Já que a cidade bilionária AINDA NÃO TEM UM PARQUE DE EXPOSIÇÕES PARA GRANDES EVENTOS E SHOWS, programação da festada padroeira acontece na Praça Orlando de Barros Pimentel, em frente à Igreja Matriz, no Centro, onde o prefeito garantiu que não aconteceriam mais shows
Por falta de um parque de exposições e para não levar os shows para os bairros (o que trazem enorme transtorno para os moradores), a Prefeitura de Maricá, preparou uma operação especial para os moradores e visitantes aproveitarem a Festa da Padroeira da da cidade, Nossa Senhora do Amparo, que acontece ao longo doa dia 14até o dia 18 na Praça Orlando de Barros Pimentel, em frente à Igreja Matriz, no Centro, local onde o prefeito após a grande reforma, GARANTIU QUE NÃO ACONTECERIAM MAIS GRANDES SHOWS para poder preservar a praça para as famílias maricaenses.
De acordo com a SECTRAN - Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária alguns desvios serão realizados de das 17 horas da quarta-feira (14/08) até o término do evento na madrugada da segunda-feira (19/08).
Os condutores que utilizarem a Av. Vereador Sabino da Costa, principal entrada da cidade rumo ao centro, Boqueirão e Araçatiba, seguirão normalmente pela Rua Barão de Inoã até à Av. Antônio Vieira Sobrinho (em frente a praça de alimentação, ao lado do colégio Carlos Magno. De lá, o acesso será feito pela Rua Fernando Henrique Assunção e pela Av. Prefeito Odenir Francisco da Costa, onde os motoristas optarão por seguir para o Boqueirão ou retornar na Rua Boaz Velasco e acessar a região central.
Ambulâncias, viaturas, ônibus e profissionais que trabalharão no evento também utilizarão a Av. Vereador Sabino da Costa e a Rua Barão de Inoã. No entanto, de lá, o acesso será desviado pela Rua Álvares de Castro, passando pela Rua Silvino Alves de Siqueira e chegando à Av. Nossa Senhora do Amparo.
A saída da cidade contará com um desvio na altura da Rua Pereira Neves. Os condutores deverão seguir pela Rua Adelaide Bezerra, acessando a Rua Coronel Bittencourt, a Rua Professor José Digiorgio e a Rua Carlos Rangel, em direção à Rua Ribeiro de Almeida, onde poderão optar por seguir em direção à Rua Abreu Sodré ou à Av. Roberto Silveira, no Flamengo, ou seja, UM VERDADEIRA ZONA!
Na Rua Alferes Gomes haverá inversão de sentido no fluxo viário das 6h de quarta-feira (14/08) às 6h de segunda-feira (19/08). Na Rua Carlos Rangel, a inversão será pontual, apenas na parte da noite, de acordo com a demanda.
Agentes da Secretaria de Trânsito realizaram visitas aos estabelecimentos que serão impactados desde o início da semana, para alertar os proprietários sobre as alterações que poderão ser suspensas ou modificadas, de acordo com a avaliação do setor operacional, o que provocou grande revolta dos comerciantes diretamente impactados.
Durante o período de festa, os ônibus serão direcionados à Rodoviária do Povo, no Centro, ficando proibidos de acessar o entorno do evento.
Segurança
A Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional atuará no local de festa de quarta-feira (14/08) à domingo (18/08). O trabalho das equipes contará com 325 profissionais, sendo 250 guardas municipais e 75 agentes, além do auxílio de 30 viaturas, sendo 26 carros e quatro motocicletas, além da base móvel da Guarda Municipal.
Foram disponibilizadas 95 vagas para policiais militares e oficiais de supervisão que fazem parte do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). Os agentes terão o apoio de 25 viaturas e 10 moto patrulhas.
No Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciosp), 30 agentes estarão atentos às 12 câmeras de Circuito Fechado de Televisão (CFTV) localizadas na Praça Orlando de Barros Pimentel e no entorno do evento, essenciais para o monitoramento urbano.
Garrafas de vidro estão proibidas
A Coordenadoria de Posturas do 1º e 2º distritos vai atuar de forma educativa e preventiva para coibir o uso de garrafas de vidro, que podem ocasionar riscos para os frequentadores dos shows. A ação contará com três fiscais e 180 profissionais, entre 130 apoios e 50 agentes, distribuídos pelo local.
Cerca de cinco mil recipientes de plástico serão disponibilizados para as equipes realizarem a troca nas barreiras que serão montadas ao longo do evento.
Assistência Social
Profissionais da Secretaria de Assistência Social atuarão na distribuição de 15 mil pulseirinhas para a identificação de crianças e adolescentes de quarta à domingo.
Equipes do Conselho Tutelar também estarão de plantão, circulando pelo evento. Além disso, a população poderá denunciar qualquer tipo de violência ou violação dos direitos das crianças e adolescentes pelos telefones: (21) 96675-3536 do Conselho Tutelar 1, que atende o Centro e Ponta Negra; (21) 99195-5496 e (21) 96675-2463 do Conselho Tutelar 2, responsável por Itaipuaçu e Inoã.
Ônibus gratuito
Além dos horários regulares das linhas, a Empresa Pública de Transportes (EPT) vai reforçar a frota para o evento de quarta-feira (14/08) até sábado (17/08). Haverá horários extras em 13 linhas de ônibus.
São elas: E01 (Centro X Ponta Negra via Manoel Ribeiro),
E02 (Centro X Ponta Negra via Cordeirinho),
E05 (Centro X Lagarto),
E06 (Centro X Espraiado),
E07 (Centro x Caxito via Alecrim),
E08 (Centro x Jacaroá via Bairro da Amizade),
E09 (Centro x Bambuí via Manoel Ribeiro),
E10 (Centro x Bambuí via Manoel Ribeiro),
E13 (Centro X Parque Nanci via Itapeba),
E14 (Centro X Jaconé via Beira Mar),
E15 (Centro X Retiro via Cova da Onça) e
E17 (Centro X Condado via Marquês).
Horários extras
E01 (Centro X Ponta Negra via Manoel Ribeiro) - 00h40/ 1h /1h40
E02 (Centro X Ponta Negra via Cordeirinho) * - 00h30/ 1h10/ 1h30/ 1h30/ 1h50/ 2h10
E05 (Centro X Lagarto) - 00h30/ 1h/ 1h30/ 2h
E06 (Centro X Espraiado) - 1h15
E07 (Centro x Caxito via Alecrim) - 00h50/ 1h50
E08 (Centro x Jacaroá via Bairro da Amizade) - 00h40/ 1h40
E09 (Centro x Bambuí via Manoel Ribeiro) - 1h20
E10 (Centro x Bambuí via Manoel Ribeiro) - 00h50/ 2h10
E13 (Centro X Parque Nanci via Itapeba) - 00h30/ 1h/ 1h30
E14 (Centro X Jaconé via Beira Mar) - 1h20
E15 (Centro X Retiro via Cova da Onça) - 00h50/ 1h50
E17 (Centro X Condado via Marquês) - 1h
Bicicletas vermelhinhas
O funcionamento da estação 9 (Praça Orlando de Barros Pimentel) de bicicletas vermelhinhas será suspenso de quarta-feira (14/08) até domingo (18/08). O serviço será normalizado na segunda-feira (19/08). A medida será adotada devido ao grande fluxo de pessoas que estarão circulando no Centro, onde acontecem os shows e tem como objetivo oferecer segurança e garantir a mobilidade de pedestres.
Prefeito afirmou que não aconteceriam mais grandes shows na praça Orlando de Barros Pimentel
Depois de uma longa e cara reforma, o prefeito Fabiano Horta ao entregar para a população em 2021 a nova praça Orlando de Barros Pimentel (toda de granito e com belíssimos jardins, garantiu que a praça seria da família, do povo e que os grandes eventos e shows não mais aconteceriam ali, para preservar a nova praça.
Porém a promessa durou pouco e vários eventos e pequenos shows começaram a acontecer, deteriorando paulatinamente a praça.
Por falta de um parque de exposições e grandes eventos (espaço é o que não falta em Maricá, principalmente à beira da RJ 106), os shows foram transferidos para a orla de Araçatiba, depois Barra de Maricá e orla de Itaipuaçu, PARA DESESPERO DOS MORADORES DO ENTORNO.
Agora, na festa da padroeira em 15 de agosto de 2024, os grandes shows voltam à praça, indo na contramão da promessa do prefeito.
E os jardins? Como ficará a praça depois de quatro dias de shows que com certeza reunirão mais de cinco mil pessoas por dia em cada um deles?
Sobrará algo?
Esperamos que sim.
Rapidinhas do Barão
Confira as duas primeiras edições do RAPIDINHAS DO BARÃO, um jeito novo, rápido e divertido (nem sempre) do jornal Barão de Inohan trazer informação para seus leitores e para a população maricaense.