DESCASO ou MALDADE COM AS CRIANÇAS?
A 'nova' escola inaugurada em 03 de dezembro de 2024 está linda, mas não está pronta. Pastel de vento, como tantas obras que foram inauguradas no final do governo Fabiano Horta? Além da EMAP Zezinho, o Mercado do Produtor Rural e até mesmo a nova sede da secretaria de educação, foram entregues mas faltando uma série de obras a serem concluídas, para que os aparelhos públicos, possam funcionar devidamente.
Inauguração bastante comemorada
Naquela terça feira 03 de dezembro, a SECOM - secretaria de comunicação municipal soltava a seguinte matéria:
"A Secretaria de Educação, entregou à população dois novos espaços da rede municipal de ensino, ambos no Centro da cidade. Foram inaugurados na tarde da terça-feira (03/12) a Escola Municipal de Aplicação (EMAP) José Pereira e a Estação do Saber do CEPT Zilca Lopes da Fontoura, com mais de cinco mil livros à disposição dos alunos.
A EMAP José Pereira, batizado em homenagem ao finado agente de apoio educacional Zezinho, vai atender 225 alunos entre 05 e 06 anos de idade e que estejam cursando o 1° ano do Ensino Fundamental. As turmas serão em período integral. O local conta, ainda, com bloco administrativo, nove salas de aula, banheiros (incluindo PCD), pátio coberto e ao ar livre, além de cozinha e refeitório."
Mas embora muito comemorado, não foi isso que mães e alunos encontram ao começar o ano letivo, nestes tórridos dias de 40º à sombra.
Mães entraram em contato com o Barão fazendo a denúncia:
"Estamos com um problema com a escola nova EMAP Zezinho (escola modulada que foi construída ao lado do Elisiário Matta), onde só tem turmas de 1º ano.
Não há ar condicionado nas salas de aula, não há água gelada pras crianças, não tem quadro nas salas e nem o material escolar desse ano foi entregue.
Nós pais já não sabemos mais a quem recorrer pois um joga a culpa no outro".
No final da tarde a redação do Barão de Inohan entrou em contato com a secretaria de educação que logo a seguir enviou a seguinte nota para os familiares dos alunos matriculados na unidade de ensino:
"Boa tarde, famílias!
Seguindo as orientações da Secretaria Municipal de Educação de Maricá, a fim de preservar a saúde e evitar transtornos a nossos alunos devido à forte onda de calor atípica que iremos enfrentar, informamos que a partir de amanhã, dia 18/02, nossa escola voltará ao horário reduzido, pois ainda estamos sem climatização nas salas.
Manhã de 8h às 10h (Turmas 100, 101, 102, 103 e 104)
Tarde de 14h30 às 16h30 (Turmas 105, 106, 107 e 108)
Agradecemos a compreensão de todos."
A Escola Municipal de Aplicação (EMAP) José Pereira fica na Rua Abreu Rangel, 115 – Centro e esperamos que a climatização e a conclusão das obras para pleno funcionamento da unidade escolar sejam logo complementadas.
Quem foi Zezinho?
José Pereira da Silva, o Zezinho, iniciou sua vida profissional como fotógrafo na Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Rio de Janeiro em 1981. Em 1989, com a extinção do cargo, Zezinho iniciou sua atuação na Educação, passando para o quadro permanente de Apoio Pessoal. Já em 2002, foi promovido a Agente de Apoio Educacional do C.E. Elisiário Matta, onde atuou brilhantemente até se aposentar. Foi reconhecido e homenageado em diversas ocasiões por conta de seu entusiasmo pela educação.