Diretoria da Codemar esteve presente e diretores falaram do uso da tecnologia no desenvolvimento social e do investimento em agricultura familiar para garantir segurança alimentar
Maricá mostrou um pouco das suas experiências e políticas públicas na G20 Social, conferência paralela à reunião das 20 maiores economias do planeta que acontece na cidade do Rio de Janeiro. Dois diretores da CODEMAR - Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) participaram de painéis na tarde do sábado (16/11).
Pedro Mota, diretor de Inovação e Tecnologia, falou sobre o uso de novas tecnologias de aplicativos e games no desenvolvimento social. Já Eugênio Soares, diretor de Economia Solidária, mostrou um pouco do fomento à agricultura familiar e economia das famílias. Todas as iniciativas ajudam a cidade a alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU - Organização das Nações Unidas.
"Pudemos falar das múltiplas atividades e projetos da Codemar. Aprofundei o tema da tecnologia apoiando o desenvolvimento social. O convite para estar num evento do G20 é um importante reconhecimento do trabalho da Codemar e mostra que estamos no caminho certo e obtendo destaque nacional", analisou Pedro Mota.
A plateia pôde conhecer programas como o Mumbucar, que conecta taxistas e usuários sem cobrança de taxas; iniciativas que garantem a segurança do público feminino com o uso de aplicativos e o investimento no setor de games que pode gerar emprego e renda.
Segurança alimentar
Eugênio Soares representou Maricá e a Codemar no painel sobre segurança alimentar e erradicação da fome, que é um dos objetivos de desenvolvimento sustentável.
"Temos em Maricá diversas experiências bem sucedidas em resposta aos ODS. A orientação da administração da cidade com o prefeito Fabiano Horta e com o prefeito eleito Washington Quaquá, além do nosso presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, é que se amplie as políticas de desenvolvimento econômico sustentável. Maricá é já uma cidade referência neste aspecto e por isso estamos aqui", afirmou Eugênio.
O diretor mostrou para a plateia iniciativas como as hortas comunitárias de Maricá, a capacitação de agricultores familiares e o incentivo à economia solidária como um todo.
O G20 Social
O encontro G20 Social tem o objetivo de aumentar a participação da sociedade como um todo, para além dos atores governamentais, nos processos decisórios e demais atividades da reunião de cúpula. O lema é "Construindo um mundo justo e um planeta sustentável".
De acordo com a organização, "como um país plural, diverso e com autoridade para tratar de questões fundamentais, como a mudança climática e combate à fome e à pobreza, o G20 Social garante espaço para as diferentes vozes, lutas e reivindicações das populações e dos agentes não-governamentais dos países que compõem as maiores economias do mundo. Assim, o G20 Social pretende que as colaborações da sociedade civil sejam analisadas e, no que couber e houver consenso, incorporadas à Declaração de Líderes".