quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

INCÊNDIO NO CENTRO EXPÕE FRAGILIDADE DOS BOMBEIROS EM MARICÁ

USF CENTRAL - Unidade de saúde da família que fica ao lado, precisou ser evacuada devido a fumaça no local, e os atendimentos foram suspensos até início da tarde da quinta-feira (13/02).

Uma casa quase centenária na rua Clímaco Pereira pegou fogo na tarde da quarta-feira (12) no Centro de Maricá por volta das 15:30 h.

O imóvel foi destruído pelas chamas que, de acordo com a Defesa Civil, podem ter começado devido a um curto circuito no ar-condicionado. Vistorias ainda serão realizadas para confirmar a causa do incêndio.

Segundo a Defesa Civil, um senhor de 64 anos estava no imóvel no momento em que o fogo começou, mas ele não se feriu. Dois cães também foram retirados do imóvel com ajuda dos agentes.

Em nota atualizada, a Prefeitura de Maricá disse que duas pessoas foram encaminhadas para o Hospital Municipal Conde Modesto Leal em razão de um incêndio. Um homem "realizou exames após queixa de inalação de fumaça e queimadura na pele. Ele encontra-se com estado de saúde estável, sem sinais de gravidade". Uma mulher também foi atendida por conta de inalação de fumaça.

"Ela encontra-se com estado de saúde estável e segue recebendo cuidados da equipe multiprofissional do hospital", disse a Prefeitura.

Unidade de saúde e Centro Materno Infantil fecharam

A Unidade de Saúde da Família Central, que fica ao lado da casa, precisou ser fechada na tarde da quarta-feira (12). Por conta da fumaça, funcionários e pacientes que aguardavam atendimento tiveram que deixar o local. O Centro Materno Infantil (antigo Posto Central, que fica ao lado do USF Central), também foi fechado por questões de segurança.

"Equipamentos tiveram de ser retirados, insumos do posto de saúde tiveram de ser retirados. Os próprios servidores, nós pedimos para que saíssem do posto de saúde, porque a fumaça gera consequências à saúde também, pode criar algum tipo de lesão tanto quanto fogo", comentou o secretário de Defesa Civil, Danilo Santos.

O Centro Materno Infantil voltou a funcionar normalmente na manhã da quinta feira 13, e a USF Central voltou a funcionar no início da tarde.

Incêndio expõe fragilidade dos Bombeiros de Maricá

O incêndio da tarde da quarta feira 12, no centro de Maricá, mostrou a fragilidade e falta de equipamentos dos briosos Bombeiros de Maricá. Com apenas um caminhão de combate e dois carros de salvamento, o incêndio só pode ser debelado com ajuda de caminhões pipas da SOMAR. Dois foram usados no combate ao incêndio e mais um foi usado já no trabalho de rescaldo. Não fossem esses veículos, os Bombeiros não teriam conseguido apagar o fogo, visto que o caminhão de combate só comporta cerca de 5 mil litros, não suficientes para incêndios do porte da tarde da quarta feira 12.

Outro agravante, é que se dois incêndios acontecerem ao mesmo tempo em Maricá, os Bombeiros terão que escolher qual atenderão, por só terem um caminhão de combate.

A prefeitura poderia DOAR um ou dois caminhões de combate para os Bombeiros, mas uma vez doado, esses poderiam ser deslocados para outras cidades.

Soluções

A prefeitura então poderia COMPRAR pelo menos dois caminhões de combate com auto bomba jato, para auxílio aos Bombeiros e deixar sob a gerência da Defesa Civil, ou ampliar a quantidade de caminhões de Bombeiros no aeroporto municipal (sob responsabilidade da CODEMAR) para serem usados em auxílio aos Bombeiros quando necessário.