa da Gres Alegria da Zona Sul, Rainha do Bloco Arrasta Tudo,  Princesa da Banda do 5 de Julho, Rainha do Carnaval de São Gonçalo,  Passista da Mangueira,  Passista do Salgueiro e Passista da Unidos da Tijuca e agora, nossa Rainha.




terça-feira, 30 de janeiro de 2018

INAUGURADA ARENA FLAMENGO. PREFEITO PROMETE UMA ARENA EM CADA DISTRITO

Fotos: Pery Salgado

O Complexo Esportivo Leonel de Moura Brizola, no Flamengo, passou pela sua primeira obra de revitalização e foi reinaugurado no início da noite da sexta-feira (26/01), pelo prefeito Fabiano Horta. O espaço, batizado de ‘Arena Flamengo’, que antes contava apenas com piscina e quadra poliesportiva, ganhou pista para corrida e caminhada, aparelhos de ginástica e paisagismo no entorno. Esperamos que o povo saiba reconhecer a imensidão desta obra para o bairro e para o município, e conserve bem o espaço, fazendo bom uso.

Vereadores presentes
Através do projeto “Esporte Presente”, o local já oferecia aulas gratuitas de zumba, futsal, ginástica rítmica, ballet, capoeira, handebol, escolinhas de futebol, vôlei, circuito funcional, ginástica e alongamento. Com as obras, a expectativa é de que cerca de 1.500 pessoas passem ser atendidas por semana no espaço, desfrutando de novas modalidades. “Agora, com a piscina liberada, vão começar as aulas de hidroginástica e de natação para várias idades. Abriremos mais de 900 vagas e as inscrições já começaram”, destacou o secretário de Esportes de Maricá, Filipe Bittencourt.
Durante a cerimônia de inauguração, além de saudar os moradores dos bairros Flamengo, Colinas, Cantinho e Marquês, além de agradecer o apoio da Câmara de Vereadores, o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, também parabenizou a equipe que construiu o espaço. “Quero agradecer, em especial, a cada operário e trabalhador que se devotou para poder ajudar a construir isto que estamos tomando posse juntos hoje. O que vimos aqui, foi gente do povo construindo um lugar lindo para o próprio povo tomar posse e viver uma vida melhor”.

Fabiano fala do novo projeto para o bairro do Flamengo
Fabiano Horta também aproveitou a oportunidade para anunciar que uma parceria entre as secretarias de Educação, Habitação e Obras foi firmada para a construção de uma grande área de lazer, que irá beneficiar a comunidade do Flamengo e do entorno. “Este projeto está sendo desenvolvido e avançará ainda este ano. Construiremos uma grande área de lazer que irá do Flamengo até o Centro de Maricá, compreendendo uma grande pista de caminhada, quadra esportiva e todo um conjunto de intervenções que vão dar aos maricaenses uma qualidade de vida cada vez melhor”, afirmou, ressaltando ainda a construção de Complexos como a Arena Flamengo em cada distrito do município, começando por Inoã ainda em 2018.
De acordo com o Vice-Prefeito, Marcos Ribeiro, a população de Maricá está percebendo os avanços extraordinários que a gestão está imprimindo na cidade em um ano de governo. “Estamos realizando diversas obras nas áreas de educação, saúde, esporte e pavimentação. A entrega deste complexo representa mais um passo no sentido de investimento em saúde e bem estar para a sociedade”, ressaltou.
Rafaella Nunes, professora de educação fisica e zumba literalmente arrasou.
A festa de reinauguração contou com apresentações dos alunos dos projetos de ginástica rítmica, karatê e zumba, onde a professora Rafaella Nunes foi o ponto alto, animando todo o público presente, mostrando graça e brilhando junto com cerca de mais de cem alunas da modalidade. Madrinha do projeto Esporte Presente, a primeira dama Rosana Horta foi homenageada com um buquê de rosas pelo secretário Filipe Bittencourt. Além disso, o presidente do PDT de Maricá, Carolino Gomes dos Santos, entregou uma placa de agradecimento ao Prefeito, pela relevante obra pública de revitalização do Complexo Esportivo que leva o nome do fundador do partido e ex-governador do Rio, Leonel Brizola.

Confira todas as fotos da inauguração acessando:

sábado, 27 de janeiro de 2018

TERMINAL DO BRADESCO NO DETRAN DE MARICÁ ESTÁ INUTILIZADA HÁ MESES


Desde o final do ano passado que o terminal do Bradesco localizado no DETRAN de Maricá está inutilizado.
Segundo informações dos funcionários do órgão, a instituição financeira já foi contactada várias vezes e na segunda feira 22/01, fizeram uma ligação direto para a ouvidoria do banco, relatando o problema e o descaso.
Não há NENHUMA previsão para conserto ou troca do terminal, e enquanto isso, contribuintes ficam a mercê das agências bancárias ou da internet.

MORRE LÉO


Morreu na noite da sexta feira, vitima possivelmente de um mal súbito, nosso colega Léo. Segundo informações veiculadas em rede social por Ricardo Cantarelle da TVC, Leó teria tido um mal súbito na rua e teria sido conduzido ao Hospital Conde Modesto Leal, onde após averiguações normais teria sido liberado sem maiores exames e/ou observações. Ainda em rede social, Cantarelle deixou o seguinte recado de pesar ao amigo:
"Compreender os propósitos de Deus muitas vezes pode ser uma tarefa bem difícil, principalmente quando a tristeza bate na nossa porta porque acabamos de perder um grande amigo. Lágrimas passam pelos nossos olhos constantemente e o vazio da saudade aumenta o sofrimento severamente.
No dia de hoje tivemos uma baixa sentida por muitos, nosso amigo Léo, identificado pelo jornalista Cantarelle com "ESPARTANO", uma pessoa amiga e extrovertida. Que a dor da nossa perda seja amenizada com o esclarecimento da Secretaria de Saúde, porque teriam dado alta a um paciente que teve um mal súbito no meio da Rua, sem deixar o mesmo em observação, segundo informações exames preventivos não foram realizados para saber se o paciente teria sofrido um princípio de enfarte, solicitamos ao prefeito Fabiano Horta, maiores esclarecimentos. Em nossas memórias
você continuará vivendo, e na minha saudade estará eternamente presente. Descanse em paz amigo..."

(com os acréscimos e correções da redação do Barão de Inohan)

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Ministros do TSE consideram inevitável impedimento da candidatura Lula


Diante da decisão unânime e colegiada do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), ministros do Tribunal Superior Eleitoral consideram inevitável a cassação do provável registro de candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, informa o repórter Nilson Klava, da GloboNews.

Dois ministros ressaltaram ao Blog do CAMAROTTI que a Lei da Ficha Limpa deixa claro que um candidato condenado por um colegiado por crimes como corrupção passiva e lavagem de dinheiro fica automaticamente inelegível. Esse é justamente o caso do ex-presidente Lula.

“É um prato que já está feito. Praticamente, vamos nos reunir apenas para uma formalização do que já deixa claro a Lei da Ficha Limpa”, resume um ministro.

Com a manutenção unânime da condenação, a expectativa é de que os ministros do TSE oficializem o impedimento de Lula na primeira semana de setembro.

Isso porque a possibilidade de recurso no TRF-4 se resume aos chamados embargos de declaração, tipo de recurso que não é capaz de reverter a condenação.

Com isso, os ministros do TSE acreditam que o julgamento desse e de prováveis outros recursos no STJ e STF deve acontecer antes de 15 de agosto, último dia para registro de candidaturas.

O grande debate que será colocado é se alguém cuja candidatura depende do julgamento de recursos poderá, mesmo assim, continuar fazendo campanha.


DESAFIANDO A JUSTIÇA: Um dia depois da condenação, PT lança pré-candidatura de Lula à Presidência


Mesmo com possibilidade de ter candidatura barrada pela Lei da Ficha Limpa, ex-presidente afirmou que recorrerá 'até o final'. 'Não temos plano B', disse presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

Um dia depois da condenação a 12 anos e 1 mês de prisão, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi lançado nesta quinta-feira (25) como pré-candidato do PT à Presidência da República durante reunião da Comissão Executiva Nacional do partido, em São Paulo. Além de Lula, outros 13 políticos já se declararam pré-candidatos.

Lula foi condenado pelos três desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Por unanimidade, eles rejeitaram o recurso do ex-presidente contra a condenação a 9 anos e 6 meses de prisão aplicada pelo juiz federal Sérgio Moro e ampliaram a pena para 12 anos e 1 mês.

Com a condenação, o ex-presidente poderá se tornar inelegível com base na Lei da Ficha Limpa. A lei prevê que candidatos com condenação criminal a partir da segunda instância da Justiça – caso do Tribunal Regional Federal – ficam inelegíveis e não podem obter registro. Antes, a legislação só previa esse impedimento para condenações definitivas, na última instância. A decisão sobre o registro da candidatura será do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O ex-presidente foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, acusado de receber um apartamento triplex em Guarujá (SP) da empreiteira OAS em troca de favorecimento à empresa em contratos da Petrobras. A defesa nega as acusações, diz que não há provas e que Lula é alvo de perseguição política. O ex-presidente afirmou após o julgamento que a acusação é mentirosa.

Durante a reunião da executiva, da qual participaram governadores, senadores e deputados do partido, a presidente do PT, Gleisi Hoffman, colocou a proposta de pré-candidatura em votação. “Foi aprovada por unanimidade a pré-candidatura dele. Não temos plano B”, disse Gleisi.

Lula participou da reunião, discursou, disse que recorrerá às instâncias em for necessário recorrer. "Vamos batalhar até o final", declarou. O ex-presidente se disse ainda alvo de um "cartel" com o objetivo de impedir que dispute a eleição.

Ele criticou o que chamou de "corporação da Polícia Federal", que, segundo afirmou, faz "qualquer processo", com perguntas "sem nexo", sem importar "a quantidade de mentiras".

"É a corporação da Polícia Federal, se prestando a fazer qualquer, qualquer processo. Fazem qualquer processo, não importa a quantidade de mentiras. Quem dá queixa, presta depoimento, sabe as perguntas que eles fazem, muitas vezes sem nexo, muitas vezes coisas em nenhum interesse do processo. Mas eles perguntam e não interessa a resposta. Interessa o que eles vão escrever depois", declarou.

Na esfera eleitoral, a situação de Lula só será definida no segundo semestre deste ano, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisar o registro de candidatura. O PT tem até o dia 15 de agosto para protocolar o pedido e a Corte tem até o dia 17 de setembro para aceitar ou rejeitar a candidatura.

A defesa do ex-presidente Lula anunciou que irá recorrer da decisão do Tribunal Regional Federal. "Não houve qualquer demonstração de elementos concretos que pudessem configurar a prática de um crime", disse o advogado Cristiano Zanin. Como a condenação foi unânime, a possibilidade de recursos do ex-presidente ficou reduzida.


NESTE SÁBADO, CONCURSO DA CORTE DE MOMO EM MARICÁ

MARICARNAVAL 2018

CONCURSO RAINHA E REI MOMO DO CARNAVAL 2018


HORÁRIO: 20H ÀS 02H
LOCAL: PRAÇA DR. ORLANDO DE BARROS PIMENTEL – CENTRO – MARICÁ – R
27/01 – SÁBADO
20h – RODA DE SAMBA COM CLAUDINHO GUIMARÃES.
22h - INÍCIO DO CONCURSO PARA ELEIÇÃO DO REI MOMO E RAINHA DO MARICARNAVAL 2018,
COM APRESENTAÇÃO DO GRUPO TO KERENDO E A CANTORA MARIANNA CUNHA, E
PARTICIPAÇÃO DA BATERIA NOTA 10 DO G.R.E.S. INOCENTES DE MARICÁ (PEGADA DE GORILA
DO MESTRE SAPÃO), COM O INTÉRPRETE NEGO LINDO E PASSISTAS.

BAILE MUNICIPAL
 HORÁRIO: 20H ÀS 02H
 LOCAL: PRAÇA DR. ORLANDO DE BARROS PIMENTEL – CENTRO – MARICÁ – RJ
03/02 – SÁBADO
21h – ABERTURA COM A SINFÔNICA AMBULANTE
23h - SHOW COM CHICLETE COM BANANA.

PREFEITURA DEVERÁ COLOCAR EM PRÁTICA TECNOLOGIA PARA MAPEAR CONSTRUÇÕES IRREGULARES


A tecnologia a serviço do cidadão. Os secretários municipais Leonardo Alves (Planejamento, Orçamento e Gestão) e Rita Rocha (Habitação e Assentamentos Humanos) foram na última segunda-feira dia 22/01 até Brasília conhecer os bem-sucedidos projetos de regularização fundiária da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab) do Distrito Federal – vinculada à Secretaria de Estado de Gestão do Território e Habitação. Eles trocaram experiências com o presidente da empresa, o arquiteto Gilson Paranhos, que apresentou o software que usa para mapear ocupações irregulares. O mesmo também é usado com êxito em São Paulo.

Um dos recursos da ferramenta funciona assim: o governo de lá cadastra no sistema os nomes dos proprietários e os limites dos seus lotes, cruzando as informações com as áreas construídas e mostrando em imagem os munícipes que extrapolam seus direitos. A aquisição desse dispositivo pela Prefeitura de Maricá já se encontra hoje em processo de licitação. Rápido e preciso, mesmo à distância.

“A população do Distrito Federal cresce muito porque a migração é alta. São mais de 60 áreas especiais de interesse social. E nos últimos três anos a Codhab concedeu mais de 40 mil títulos de propriedade. Em Maricá foram 66 concessões no ano passado, não chegando a 100 na história inteira da cidade”, comenta Rita Rocha. Segundo ela, atualmente o território maricaense possui mais de dez mil domicílios em estado de precariedade (leia-se falta de infraestrutura, drenagem e pavimentação).

Na visita, os secretários puderam estudar os quatro principais eixos do assunto: regularização, produção habitacional, melhoria da qualidade de vida e aluguel legal. O software também prioriza a resolução de processos de regularização mais fáceis, ou seja, aqueles sem impasse ambiental. “Legalizar é importante para que através do IPTU possa se investir mais em serviços públicos básicos, como educação, saúde, obras, transporte e outros. A legalização se reflete em benefício ao próprio maricaense. Com essa tecnologia de ponta que iremos adquirir, conseguiremos um modelo sustentável de fácil execução e rápida prestação de contas”, completa Rita.

Prefeitura reinaugura Complexo Esportivo do Flamengo nesta sexta-feira


Após obra de revitalização – a primeira em onze anos de existência – será reinaugurado nesta sexta-feira dia 26/01, às 18h, o Complexo Esportivo Leonel de Moura Brizola, no Flamengo. Além da reforma da piscina e da quadra poliesportiva, o local ganhou uma pista de corrida no entorno e acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.


No espaço acontecem as aulas do Projeto Esporte Presente, com atividades gratuitas para públicos de todas as idades que incluem futsal, handebol, natação, hidroginástica, circuito funcional, ginástica, balé, jazz e zumba. Só nessa unidade são três mil alunos, e para algumas aulas as vagas já estão esgotadas.

De 29 a 31 de janeiro estarão abertas as inscrições para a natação e a hidroginástica, que oferecem mais de 700 vagas. Os interessados devem procurar equipes da Secretaria do complexo esportivo – segunda, terça ou quarta, das 9h às 19h – munidos de cópia do RH ou da certidão de nascimento, cópia de um comprovante de residência, declaração escolar e uma foto 3×4. As inscrições das demais modalidades esportivas são feitas na sede da secretaria (Avenida Roberto Silveira, 46, 3º andar, prédio da Taco, Centro), das 9h às 17h.


Serviço:
Reinauguração Complexo Esportivo Leonel Brizola
Dia: 26/1 (sexta-feira)
Hora: 18h
Local:  Rua Uirapurus, s/n - Bairro Flamengo - Maricá/RJ

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

BARÃO DE INOHAN 151 - 25 de janeiro de 2018

- LULA CONDENADO: TRF-4 AUMENTA SENTENÇA DE MORO
- ENEL ALÉM DE DEIXAR A POPULAÇÃO SEM ENERGIA, AINDA NÃO RETIROU OS DOIS POSTES SOLICITADOS PELO PREFEITO HÁ MAIS DE UM MÊS
- SAMBA VENCEDOR DA INOCENTES DE MARICÁ LEVA TROFÉU DO XIX FESTIVAL NACIONAL DE VOZ E VIOLÃO
- ALEXANDRA SANTOS, É A GATA DO BARÃO DE JANEIRO
- PREFEITURA E DTA ENGENHARIA ASSINAM CARTA DE INTENÇÕES SOBRE FUTUROS EMPREGOS QUE PORTO DEVE GERAR
- EM ÉPOCA DE PROLIFERAÇÃO DE MOSQUITOS, PISCINAS EM LOCAIS PÚBLICOS CAUSAM PREOCUPAÇÃO À POPULAÇÃO
- CONTINUA RECADASTRAMENTO DO CARTÃO MUMBUCA
- CLIENTES PADECEM COM LEADER DE MARICÁ
- CARNÊS DE IPTU JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS
Tudo isso e muito mais na edição de 25 de janeiro do Barão de Inohan, circulando nas versões impressa e on line.










LULA CONDENADO: MORO 3 X 0 LULA

Por unanimidade, TRF4 mantém condenação do ex-presidente Lula

Corte votou pela manutenção da decisão de Moro e ainda aumentou a pena para 12 anos e um mês de prisão


Os desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) votaram, por unanimidade, para condenar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelos crime de corrupção passiva e lavagem de dinheiro e também aumentaram a pena para 12 anos e um mês de prisão.

O julgamento da apelação criminal da defesa de Lula, no processo do tríplex do Guarujá, aconteceu nesta quarta-feira (24), em Porto Alegre.

Aumento de pena

O relator do processo, o desembargador João Pedro Gebran, decidiu aumentar a pena fixada anteriormente pelo juiz de instância Sérgio Moro. Em vez de nove anos e seis meses, o magistrado pediu, em seu voto, pena de 12 anos e um mês de reclusão em regime FECHADO.

O desembargador Leandro Paulsen, segundo a votar, acompanhou Gebran Neto, e também deu 12 anos e 1 mês de prisão para o petista. O desembargador Victor Laus foi o último a votar e também acompanhou os colegas.

Esta foi a 24ª apelação julgada pela Corte federal contra sentenças da Operação Lava Jato. A condenação de Lula chegou ao Tribunal em 23 de agosto do ano passado.

O julgamento 

O julgamento começou às 8h30 com a apresentação do relatório do desembargador João Pedro Gebran Neto. Ele fez um resumo da  ação e negou questão de ordem apresentada pela defesa que pedia mais tempo de fala.

Depois, o procurador regional da República Maurício Gotardo Gerum, teve 30 minutos para se manifestar. Ele afirmou que o ex-chefe do Executivo se corrompeu e que a defesa não conseguiu apresentar qualquer elemento probatório consistente que afastasse a acusação dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. “Lamentavelmente, Lula se corrompeu”, resumiu.

O advogado de Lula, Cristiano Zanin, afirmou, durante julgamento, que o processo é nulo e que, na sentença, não foi feita prova da culpa, mas, sim, da inocência do ex-presidente. Na alegação, Zanin apontou uma série de inconsistências no processo.

Depois, os desembargadores iniciaram a leitura dos votos. O primeiro foi o relator, João Pedro Gebran Neto, que votou pela condenação de  Lula e o aumento da pena de 9 anos e 6 meses de prisão para para 12 anos e um mês de reclusão. Para o desembargador, a pena de Lula deve ser cumprida em regime fechado.

O revisor, Leandro Paulsen, votou em seguida. Ele acompanhou o relator e também manteve condenação de Lula e aumento da pena. O desembargador ressaltou, porém, que a sentença só deve ser cumprida após todos os recursos "serem exauridos na segunda instância".

O último desembargador a votar, Victor Luiz dos Santos Laus, também foi favorável à manutenção da condenação de Lula e pelo aumento da pena.

Laus disse que os desembargadores não julgam pessoas, mas fato. E completou: “Esses fatos que foram trazidos no ambito da instrução criminal foram objeto de ampla investigação. O resumo que se tem é que, ao fim e ao cabo, aquele primeiro mandatário auferiu benefícios com esses fatos.

A denúncia envolvendo Lula

A denúncia da força-tarefa da Lava Jato atribuiu a Lula a lavagem de R$ 2,2 milhões. O valor corresponde ao triplex e suas respectivas reformas no condomínio Solaris, no Guarujá, supostamente custeadas pela empreiteira OAS. O processo envolveu o suposto favorecimento da construtora em contratos com a Petrobras.

O que diz a defesa do petista

Lula sempre negou categoricamente que houvesse aceitado o imóvel da empreiteira e apelou por sua absolvição. A defesa tem reiterado que o petista é vítima de lawfare, o uso indevido de recursos jurídicos para fins de perseguição política.

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Febre amarela: vacina disponível em todos os postos de saúde no sábado



Neste sábado (27/01), Dia D de vacinação contra a Febre Amarela, a vacina estará disponível em todos os postos saúde de Maricá, das 8h às 13h, e na Unidade 24 horas de Santa Rita (Itaipuaçu), das 8h às 19h. A medida foi adotada pela Secretaria de Saúde para o município alcançar os moradores que ainda não se imunizaram. É importante destacar que Maricá não faz parte do grupo de cidades da campanha estadual de vacinação porque o município está com 98% da população vacinada, alcançada durante o bloqueio que ocorreu após o caso confirmado da doença em abril de 2017.

domingo, 21 de janeiro de 2018

ALEXANDRA SANTOS - GATA DO BARÃO - janeiro 2018


O nome dela é Alexandra Santos (21), nascida em 23 de outubro de 1996, é estudante de nutrição. Bastante comprometida com tudo o que faz, casada, tem um filho de 3 anos chamado Davi. Gêmea de Alessandra, Alexandra tem mais uma irmã - Eliandra (mais velha e conselheira).
Alexandra é muito vaidosa, e desde os 11 anos ela mesmo fazia seu cabelo, unhas e continuando até hoje.

Morando em Maricá há 6 anos, nasceu e cresceu em São Gonçalo, onde morou até completar seus 15 anos. É literalmente uma guerreira. 
No seu primeiro ano de faculdade só faltou duas vezes e foi por motivo de saúde do seu filho e como prêmio e compensação pelo seu enorme esforço, passou direto em todas as matérias.
Com muita garra e determinação, tem conquistado muitas coisas boas, como na profissão de modelo. Com 15 anos começou como modelo fotográfica na divulgação de uma loja de roupa em Maricá, mas pelo fato da gravidez, parou, porém o sonho de ser modelo e até miss nunca saiu do seu coração! Nos seus melhores sonhos, ela se vê sendo coroada miss.


Em 2017 resolveu voltar a lutar pelos meus sonhos e objetivos, voltando a modelar para propagandas de lojas, maquiadores e fotógrafos e ensaio temáticos. Nas seleções, é escolhida pela facilidade nas fotos e pela sua simpatia e beleza.
Pela sua garra, determinação e beleza, Alexandra Santos foi escolhida a GATA DO BARÃO do mês de janeiro.

ABUSOU, DANÇOU!


São inúmeras a irregularidades cometidas por MAUSTORISTAS (motoristas que não respeitam as leis do trânsito) em todo o país. Em Maricá, infelizmente não é diferente.
Mas os novos agentes de trânsito junto com os guardas municipais além de orientando, vem fazendo cumprir as normas básicas mínimas do CTB - Código de Trânsito Brasileiro.
Nossa reportagem flagrou na manhã da sexta feira (19/01), na avenida Nossa Senhora do Amparo, na vaga para portadores de deficiências físicas (em frente à Câmara de Maricá), um BUGRE (????) estacionado no local.
Depois de tentar achar o proprietário do veículo, os agentes de trânsito acionaram a Guarda Municipal, que além de lavrar a multa, chamou o reboque para levar o veículo para o depósito municipal.

PREFEITURA E DTA ASSINAM PROTOCOLO DE INTENÇÕES DO PORTO DE JACONÉ

Protocolo para garantir vagas de maricaenses para Porto de Jaconé será assinado nesta segunda feira


Nesta segunda-feira (22/01), às 14h, a Prefeitura de Maricá e a DTA Engenharia, responsável pelas futuras instalações do Terminal Portuário de Ponta Negra, assinam protocolo de intenções, em solenidade no Cine Teatro Henfil, no Centro. O documento tem o objetivo de assegurar a mão de obra a ser contratada e o emprego aos moradores do município com o início das construções.

O protocolo terá três eixos centrais: a criação, através da Secretaria de Indústria e Portuária, da Central de Cadastramento de Mão de Obra para atividades industriais e portuárias; a criação do Fundo Municipal da Qualificação Profissional destinado a receber recursos da Prefeitura, da DTA Engenharia e de terceiros que venham a aderir ao protocolo para investimentos em programas; e ações voltadas a cursos de qualificação profissional em áreas com demanda de emprego pelo porto.

Por fim, o termo também vai prever a formatação do “FIES” da Qualificação Profissional, que também será viabilizado através dos recursos do Fundo Municipal da Qualificação Profissional. A medida vai permitir que o cidadão acesse a cursos que não serão oferecidos gratuitamente no município que são essenciais para o preenchimento das vagas de empregos que serão geradas pelo empreendimento tanto no setor industrial, quanto no portuário, além de petróleo e gás.

“Trata-se de uma ação fundamental do nosso trabalho de transformar Maricá em uma cidade com cada dia maior capacidade de gerar oportunidades aos maricaenses com qualificação profissional e investindo no futuro das famílias”, avalia o prefeito Fabiano Horta.

O presidente da DTA Engenharia, João Acácio Gomes, reafirma a importância do protocolo. “A DTA Engenharia demonstra que está ciente da sua responsabilidade social e do quanto pode contribuir para a geração de qualificação, emprego e renda para os moradores da cidade”, afirma.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

ELEIÇÕES PARA O SUBCOMITÊ MARICÁ-GUARAPINA – MANDATO 2018-2020


Iniciou-se nesta 2ª feira, dia 15 de janeiro, o prazo de inscrição, com término no dia 29 do mesmo mês, para o mandato 2018-2020 de membros do Subcomitê do Sistema Lagunar Maricá-Guarapina (SSLM-G), que faz parte do Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá (CBHBG). O Subcomitê Maricá-Guarapina é uma entidade colegiada que atua na forma de gestão descentralizada e participativa, com atribuições consultivas, normativas e deliberativas, de nível regional. Seu objetivo é gerenciar os recursos hídricos da bacia hidrográfica do sistema lagunar, compatibilizando sua preservação com o desenvolvimento regional e com a proteção do meio ambiente, com base no Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERHI).
O Subcomitê segue as normas que se encontram no Regimento Interno descrito na página http://www.inea.rj.gov.br/cs/groups/public/@inter_digat_geagua/documents/document/zwew/mtq0/~edisp/inea0144778.pdf 
São membros as entidades/organizações/empresas/órgãos inseridas em um dos 3 setores: Poder Público, Usuários e Sociedade Civil, que indicam representantes titulares e substitutos. O Subcomitê Maricá-Guarapina é composto por 15 membros titulares e 15 membros suplentes, divididos igualitariamente pelos 3 setores.
Caso sua entidade se interesse em participar deste pleito, envie um e-mail para nós que lhe encaminharemos o Edital Eleitoral e seus Anexos. 

Comissão Eleitoral / Coordenação Geral

Procon de Maricá ganha reforço da Delegacia de Defesa do Consumidor


A partir de agora os fornecedores e prestadores de serviços de Maricá que desrespeitarem de forma reincidente o Código de Defesa do Consumidor poderão responder a inquéritos policiais. Isso é possível porque o Procon de Maricá firmou na última quarta-feira (17/01) uma parceria com a Delegacia Especial de Crimes Contra o Consumidor (DECON) – departamento responsável por reprimir crimes contra abusos nas relações de consumo. O encontro aconteceu na sede da delegacia, localizada na Cidade da Polícia, na Zona Norte do Rio.

A parceria foi requisitada após o Procon municipal constatar que alguns prestadores de serviços, principalmente os supermercados, não se adequaram ao Código de Defesa do Consumidor e continuam vendendo mercadorias fora da validade e de procedência duvidosa, mesmo depois de o órgão realizar várias ações educativas na cidade.

Segundo a coordenadora do Procon, Angélica Spíndola, apesar de grande parte dos estabelecimentos se preocupar em prestar um serviço de qualidade, ainda existem aqueles que insistem em não cumprir com a legislação. “Nós precisamos que a delegacia esteja presente acompanhando o Procon, não só na questão de repressão, mas também na questão educativa para que haja uma afinidade de todos os órgãos. Agindo assim, conseguimos fazer com que a relação de consumo na cidade seja adequada e que a população possa ser respeitada”, disse.


O delegado titular da Delegacia do Consumidor, Ricardo Barbosa, parabenizou o Procon de Maricá por realizar ações educativas nos estabelecimentos e por construir uma harmonia entre o consumidor e o prestador de serviços por meio do programa “Procon Concilia”.

“É importante ter esse caráter educativo e essa atuação já está sendo realizada pelo Procon municipal. Essa união com a Delegacia do Consumidor vai reforçar mais ainda a educação e, em casos de reiteração por parte de comerciantes e atitudes que contrariem normas do código de defesa, a delegacia está à disposição para atuar em conjunto com o Procon de Maricá”, afirmou o delegado.

Ricardo Barbosa reforçou que caso seja descumprida a legislação o responsável pelo estabelecimento poderá ser preso. “Se for verificado em fiscalização que o comerciante está vendendo produtos impróprios ao consumidor, isso é um crime capitulado na lei 8.137 que estabelece prisão. Então, ele vai ser autuado em flagrante, trazido para a Delegacia do Consumidor e responderá por essa prática criminosa”, alertou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Allan Novais, destacou a importância da união do órgão do Governo do Estado com o Procon. “É muito importante ressaltar que o Procon não é e nem deve agir apenas como órgão fiscalizatório e com caráter punitivo. Deve ser um agente de promoção do equilíbrio nas relações de consumo, buscando sempre agir de forma razoável, proporcional e orientando também os fornecedores acerca de seus deveres”, disse.

Ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Procon funciona na sede da Prefeitura de Maricá – Rua Álvares de Castro, 346, Centro – e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para fazer qualquer denúncia, reclamação ou tirar dúvidas é só ligar para o número 2634-1342.



Fotos: Luis Fernando da Silva

Sancionada lei que cria gratificação para motoristas da EPT

Ônibus mais antigos da frota dos vermelhinhos estão sem ar condicionado
A Empresa Pública de Transporte (EPT) vem prestando um bom serviço para os moradores de Maricá com transporte público gratuito. Visando melhorar ainda mais esse trabalho, foi sancionada lei que institui gratificação por desempenho operacional destinada aos motoristas da autarquia.

A gratificação de 30% é destinada ao servidor titular de cargo efetivo de motorista. O aumento no valor do vencimento-base do cargo será fixado mediante produção mensal comprovada por meio de relatório.

Segundo a lei, a gratificação tem como finalidade estimular a produtividade dos servidores. Serão analisados alguns pontos do efetivo trabalho dos funcionários, como pontualidade, qualidade no trabalho, presteza, assiduidade, trabalho em equipe, entre outros. 

Prefeitura de Maricá cria Fundo Soberano para garantir futuro pós royalties


Primeira colocada no ranking nacional de municípios em termos de arrecadação de royalties do petróleo em 2017, Maricá (RJ) deu um passo concreto no sentido de transformar uma receita finita em um benefício permanente para a cidade e as próximas gerações de moradores. Aprovada em  14 de dezembro último, a lei 2785/2017 criou o chamado Fundo Soberano de Maricá (FSM).  De acordo com o prefeito Fabiano Horta, o fundo soberano receberá mensalmente aporte correspondente variável, na faixa entre 1% e 5% do valor total da arrecadação (a soma do que é pago como royalties e as participações especiais), dependendo do volume recebido.  “A ideia é iniciar com algo em torno de R$ 30 milhões no fundo por mês”, afirma Fabiano, que espera iniciar os depósitos em no máximo 60 dias.

O decreto para a regulamentação da lei está sendo elaborado. “Pelos nossos cálculos, se fizermos os aportes pelo teto de 5%, em dez anos teremos um montante de mais de R$  1,1 bilhão”, calcula Fabiano. O FSM será a garantia de que o recurso com a exploração dos royalties, que é finito, continue gerando riquezas para a cidade mesmo depois que a produção de petróleo entrar em declínio, fato ainda longe de acontecer. No momento Maricá vem sendo beneficiada com o aumento da exploração dos campos petrolíferos do pré-sal - a cidade tem 49% de confrontação do principal campo, Lula. “O Fundo Soberano deverá servir ainda para a manutenção das redes de proteção social criadas pela Prefeitura, como  os programas de transferência direta de renda (Cartão Mumbuca), ou ainda o sistema de transporte público gratuito de Tarifa Zero (modelo implantado há três anos com os ônibus da Prefeitura, conhecidos como ‘Vermelhinhos’), entre outros setores estratégicos”, acrescenta o prefeito.

Segundo o secretário municipal de Orçamento, Planejamento e Gestão, Leonardo Alves, parte do FSM funcionará, ainda, como fundo garantidor para contratos de concessão administrativa ou patrocinada – como é o caso das Parcerias Público Privadas (PPP) e Público Públicas, em um teto máximo estabelecido pela lei de 30%. “Para que o município consiga trazer grandes parcerias com a iniciativa privada, além do serviço social que o fundo vai proteger, também servirá de garantia para que empresas invistam no município”, explica Leonardo, que calcula reunir em torno de R$ 300 milhões nessa rubrica.  

Fundos desse tipo existem em todo o mundo, sendo que o da Noruega, também relativo à exploração petrolífera, é considerado o maior de todos, tendo ultrapassado a cifra de US$ 1 trilhão. No FSM, o projeto prevê várias formas de rentabilidade além dos depósitos propriamente ditos, como a da aplicação financeira, entre outros. “O objetivo com o fundo é no futuro fazer com que o seu rendimento garanta o custeio e parte dos investimentos do município”, completa  Leonardo Alves.

Foto: LSM

Maricá tem 98% da população vacinada contra febre amarela

Prefeitura mantém vacinação contra doença em todos os postos de saúde


A população de Maricá não tem motivos para se preocupar com os casos de febre amarela notificados em municípios do Estado do Rio. Em 2017, uma ampla campanha da Prefeitura imunizou 98% da população, ou seja, mais de 147 mil pessoas, com a dosagem completa da vacina contra o vírus da febre amarela.

Além disso, a cidade está preparada para vacinar as pessoas que ainda não se imunizaram. Todos os postos de saúde vão vacinar de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h. A Unidade de Emergência Santa Rita 24 horas, na Rua 83, no Jardim Atlântico, em Itaipuaçu, também fará a vacinação nos finais de semana. O morador deve procurar a unidade mais próxima de sua residência para se vacinar.

“A nossa população está vacinada. A gente já fez a cobertura vacinal. A vacinação nunca parou em Maricá desde o ano passado. Mesmo assim, todos os postos estão com vacinas para febre amarela”, afirma a secretária de Saúde, Simone Costa.

Maricá foi dispensada pelo Estado do Rio de participar do Dia D de Vacinação contra Febre Amarela que acontecerá no dia 27/01 por estar com 98% de cobertura da população vacinada. No entanto, a unidade Santa Rita, em Itaipuaçu, irá vacinar durante todo o sábado (27/01).

“As ações tomadas em 2017 com o cinturão de bloqueio na região atingida com um caso da doença e logo depois a vacinação em massa em toda a cidade foram conclusivas para que, hoje, Maricá esteja em uma situação bem diferente da que vive várias cidades do Estado. É importante que a população saiba disso e, em caso de dúvidas, procure um posto de saúde mais próximo da sua casa”, afirma o prefeito Fabiano Horta.

Em 2017, após o Estado confirmar um caso de febre amarela em Maricá, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, montou um cinturão de bloqueio com vacinação em todos os bairros. A cobertura da imunização foi feita com aplicação das vacinas em todos os postos de saúde e também através de buscas ativas nas residências.

Preciso tomar a vacina novamente?


De acordo coma a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), quem já foi vacinado pelo menos uma vez contra a febre amarela não precisa fazer uma nova visita ao posto de saúde. A avaliação sobre a vacina mostrou que uma única dose é suficiente para proteger contra a transmissão da febre amarela.

Até alguns anos atrás, a recomendação era de que a vacina fosse renovada de dez em dez anos, mas em 2014 a Organização Mundial da Saúde (OMS) mudou sua orientação quando concluiu que o reforço da dose não é necessário para manter a proteção contra a doença.

No início de 2017 o Brasil adotou a recomendação da OMS.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Itaipuaçu e Ubatiba recebem novos módulos de segurança


Com a instalação, nesta segunda-feira (15/01), de dois novos módulos de segurança em Itaipuaçu e em Ubatiba, começa a ser fechado o cinturão de policiamento que visa reprimir ações criminosas em Maricá. Os equipamentos, que também já estão instalados em Santa Paula, Bambuí, Inoã e Centro, fazem parte do Sistema Integrado de Segurança Pública, e contam com Guardas Municipais e Policiais Militares do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS).

A dinâmica de funcionamento das bases conta com um plantão em regime de 24h, apoio logístico de viaturas, agentes de segurança e orientadores. Para garantir a segurança dos  agentes em relação a ocorrência de raios, os módulos contam com um sistema de proteção composto por hastes de aterramento. São dispositivos revestidos de cobre que faz a proteção contra descargas elétricas. O secretário de Segurança, Celso Netto, disse que, por semana, são instalados dois módulos na cidade. “Assim que são instalados já começam a operar. Com dois por semana, eu consigo organizar a logística e garantir um bom atendimento a população”, destacou o secretário.

Distribuidor de mercadorias em um sacolão que fica ao lado da unidade implantada na Estrada dos Cajueiros, Reginaldo Lourenço, de 26 anos, aprovou a novidade. “Agora vamos ter a segurança reforçada. Já estávamos ficando com medo de alguns casos de assalto. Agora vai melhorar. O bom é que mais segurança significa mais clientela”, disse.

Os próximos bairros contemplados serão o Recanto (em Itaipuaçu), Marine (em São José de Imbassaí) e Jaconé. “Enquanto aguardamos a instalação dos outros módulos, viaturas serão utilizadas para fazer este anel de segurança. No caso da unidade do Recanto, por exemplo, estamos apenas aguardando a licença ambiental para fazer a implantação”, finalizou Netto.

Maricá volta à normalidade após temporal


Após as fortes chuvas que atingiram Maricá na noite desta segunda-feira (15/01), cerca de 300 homens da Secretaria de Conservação atuam desde as 20h desta segunda-feira (15/01) na retirada de 114 árvores das vias, em regiões como Itaipuaçu (entrada do MCMV e Serra da Tiririca), Bananal, Rua 90 em Cordeirinho, Centro, Parque Eldorado, Parque da Cidade, Pedreira, Flamengo, Nova Metrópole, Bairro da Amizade, Caju, Jacaroá e Gamboa. Foram 43 milímetros de chuva em uma hora e meia (19h às 20h30) e ventos fortes que chegaram a 80km/h, com rajadas de 100 km/h. Ninguém ficou ferido ou desalojado.


“A situação está absolutamente sob controle. Tivemos um volume e uma intensidade de vento e chuva muito fortes. Derrubou muitas árvores na cidade como um todo. Desde ontem à noite, as nossas equipes da Conservação, da Defesa Civil e Obras estavam nas ruas desobstruindo vias e junto a Enel, que reforçou a quantidade de prestadores de serviços aqui, conseguimos religar alguns pontos da cidade que estavam sem energia elétrica”, disse o prefeito Fabiano Horta que acompanhou os trabalhos durante a madrugada.

Oito retroescavadeiras, oito caminhões caçambas, quatro caminhões com carroceria de madeira e cinco equipes de poda estão sendo utilizados para a remoção dos entulhos.


“A cidade já está limpa e estamos monitorando as condições climáticas diariamente. Foi uma intensidade muito grande num período de tempo muito curto. Não houve nenhuma área de alagamento. Houve destelhamento de residências, mas nada que gera alguma natureza de alarde ou catástrofe”, conclui o prefeito.


As intervenções de limpeza em diversos rios, córregos e canais, e o alargamento da rede de drenagem realizado em junho do ano passado pela Secretaria de Obras, surtiram efeito. “Ficamos de prontidão durante a tempestade, toda nossa rede de drenagem funcionou. Apenas o Canal da Cedae, no Centro, ficou acima do nível, o que ocasionou pontos de alagamento na frente do Colégio Cenecista”, explicou o subsecretário de Obras, Dalton Vilela, que disponibilizou 50 funcionários da pasta para auxílio no trabalho de limpeza.


“Ainda estamos nas ruas, e se for preciso, vamos criar um plantão para que até esta noite a cidade esteja completamente em ordem”, afirmou o coordenador geral da secretaria de Conservação, Rodrigo Fagundes.

Até o momento, a Defesa Civil recebeu 22 chamados para retirada de galhos, árvores e postes caídos ou telhas em fiações. Para chamadas de emergências o telefone da Defesa Civil é (21) 2637-1999 ou 199 e da Secretaria de Conversão é 0800 239 633.