domingo, 25 de maio de 2025

MARICÁ 211 ANOS: "CNH PARA TODOS" NA GAVETA, ESTÁ QUEBRANDO AUTOESCOLAS

 'CNH para Todos': Prefeitura ainda estuda programa anunciado em janeiro e autoescolas estão passando por sérias dificuldades


Um dos primeiros projetos do terceiro governo de Washington Siqueira (o Quaquá) e que foi anunciado com grande alarde no fim de janeiro, com vídeo do prefeito com o secretário de transporte André Casquinha, o programa “CNH para Todos” chegava prometendo beneficiar até mil moradores de Maricá com acesso gratuito à primeira habilitação, incluindo aulas teóricas, práticas e exames. Passados quatro meses, o projeto (uma das primeiras promessas da Cidade das Utopias) ainda não saiu do papel e tem gerado frustração entre a população e começando a literalmente QUEBRAR as  autoescolas do município que reclamam que as matrículas quase cessaram pois todos estão aguardando o novo  benefício informado pela prefeitura.

Moradores que planejavam obter a primeira carteira de habilitação têm adiado o processo na esperança de serem um dos mil contemplados pelo programa, o que vem afetando diretamente a receita das autoescolas maricaenses. Empresários do setor relatam abrupta queda na procura por matrículas e insegurança crescente diante da falta de informação e da indefinição da prefeitura sobre o programa.

A Prefeitura de Maricá informou que o projeto "CNH para Todos" AINDA está em fase de estudos e que não há nenhuma previsão para o lançamento do edital ou seja, a prefeitura e a secretaria de transporte que se incumbirá do programa junto com a secretaria de economia solidária não tem nenhum cronograma concreto para o início do programa e com as recentes declarações do prefeito de mais cortes, provavelmente o programa acabe sem ter começado.

O programa foi uma das primeiras promessas da atual gestão municipal que ainda estão só no papel, como o uso e aquisição (dos permissionários) de veículos elétricos no transporte alternativo, VLT entre Inoã e Itaipuaçu, Trem turístico, teleférico de Inoã, teleférico de Ponta Negra e teleférico da Pedra do Elefante (estes promessa desde 2009), dentre tantas outras da CIDADE DA UTOPIA. 

E você sabe o que é UTOPIA? 

Utopia é a ideia de civilização ideal, fantástica, imaginária. É um sistema ou plano que parece irrealizável, é uma fantasia, um devaneio, uma ilusão, um sonho. Do grego “ou+topos” que significa “lugar que não existe”.

No sentido geral, o termo é usado para denominar construções imaginárias de sociedades perfeitas, conforme os princípios filosóficos de seus idealizadores.

No sentido mais limitado, significa toda doutrina que aspira a uma transformação da ordem social existente, segundo os interesses de determinados grupos ou classes sociais.

Utopia foi um país imaginário, criação de Thomas Morus, escritor inglês (1480-1535), onde um governo, organizado da melhor maneira, proporciona ótimas condições de vida a um povo equilibrado e feliz.

Para Thomas Morus (Thomas More), utopia era uma sociedade organizada de forma racional. As casas e bens seriam de todas as pessoas, que passariam seu tempo livre envolvidos com leitura e arte, não seriam enviados para a guerra (a não ser em casos extremos). Assim, esta sociedade viveria em paz e em plena harmonia de interesses.