quarta-feira, 28 de maio de 2025

PROF. KÁTIA CRUZ RECEBE MOÇÃO DE APLAUSOS E SOLIDARIEDADE


A sessão ordinária da Câmara dos Vereadores de Maricá, na quarta feira 28 de maio de 2025, a professora Kátia Cruz que foi absurdamente exonerada pelo atual prefeito sem informar os devidos motivos (o que revoltou a comunidade escolar e todos que conhecem a grande mulher - e seu potencial como profissional), foi agraciada com uma moção de APLAUSOS E SOLIDARIEDADE reconhecendo seu brilhante trabalho pela educação de Maricá e abraçando (se solidarizando) neste momento onde uma grande profissional é 'massacrada' sem a mínima chance de defesa.

Após a cerimônia, em suas redes sociais a professora agradeceu:

"Excelentíssimo Senhor Vereador Netuno, 

Excelentíssimos Senhores Vereadores,

Senhoras e Senhores,

Famílias, Alunos, Comunidade de Maricá.

Hoje, acima de tudo grata e honrada por receber esta Moção de Aplausos, proposta pelo Vereador Ricardo Netuno, a quem registro meu mais sincero agradecimento e também a outros demais vereadores desta Casa, que acolheram e reconheceram o trabalho que desempenhei, com dedicação e amor como a primeira diretora geral  à frente do CEPT Leonel de Moura Brizola e também do CEIM Professor José Carlos de Almeida e Silva, assim como dirigi por 4 anos a Escola Municipal Darcy Ribeiro em Inoã, atuei também como coordenadora do antigo Curso Técnico em Edificações do Colégio Joana Benedita Rangel, como Orientadora Educacional e outras escolas mais, onde fui professora nesta rede de Ensino, sempre no "chão da escola".

Este momento não é só meu. Ele pertence a cada aluno, a cada família, a cada colega professor e à todos que acreditaram, comigo, que a educação transforma vidas e que é possível fazer diferente, mesmo diante das duras dificuldades que é a realidade de escolas públicas.

No tempo em que estive à frente do CEPT, tivemos conquistas que são motivos de orgulho para a educação de Maricá desde a difícil tarefa de aprontar o prédio para inauguração (precoce), lutamos por várias melhorias de infraestrutura (principalmente a climatização e a cozinha industrial) iniciamos a expansão do Tempo Integral, melhoramos as notas dos alunos, implantamos laboratórios que deram qualidade ao Tempo Integral, fechamos acordos com províncias da China dentro do Programa Maricá Interfronteiras que possibilitou ensino qualitativo de cultura e língua chinesa, proporcionando não apenas ensino, mas acolhimento, pertencimento e esperança de um futuro melhor. No Colégio Darcy Ribeiro, conseguimos elevar a nota no IDEB e melhorar significativamente as relações entre os alunos, comunidade e professores, resultado que só foi possível graças a uma equipe comprometida, alunos engajados e famílias que confiaram no nosso trabalho.

Porém, Senhoras e Senhores, não posso deixar de registrar que minha saída da direção do CEPT foi marcada por injustiças (de diversas frentes). Infelizmente, narrativas unilaterais foram levadas ao atual prefeito de Maricá, que, sem jamais ter me procurado para ouvir meu lado, aceitou essas narrativas e me exonerou do cargo de diretora sendo completamente parcial no caso em questão. Nenhuma sindicância justa ou motivada foi instaurada; nenhuma consulta ao Conselho Escolar foi considerada, mesmo tendo este aprovado todas as nossas ações da escola. O que lamento não é a exoneração em si, pois o chefe do executivo tem essa prerrogativa, muito embora estive em curso o mandato de 3 anos advindo de Consulta à comunidade escolar que foi ignorado por ele, mas o silêncio, a falta de diálogo e a ausência de respeito com um trabalho sério, cujos resultados falam por si, de um governo que se diz do povo e democrático. Jamais fui ouvida e o devido processo legal e as garantias que deveríamos ter por Lei são desconsideradas neste município

Ainda assim, não carrego rancor. Carrego gratidão. Gratidão aos alunos, às famílias, aos colegas, à comunidade escolar e, especialmente, a esta Casa Legislativa, que hoje reconhece meu esforço, minha dedicação e minha luta pela educação de Maricá.

Agradeço, de forma especial, ao Vereador Ricardo Netuno, por esta homenagem, e à todos os vereadores que a aprovaram. Agradeço aos meus alunos, que me ensinaram o verdadeiro sentido de ser educadora. Agradeço às famílias, que depositaram sua confiança em mim e em nossa equipe. Se nem tudo saiu perfeito, é importante ter a consciência de que escola pública é LUTA, que nem sempre o que queremos ou o que precisamos para desenvolver um bom trabalho, é a nossa realidade. 

E, por fim, como servidora pública que sou há 26 anos reafirmo meu compromisso com a educação de Maricá: continuo à disposição desta cidade, pronta para contribuir, onde for chamada, para melhorar a qualidade do ensino, elevar a qualidade de nossa educação e transformar vidas por meio da educação. Retorno a outra unidade de ensino e desenvolverei com mesmo afinco minhas funções

Porque, para mim, Maricá é muito mais que um município. Maricá é a casa onde plantei sementes aos meus 18 anos ingressando no quadro de servidores públicos através de concurso, vi florescer projetos e onde quero continuar trabalhando por uma educação pública de qualidade.

Muito obrigada!"

A PR PRODUÇÕES através do jornal BARÃO DE INOHAN e do Informativo CULTURARTE, parabenizam a professora KÁTIA DE OLIVEIRA CRUZ pela seu brilhantismo profissional e ilibado caráter pessoal!