segunda-feira, 22 de julho de 2024

SAREM II É INAUGURADO COM POUCA ACESSIBILIDADE

 Espaço sem nenhuma acessibilidade, segundo a secretaria de assistência social, visa suprir a alta demanda e atender mais distritos (ENGODO), embora o SAREM II tenha sido prometido pelo prefeito para atender moradores de Inoã e Itaipuaçu


A Secretaria de Assistência Social, entregou na sexta-feira (19/07), o segundo Serviço de Atendimento e Reabilitação Especial de Maricá (Sarem II). O órgão público municipal foi criado para atender crianças, adolescentes e jovens com deficiências e fica na Rua Clarice Lispector, lote 136 A, quadra 05, Km 24, em Ponta Grossa, em um local em cima do morro, sem nenhuma acessibilidade para PCDs.

O SAREM II em meados de 2023, foi anunciado com grande festa pelo prefeito Fabiano Horta para atender a alta demanda e principalmente os moradores de Inoã e Itaipuaçu que precisam se deslocar até mais de 30 quilômetros para chegar ao SAREM I no centro, ao lado do terminal rodoviário.

Porém, a secretaria de assistência social e o COMDEF (Conselho das Pessoas com Deficiência Física de Maricá) que presta um péssimo serviço aos PCDs do município, acordaram que este "novo SAREM", em Ponta Grossa (há cerca de 10 quilômetros de Inoã e a cerca de 25 quilômetros de Itaipuaçu) seria o suficiente (alguém com certeza foi bastante beneficiado), mas o jornalista Pery Salgado foi ao local e em matéria denúncia viu a total falta de acessibilidade para o atendimento dos PCDs (https://obaraoj.blogspot.com/2024/04/sarem-ii-para-atender-moradores-de-inoa.html).

Mesmo assim as obras continuaram, mas com a insistência do jornalista e vários gritos da sociedade, um local em Itaipuaçu foi definido para a construção do SAREM para atender os moradores do terceiro e quarto distrito, porém com a obra saindo do zero, ainda não há data para sua conclusão e muito menos para o início das suas atividades.

Assim sendo e não podendo (DEVERIAM) voltar atrás, a prefeitura INSISTIU no erro e inaugurou o novo aparelho na sexta feira 19/7, onde, aqueles que tem condução própria ou podem custear taxi ou serviços de aplicativos poderão chegar ao local com certa tranquilidade. Para os demais, AFIRMAMOS, é totalmente inacessível! 

Mas, ainda assim, o jornal Barão de Inohan na matéria (https://obaraoj.blogspot.com/2024/04/sarem-ii-para-atender-moradores-de-inoa.html) SUGERIU que um veículo da secretaria de assistência social FICASSE A DISPOSIÇÃO dos atendidos, ligando os dois pontos de ônibus mais próximos ao SAREM II, para diminuir as dificuldades de acessibilidade, O QUE (inteligentemente) FOMOS ATENDIDOS.

Mas vamos ao texto da prefeitura EXPLICANDO (ou tentando) como será o funcionamento do SAREM II:

Com o intuito de suprir a alta demanda e atender mais distritos, o espaço terapêutico é voltado para pessoas com deficiência que estimula os cinco sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar), além de promover a sociabilidade entre os usuários. A área possui cerca de 250m², com 16 salas de atendimento, e capacidade de atendimento para 500 assistidos, que já estão destinadas as crianças da lista de espera do Sarem I, no Centro.

O prefeito Fabiano Horta esteve presente na solenidade, e destacou que o Sarem é um avanço na conquista dos direitos das crianças PcD do município. "Eu pude observar com muita clareza um olhar de alegria e de esperança em cada um de vocês. Nosso objetivo aqui é construir um local de cuidado e suporte para as nossas crianças e toda população da cidade. Maricá é a referência que é porque entende que cuidar de todas as dimensões da vida humana faz daqui uma cidade mais feliz e que pensa em todos", acredita.

O novo espaço contará com os mesmos serviços de atendimento já ofertados no Sarem I. O local atende crianças de até 12 anos com deficiências física, intelectual, visual, auditiva, de locomoção, autistas em diferentes classificações, pessoas com Síndrome de Down, entre outros. As margens da RJ-106, o espaço contará com um carro cedido pela Secretaria de Assistência Social para transportar e dar segurança às crianças POR SUGESTÃO DO JORNAL BARÃO DE INOHAN na matéria denúncia (https://obaraoj.blogspot.com/2024/04/sarem-ii-para-atender-moradores-de-inoa.html).

"A estrutura do Sarem I não contemplava toda a demanda e necessidade da população. Nós temos uma fila grande de espera de crianças para atendimento com autismo e outras deficiências, então era necessário (N.R.: claro que não, deveriam ter dado prioridade às obras de ampliação do SAREM I) a inauguração desse espaço, assim exercendo essa cidadania para as pessoas assistidas", disse o secretário de Assistência Social, Thiago Ribeiro.

Vale destacar que o local possuirá sala de audiometria e testes de processamento auditivo central, sendo pioneiro no fornecimento destes serviços no município de Maricá.

Maria Beatriz Bastos, coordenadora geral do Sarem II, fisioterapeuta. "Esta é uma grande conquista, porque nós vimos a necessidade de ampliar os nossos serviços diante do crescimento da população, além de oferecermos serviços que não tem em outros lugares", completou.