Morreu na madrugada de domingo para a segunda feira 17-07, aos 78 anos, o ex-prefeito, por três vezes, José Bonifácio Ferreira Novellino, (PDT) de Cabo Frio. José Bonifácio lutava contra um câncer e não resistiu a doença. A triste notícia foi confirmada em nota oficial, pela prefeitura, nesta manhã.
Prefeito por três vezes, de Cabo Frio, Bonifácio que era vereador na época, foi eleito a primeira vez em 1977, sendo o político mais novo a assumir o cargo, tendo como destacadas obras nesse período, a construção da rodoviária de Cabo Frio, a compra do Colégio Rui Barbosa; Construção do Hospital do IBASCAF (atual São José Operário); duplicação da Ponte Feliciano Sodré e da Avenida Teixeira e Souza; construção da Avenida Júlia Kubitschek; realização de concurso público para todas as áreas do governo, que até a época as contratações aconteciam por indicação, entre outras obras importantes, apesar dos poucos recursos da época.
Em 1993, foi eleito para o segundo mandato de prefeito, ficando até o ano de 1996, sendo sucedido por Ivo Saldanha. Nesse período o Governo Bonifácio também teve importantes realizações que marcaram sua administração e que também, justificam o carinho e o respeito do cabo-friense por ele, que foram: Construção da Escola Municipal Prof. Darcy Ribeiro (atualmente Américo Vespúcio).
Construção da Escola Agrícola Dr. Nilo Batista, na localidade de Tamoios; Construção do Teatro Municipal; Desapropriação da Fazenda Campos Novos onde foi construído o Parque Agrícola de Exposições; Asfaltamento da estrada Cabo Frio-Búzios, entre outras obras nas áreas de educação, saúde e pavimentação, entre outras.
Seu terceiro mandato estava em curso, tendo sido eleito em 2020 para ser cumprido até 2024. Nesse mandato, Bonifácio assumiu uma prefeitura em meio a muitas dificuldades financeiras e administrativas, devido algumas administrações desastrosas que o antecederam. Priorizou a igualdade entre homens e mulheres nos primeiros escalões da administraçao e a contratação de pessoas negras no governo. Mesmo em meio ao tratamento que era submetido, José Bonifácio teve iniciativas importantes, como o foco na regularização das folhas de pagamento dos funcionários, que pegou com muito atraso do seu antecessor, dr. Adriano Moreno. Criou a primeira moeda social do município, a "ITAJURU", como parte do programa de implementação de políticas públicas. Reabriu do Parque de Exposições da Fazenda Campos Novos e a criou a sede do Parque Municipal do Mico-Leão-Dourado.
Em seus 78 anos de vida, nascido em Cabo Frio, em 14 de maio de 1945, Bonifácio, que era economista, começou a sua vida pública em em 1972, quando concorreu e foi eleito vereador do município, pelo MDB, com uma atuação destacada, que fez com que fosse escolhido para disputar a prefeitura eu 1977 e vencer. Foi deputado estadual, em 2005. Bonifácio assumiu alguns cargos importantes na administração estadual, como por exemplo: superintendente regional do Ministério do Trabalho no estado do Rio de Janeiro, entre os anos de 2009 a 2011; em 2011 José Bonifácio assumiu a direção do PROCON-RJ; em 2013, Bonifácio assumiu a presidência da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ); abril de 2014 foi empossado como titular da extinta Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (SEDRAP); Bonifácio também foi gerente regional da extinta Companhia de Eletricidade do Estado do Rio de Janeiro (CERJ), em 1986, no Governo Leonel Brizola, do PDT.
Velório e sepultamento
José Bonifácio, Zezinho, como era carinhosamente chamado pelos amigos e correligionários, está sendo velado no Palácio das Águias, desde às 9 horas. Às 15 horas, será realizada uma missa de corpo presente na Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção e às 16h, seu corpo será sepultado no Cemitério Santa Izabel.