terça-feira, 28 de maio de 2024

MARICÁ 210 ANOS: HASTEAMENTO ÀS BANDEIRAS E DESFILE CÍVICO ENCERRAM FESTIVIDADES

 Hasteamento às bandeiras e desfile cívico encerram comemorações de aniversário de Maricá


Já que as chuvas começaram no sábado e não deram trégua no domingo, adiando o principal evento do dia, o tradicional desfile cívico, marcado para o dia 27 (com chances de chuva e possível tumulto no trânsito, já que seria um dia normal para bancos, comércio e algumas escolas privadas), no domingo dia 26, data oficial dos 210 anos de emancipação político-administrativa de Maricá, até o hasteamento das bandeiras foi cancelado em frente à prefeitura, acontecendo apenas a tradicional Missa Solene na Matriz de Nossa Senhora do Amparo, a sessão solene da Câmara de Maricá e os últimos shows na Barra de Maricá.

Na manhã do dia 27 (segunda feira), com todos olhando para o céu (que estava muito carregado) e com os agentes e orientadores de trânsito se desdobrando em tentar colocar ordem no caótico trânsito do centro, potencializado com milhares de crianças e servidores da prefeitura em função do desfile cívico (que foi muito bonito), com alterações de linhas de ônibus, interdições de ruas atrapalhando o livre funcionamento e faturamento do já tão combalido comércio de Maricá e um gigantesco nó no trânsito, as festividades começaram em frente à prefeitura. 

Hasteamento das bandeiras

A solenidade de Hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado do Rio de Janeiro e de Maricá em a frente da Prefeitura, foi a primeira atividade da manhã da segunda-feira (27/05) - ponto facultativo - e contou com a participação dos secretários, de agentes da Guarda Municipal, policiais militares, alunos da rede pública e do passaporte e moradores.

"É sempre uma emoção muito grande. São 21 anos de instituição e todos os anos é uma sensação diferente. É motivo de muita emoção, gratificante fazer parte da história do nosso município", comentou o comandante da Guarda, Carlos Eduardo dos Santos.

DESFILE CÍVICO

Iniciativa aconteceu na manhã desta segunda-feira (27/05) e reuniu 85 escolas municipais, estaduais, particulares e órgãos da Prefeitura

Com o desfile marcado para a segunda feira dia 27 (decretada antecipadamente pelo prefeito como ponto facultativo e deixando a última semana de maio com apenas dois dias úteis, uma vez que dia 30 [quinta feira] é feriado nacional de Corpus Christi e na sexta feira também foi decretado ponto facultativo), todos olhando para o céu (que estava muito carregado) fizeram do desfile cívico uma grande festa de confraternização e congraçamento, onde eram nítidos a alegria do prefeito (até de roda de capoeira participou) e da primeira dama, saudados por todas as escolas participantes do desfile.

O tradicional desfile cívico contou com 85 escolas municipais, estaduais, particulares e órgãos da Prefeitura, todas desfilando sob o tema: "Maricá, a nossa história a gente escreve aqui". O desfile, que aconteceu na Rua Abreu Rangel, no Centro, foi finalizado com a escola de samba União de Maricá que completou 9 anos de existência no dia 26 de maio.

"Hoje estamos finalizando as festividades de aniversário da cidade com o tradicional desfile cívico, que mais uma vez foi grandioso de se vê. Aqui, em Maricá, nós escrevemos a nossa história!", comentou o prefeito Fabiano Horta.

As baterias das escolas foram um show à parte, que empolgou e agitou a todos os presentes. O secretário de Educação, Márcio Jardim, destacou a importância da tradição na cidade.

"O desfile cívico serve para despertar nas nossas crianças e na população valores cívicos, de amor, de respeito e exaltação às nossas tradições, à nossa bandeira, à nossa cultura. E ele é parte da tradição já da cidade, todo mundo fica muito na expectativa esperando o desfile, que sempre é lindo de se vê. Foi tudo preparado com muita organização e carinho, porque sabemos de toda expectativa e emoção envolvidas neste momento", disse.

No local, a Prefeitura disponibilizou arquibancadas distribuídas nos dois lados da rua e que permaneceram cheias durante todo o desfile. Na passarela a presença de alunos, professores e diretores que esbanjavam criatividade sob uma variedade de assuntos sociais, culturais, históricos, ecológicos, entre outros.

De todas as escolas que se apresentaram magnificamente, temos que destacar a organização e a beleza do desfile do CEPT Leonel de Moura Brizola, de Itaipuaçu que levou um lindo desfile para avenida com o tema "Conectando culturas: celebrando 50 anos da relação de amizade  entre Brasil x China". A diretora geral Kátia Cruz veio à frente dos membros da maior instituição de ensino de Maricá.


"Mais um ano, mais um desfile cívico!! CEPT LEONEL DE MOURA BRIZOLA; Missão cumprida, gratidão a minha diretora Geral Kátia Cruz e equipe por confiarem no meu trabalho, agradeço também a minha parceira de criação e confecção do desfile Luciana Gonçalves. A toda equipe de funcionários e alunos da E. M. Anísio Teixeira que agregou para que o melhor fosse apresentado na avenida. Escola nota 10!" falou emocionado o produtor e carnavalesco Renato Rosa, responsável pelo desfile da instituição.

Para Mônica Azevedo, diretora adjunta da C.M  Estrelinhas do Amanhã, é de extrema importância fomentar a cultura dos desfiles para as crianças.

"É uma honra ver essas crianças tão pequeninas já escrevendo nossa história na nossa creche e na nossa cidade. Estamos bem felizes em estar participando dessa festa! Com certeza, eles terão grandes lembranças desse dia",

A ocasião foi um show de originalidade e animação com bonecos, maquiagens, robótica, livros gigantes e demonstração dos programas sociais, foram eles: os vermelhinhos e vermelhinhas, o cartão Mumbuca dentre outros.

O desfile foi encerrado com os órgãos da Prefeitura de Maricá e a Escola de samba União de Maricá (que completou 9 anos de existência em 26/5), agitando todos presentes com o samba-enredo “O Esperançar do Poeta” do carnavalesco André Rodrigues, quarto lugar na estreia da escola na Marques de Sapucaí no carnaval deste ano.

Uma coisa é certa; o 'santo' do secretário de educação Marcio Jardim é muito forte, pois, assim que o desfile cívico terminou, voltou a chover até o início da madrugada.