segunda-feira, 26 de maio de 2025

MARICÁ 211 ANOS: DENÚNCIAS DE ASSÉDIO, LICITAÇÕES INDEVIDAS SACODEM EPT


Maricá está vivendo nos últimos meses sobre a sombra do medo, das incertezas, das 'vinganças', das exclusões, do disse me disse, das insatisfações, das ameaças!!!

As denúncias de assédios morais, profissionais e psicológicos se multiplicam dia a dia em vários setores do executivo municipal. Nesse ponto, o legislativo municipal ainda é um oásis de respeito e segurança e assim esperamos que se mantenha.

Comissionados insatisfeitos com ameaças vindas agora da EPT (Empresa Pública de Transporte) vem entrando em contato com a redação do jornal Barão de Inohan e passando informações de desvios de conduta perpetrados por dirigentes dentro da autarquia, à qual sempre tivemos o maior respeito e consideração e vimos nascer desde a época da MPT (Maricá Transporte Público) e sem falsa modéstia, somos talvez o único jornalista a conhecer a verdadeira história da EPT (antes MPT) que nasceu sem a intenção de ser Tarifa Zero (vocês lembram ou sabiam disso?).

Nem mesmo o atual presidente (Celso Haddad) já no posto há pouco mais de 6 anos, sabia da história desde o início e em uma conversa que virou entrevista para o jornal Barão de Inohan, feita no dia 16 de dezembro de 2019 (um dia após o início da implantação dos ônibus alugados pela EPT da Viação Nossa Senhora do Amparo), sabia de toda a história, e estamos sempre dispostos a falar e contar tudo (por sinal, um bela história).

DENÚNCIAS

Mas infelizmente as denúncias de censura e assédio moral, de exonerações de funcionários que estavam na autarquia desde o seu início, por novos funcionários vindos do Rio de Janeiro e de outras cidades no início de 2025 (que muito pouco conhecem a cidade) e dos problemas no tráfego que vem aumentando desde a saída do antigo diretor João Brito (querido por todos e que conhecia tudo sobre as linhas da EPT, hoje alocado na secretaria de transportes) vem aumentando.

A reportagem do jornal Barão de Inohan, primeiro lamenta que a autarquia hoje viva também sobre a sombra do medo e receios, mas já tentou sem retorno, falar com o diretor de tráfego José Paulo, com o presidente Celso Haddad e até mesmo do secretário de transporte André Casquinha que é citado nas denúncias.

Desde já, deixamos claro que CEDEMOS o espaço que for necessário para que as partes citadas nesta matéria façam os contrapontos e as devidas considerações e defesas. 

Uma das inúmeras denúncias que recebemos e que nos chamou mais atenção foi a seguinte:

"Bom dia Pery, a EPT está vivendo em uma época de incompetência e ditadura por parte do Presidente Celso Haddad e o diretor José Paulo, estão proibindo de funcionários ter contato com o ex diretor Brito, deixando no ar quem descumprir pode ocorrer sanções (exoneração)

A incompetência é declaradamente comprovada por vários casos, vou citar alguns que já foram exposto na mídia:

O caso dos ônibus novos que foram comprados sem licitaçãosuper faturados e com motor não compatível com a carroceria, fato amplamente divulgado por Ricardinho Netuno e que mesmo com todas as provas foi arquivado misteriosamente, quem assinou foi a cunhada do Celso Haddad a licitação fraudulenta, logo assim que saiu a reportagem, o Celso exonerou as duas cunhadas que faziam parte da diretoria (nepotismo puro), resumindo como os ônibus não tem motor compatível com a carroceria, os mesmos foram engatilhados para rodar sem pegar morro, pois para provar a irregularidade bastava por os carros para rodar com uns dez passageiros que iriam ter a prova, hoje quase um ano da compra dos ônibus, só rodaram 4 carros até agora (engatilhado) e os demais zero km sendo sucateados (alguns até sem bateria) rasgando dinheiro publico.

Os inquéritos são grandes, contratos sem licitação e fraudulento, nepotismo, motor não compatível com a carroceria etc..."

"Temos também a contratação de uma empresa fundo de quintal em Itaboraí para fazer a manutenção e lavagem dos veículos, tudo informado no Jom, misteriosamente esse contrato milionário que incluía a lavagem, nunca fizeram a lavagem (sempre foi feita pela LAND na garagem do Caxito) recebiam sem fazer a lavagem (isso por um ano), agora que alugaram um galpão em Maricá para lavar os ônibus, tudo : obs: 

"Tudo isso é fácil de constatar pois consta no Jom"

"Os comissionados que estão lá trabalhando não estão satisfeitos com a presidência".

O jornal Barão de Inohan aguarda o posicionamento do secretário de transporte, do presidente da EPT, do diretor de tráfego e da secretaria de governo de Maricá. E como estamos de olho, sugestão: não mexam com o Brito e utilizem mais o eu enorme potencial!!!