Após a devolução de supostamente 30 mil vacinas H1N1 que deveriam ter começado a ser usadas na vacinação dos grupos de risco a partir desta segunda feira 25 de abril, o vereador Dr, Felipe Auni, sabendo do problema, e sabendo que a prefeitura devolveu ao estado as vacinas pois não estariam em temperatura ideal para serem usadas nos pacientes, fez requerimento a prefeitura (prefeito), secretaria municipal de saúde e a secretaria estadual de saúde para saber ao certo o que aconteceu e quantas vacinas vieram, pois os números estão desencontrados.
Segundo informações, as vacinas teriam chegado na quarta feira à tarde (20 de abril, antes do feriadão de Tiradentes) e armazanadas em frezzer numa sala do posto de saúde central de Maricá.
Estas teriam ficado no local na quinta 21, sexta 22, sábado 23 e domingo 24, para começarem a sser usadas na manhã da segunda feira 25, quando todo o estado começou a campanha de vacinação do H1N1.
Mas foi constatado que as vacinas não estariam na temperatura de armazenamento (de 2 a 8 graus centigrados) e foram devolvidas ao estado com a prefeitura abrindo sindicância para ver onde aconteceu a irregularidade.
Em nota, o setor de comunicação da prefeitura disse que as vacinas vieram em boas condições do estado mas por problemas de armazenamento foram devolvidas ao estado para análise para se saber se poderão ser utilizadas.
O vereador Dr. Felipe Auni esteve no posto de saúde central e foi recebido pela administradora do posto - Sra Thays (que proibiu a entrada do jornal Barão de Inohan) além de proibir fotos no local.
Felipe constatou em conversa com a administradora que o posto necessita de um gerador para garantir que vacinas fiquem armazenadas em segurança e que deveriam ter um espaço próprio para este armazenamento e não apenas dividir espaço com outros produtos hospitalares.
Segundo denúncias, cerca de 30 mil vacinas teriam sido recebidas e devolvidas por má armazenagem, mas a administardora não confirmou o número, achando exagerado e afirmou que deveriam ter cerca de 12 mil vacinas.
Segundo denúncias, cerca de 30 mil vacinas teriam sido recebidas e devolvidas por má armazenagem, mas a administardora não confirmou o número, achando exagerado e afirmou que deveriam ter cerca de 12 mil vacinas.
Felipe Auni também deu depoimentos a Band News e CBN.
Segundo a prefeitura, a vacinação começará nesta quarta feira 27 de abril.
BARÃO DE INOHAN REGISTRA UM POSTO DE SAÚDE LARGADO E IMUNDO
Enquanto aguardava o vereador Felipe Auni ouvir a administradora Thays, pois sua reportagem foi proibida de acompanhar o vereador, andamos pelo posto de saúde e vimos um local sujo, sem o mínimo de assepsia, com locais imundos indignos de um local que lida diretamente com a saúde, inclusive de recém nascidos.
Confira a video: