Sistema vai beneficiar 60 mil moradores de 20 bairros da região do Centro da cidade. Prefeito Fabiano Horta assina protocolo com concessionária para estudo sobre dessalinização
A Prefeitura de Maricá e a Concessionária Águas do Rio entregaram na sexta-feira (26/05) a obra de ampliação da capacidade da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Ponta Negra, que vai triplicar o fornecimento de água na cidade, beneficiando 60 mil moradores de 20 bairros da região do Centro. O projeto de ampliação foi elaborado pela Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) e executado pela concessionária com um investimento de R$ 40 milhões na obra.
Localizada às margens da (RJ-118), rodovia que liga Maricá a Saquarema, a ETA de Ponta Negra foi ampliada e o fornecimento passou de 40 para 120 litros por segundo. Com um ano de duração, as obras contaram com a instalação de um novo módulo de tratamento, estação elevatória, implantação de uma adutora com 11 quilômetros de extensão interligando as ETAs Ponta Negra e Maricá, localizada no Flamengo.
“Essa inauguração está no centro da nossa alegria festiva neste dia em que comemoramos os 209 anos da cidade. O passo que foi dado hoje guarda o senso de realização. O desenvolvimento econômico e social, a inclusão de uma dinâmica muito própria de transformação de uma cidade produtiva e inclusiva passa centralmente pelo ato que fazemos aqui hoje. A ETA Ponta Negra triplicada significa mais água para a população. E o nosso desafio logístico, junto com a Águas do Rio, é expandir para São José do Imbassaí e Manu Manuela com a maior brevidade possível”, afirmou o prefeito Fabiano Horta.
Segundo o superintendente da concessionária na região de Maricá, Pedro Freitas, essa obra de grande porte é um marco no abastecimento da região.
“Nosso objetivo é levar mais saúde, dignidade e qualidade de vida para as pessoas através dos nossos serviços. A entrega dessa ampliação é um marco no abastecimento da região que sempre teve problemas históricos. Foi um grande desafio, acompanhado de perto pelo governo municipal, e demandou um ano de trabalho intenso. Já estamos vendo os resultados na ponta, com água regular e segura nas torneiras. Agora vamos seguir com a manutenção contínua e promover outras melhorias no município”, disse Pedro.
Com a ampliação do fornecimento da Estação Ponta Negra, 20 bairros serão beneficiados: Mumbuca, Centro, Araçatiba, Marquês, Ubatiba, Itapeba, Parque Eldorado, Parque Nanci, Boqueirão, Barra de Maricá, Jacaroá, Caxito, Parque da Cidade, Nova Maricá, Flamengo, Colinas, Pedreiras, Bairro da Amizade, Zacarias e Condado.
“Essa obra foi muito abraçada desde o início e tenho certeza que vai trazer muitos benefícios à população. É muito importante somarmos forças com a Águas do Rio para que a possamos trazer ainda mais água para Maricá”, destacou Rita Rocha, presidente da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar).
Durante a cerimônia, o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, e o diretor-superintendente da Águas do Rio, Pedro Freitas; e a presidente da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), assinaram protocolo de intenções para elaboração de estudo sobre dessalinização na busca da universalização do abastecimento de água para a cidade por meio de parceria público-privada.
Também estiveram presentes à cerimônia a vice-ministro de Relações Institucionais Olavo Noleto, o secretário de governo Joãozinho, o deputado estadual Renato Machado (sem o vistoso terno vermelho usado no aeroporto no dia 25), vereadores, funcionários da Sanemar e da Águas do Rio e convidados.