terça-feira, 24 de outubro de 2017

PREFEITURA ENTREGA POSTO DE SAÚDE NO MCMV DE ITAIPUAÇU, PAGANDO DÍVIDA DO GOVERNO ANTERIOR

Condomínio Minha Casa Minha Vida de Itaipuaçu, em Maricá, ganha Unidade Básica de Saúde
 


O governo de Fabiano Horta paga mais uma dívida herdada do governo anterior e desta vez, foi no Minha Casa Minha Vida de Itaipuaçu.
Quando da entrega feita pelo governo federal, a contrapartida que coube à prefeitura (governo de Washington Siqueira, o Quaquá) seria entregar um posto de saúde, uma creche comunitária e um posto de segurança que serviria a Guarda Municipal e que já foi tema de diversas denúncias e matérias feitas pelo Barão de Inohan, porém, nada foi feito pela prefeitura no governo passado.
Para resgatar essa dívida com a população, a Prefeitura de Maricá entregou na manhã desta terça-feira (23/10) aos moradores do Residencial Carlos Marighella, a nova Unidade Básica de Saúde que vai atender cerca de duas mil famílias. Serviços como atendimento pré-natal, planejamento familiar, atendimento em ginecologia, vacinação, curativos, aferição de pressão, exames médicos diversos, atendimentos de emergência, poderão ser acessados pelos moradores. A nova unidade faz parte da estratégia de saúde de aproximar os serviços de saúde na atenção básicas à população. 
O prefeito Fabiano Horta, acompanhado da primeira-dama Rosana Horta, destacou a importância da unidade. “Os moradores do condomínio Carlos Marighella e região ganham hoje um posto de saúde que, com certeza salvará vidas”, afirmou Fabiano. “Nós ficamos muito felizes porque quem é da área de saúde sabe a importância absoluta de uma unidade dessa para que a saúde verdadeiramente se estabeleça”, completou. 
O prefeito adiantou, ainda, que até dezembro deste ano o Posto de Saúde de Santa Rita, em Itaipuaçu, terá o seu atendimento 24h restabelecido. “Em breve vamos restabelecer no posto de Santa Rita o atendimento 24 horas. Isso deve acontecer já na primeira semana de dezembro (a promessa anterior seria para maio deste ano, mas impasses com o governo federal atrasaram o processo). Esse é o nosso compromisso. Estou falando de um conjunto de atendimento de emergência que essa região precisa”, concluiu.

De acordo com a secretária de Saúde, Simone Costa, a unidade de atendimento básico do condomínio Minha Casa Minha Vida é única. ”Em nenhum condomínio a gente consegue montar uma  estratégia de saúde da família como a que está sendo inaugurada hoje. Nós vamos poder avaliar todos os moradores e tratar a doença antes que ela aconteça. Esse é o nosso objetivo”, afirmou Simone. “Os moradores são os nossos fiscais. São eles que vão nos dizer se o atendimento está funcionando, se a necessidade de cada um dos moradores está sendo atendida. Embora aqui esse não seja um posto de emergência, nós vamos atender a urgência do paciente”, garantiu Dra. Simone. 
Uma das médicas responsáveis pela nova unidade falou sobre o mapeamento da saúde dos moradores. “Nós temos uma expectativa muito boa em relação ao nosso trabalho nesta nova unidade porque é um lugar fácil para mapear as famílias, além de que a maioria dos  agentes comunitários de saúde residem no local. O nosso grande objetivo é estar próximo das famílias”, afirmou a Dra. Marluci Jucá. 
Participaram da solenidade a deputada Estadual Rosângela Zeidan, o presidente da Câmara Aldair de Linda, secretários municipais, vereadores, entre outras autoridades municipais.