Após vídeos em redes sociais, alguns enviados para a redação do Barão de Inohan que gerou matéria falando dos 'turistas do prefeito Washington Siqueira (o Quaquá) que quase todos os dias proporcionam brigas, arrastões, badernas em Ponta Negra (https://obaraoj.blogspot.com/2026/01/acabaram-com-paz-de-ponta-negra.html), o CIOSP (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), através de suas centenas de câmeras espalhadas por toda a cidade, conseguiram interceptar mais um ônibus vermelhinho a caminho e PONTA NEGRA e prender 14 elementos sendo 10 adolescentes (a maioria já com passagem pela polícia) e 04 maiores de idade (todos com passagem).
Policiais da 6ª Cia fizeram a detenção e levaram os meliantes para a 82 DP.
Os mesmos moradores que enviaram os vídeos das badernas, agradeceram a reportagem do Barão de Inohan (matéria e vídeo - reproduzido abaixo), dizendo que pela primeira vez tiveram dias de paz após a matéria que além de trazer parte da solução, foi replicada por outras mídias, como a InterTV.
Ônibus Vermelhinhos terão botão do pânico contra vandalismo e violência
Após os atos de vandalismo registrado desde o final de 2025 em Maricá e tendo maior relevância após as badernas em Ponta Negra registrada por moradores e motivo de matéria do Barão (https://obaraoj.blogspot.com/2026/01/acabaram-com-paz-de-ponta-negra.html), a prefeitura anunciou que os ônibus Vermelhinhos passarão a contar com um novo dispositivo de segurança: um botão do pânico, que poderá ser acionado pelo motorista em situações de risco, como violência, assaltos, atos de vandalismo ou qualquer emergência.
Ao ser ativado, o equipamento envia um alerta em tempo real para o CIOSP - Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, que imediatamente repassa a ocorrência às equipes de rua da Polícia Militar ou da Guarda Municipal, permitindo resposta rápida e coordenada.
Segundo o secretário de Segurança Cidadã, coronel Julio Veras, a medida tem caráter preventivo. “Este botão é uma proteção tanto para motoristas quanto para passageiros. Em qualquer situação de emergência, os agentes conseguem localizar o veículo rapidamente e prestar apoio”, afirmou.
O sistema também permitirá monitoramento mais eficiente das ocorrências dentro do transporte público, auxiliando no combate ao vandalismo e na identificação de responsáveis por danos aos coletivos.
A Secretaria de Segurança Cidadã informou que o dispositivo será instalado gradualmente em toda a frota municipal, como parte do reforço das políticas de segurança no transporte gratuito de Maricá.




