terça-feira, 23 de julho de 2024

FEMNEGRAS E MOVIDADE MOSTRAM SUA IMPORTÂNCIA E MUDAM EVENTO DA CULTURA

 


INDIGNADAS! 
Essa única palavra definiu o sentimento das integrantes do MOVIDADE e das representantes do FEMNEGRAS (Fórum Municipal de Mulheres Negras de Maricá), ao verem que na programação da secretaria de cultura nas comemorações do Mês da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, não havia a participação da presença feminina negra.

Conforme o ofício protocolado na secretaria na tarde da terça feira 23 (facsimile abaixo), as representantes do FEMNEGRAS questionaram que era imperativo um maior comprometimento do poder público em todas suas extensões com a causa de espaços para fala, reconhecimento e poder das mulheres negras.

O ofício foi entregue por volta das 16 horas na secretaria de cultura e logo surtiu efeito. O secretário Leando Dasilva e toda sua equipe de imediato receberam as representantes do FEMNEGRAS e do MOVIDADE, entendendo o equívoco que foi feito e deixando claro que o mesmo não foi feito de má fé, e sim, por falta de letramento racial, e em acordo, modificaram praticamente toda a programação já prevista para a tarde do dia 25 no cine Henfil, convidando uma negra para palestrar após a exibição do filme previsto na programação.

Segundo Aduni Benton, a reunião não poderia ter sido melhor, afirmando que foram muito bem recebidas pelo secretário e sua equipe e que todas as solicitações e reinvindicações foram acatadas e aceitas para a realização de um novo evento com a grandeza que a data sugere.

Essa mulheres negras são como música: LEVANTAM SACODEM A POEIRA E DÃO A VOLTA POR CIMA, e elas deram!