Dois documentos obtidos por meio do Portal da Transparência revelam que a Prefeitura de Maricá autorizou, em maio de 2025, o empenho de mais de R$ 100 mil em compras com recursos oriundos dos royalties do petróleo, incluindo a aquisição de chocolates para um evento e despesas genéricas com material de consumo.
No dia 15 de maio, foi emitido o empenho nº 177/2025, no valor de R$ 67.620,00, para a compra de 3 mil unidades de chocolates em barra e 100 pacotes de chocolate em pó. A justificativa foi o “lançamento da marca AMAR”, realizada por meio de dispensa de licitação. A maior parte do valor refere-se a barras de chocolate no valor unitário de R$ 25,78, o que levantou questionamentos nas redes sociais sobre o custo e a real necessidade da aquisição.
Já no dia 12 de maio, o empenho nº 175/2025, no valor de R$ 34.000,00, foi autorizado para “material de consumo” da Companhia Maricá Alimentos, vinculada à Biotec Maricá. A dotação orçamentária utilizada também é de recursos dos royalties. O documento, no entanto, não detalha quais materiais foram adquiridos, apenas informa que o valor ainda não foi liquidado nem pago.
As despesas chamam atenção por utilizarem verbas oriundas da exploração de petróleo, que, em tese, deveriam estar sendo direcionadas a políticas públicas estruturantes e de longo prazo. O uso de royalties em ações promocionais e sem detalhamento claro reforça a necessidade de maior transparência e debate sobre a aplicação desses recursos em Maricá, especialmente diante da dependência do município dessas receitas, matérias sempre colocadas em plenário pelo vereador Ricardo Netuno.
LANÇAMENTO DA MARCA 'AMAR'
A BIOTEC realiza, na segunda feira 26 de maio - aniversário de 211 anos de Maricá - o lançamento da marca AMAR (Companhia Maricá Alimentos) em evento na praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. A nova empresa pública terá como foco a indústria agroalimentar, segundo informações, privilegiando o produtor maricaense. Porém, de início (e isso nos preocupa bastante), a AMAR já está demonstrando que chegou apenas para transformar o produto bruto comprado de outros lugares em produtos para a venda ao consumidor final, como o café da foto acima, uma vez que Maricá não tem plantações de café e muito menos faz o beneficiamento do mesmo, mas a empresa estará lançando o CAFÉ AMAR torrado e moído (será que ao menos isso será feito em Maricá?)
baseado em matéria do MaricáInfo